O que é a SRPA?

Perguntado por: Lucas Pires de Garcia  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)

1º - Designa-se sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) uma unidade de cuidados específicos cuja função é garantir a recuperação segura da anestesia e prestar cuidados pós-operatórios imediatos a pacientes egressos das salas de cirurgias.

Qual é o objetivo da SRPA?

Entre os objetivos e vantagens da SRPA está a prevenção e detecção precoce das possíveis complicações pós-anestésicas e pós-cirúrgicas, assistência de enfermagem especializada a pacientes submetidos a diferentes tipos de anestesia e cirurgias, campo de aprendizagem para alunos da área da saúde, entre outros(2).

O que é SRPA e como ela deve ser?

A Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA)é o local destinado ao atendimento intensivo do paciente, no período que vai desde sua saída da Sala de Cirurgia até a recuperação da consciência, eliminação de anestésicos e estabilização dos sinais vitais.

O que é SRPA na enfermagem?

A SRPA é o local destinado a receber pacientes em pós-operatório imediato submetidos às anestesias geral e/ou locorregional, onde são implementados cuidados intensivos, até o momento em que o paciente esteja consciente, com reflexos protetores presentes e com estabilidade de sinais vitais.

Quais são os equipamentos que compõem a SRPA?

II. Os equipamentos básicos da SRPA são aqueles de uso individual, que ficam fixados na parede acima da cabeceira de cada leito. III. Os monitores cardíacos e oxímetros de pulso fazem parte dos equipamentos básicos da SRPA.

Enfermagem na Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA)

40 questões relacionadas encontradas

Quais os equipamentos da sala de recuperação anestésica?

Quais os produtos hospitalares que devem estar em uma sala de recuperação no centro cirúrgico
  • Ponto de oxigênio.
  • Ponto de ar comprimido.
  • Ponto de vácuo.
  • Ponto de óxido nitroso.
  • Fluxômetro.

Quais são os equipamentos básicos de uma sala de recuperação Pós-anestésica?

Material e equipamento que deve existir no leito do paciente: esfigmo- manômetro, estetoscopio, saída do sistema centralizado de vácuo e oxigênio, to- madas de HOv, termômetro, suportes para frascos coletores e para soro e sangue, extensões de borracha, sondas de aspiração, catéter de oxigênio, seringas e agu- lhas, ...

Quanto tempo o paciente deve ficar na SRPA?

A recuperação na SRPA habitualmente é rápida (de 1 a 4 horas) e o paciente normalmente se sente bem e desperto no final desta segunda fase de recuperação. Contudo, a recuperação plena da anestesia, a terceira fase, pode levar até 24 horas.

Quanto tempo o paciente permanece na SRPA?

Discussão: Os cuidados de pacientes críticos diferem da rotina normal da SRPA, um estudo aponta que a média de permanência desses pacientes na SRPA é de aproximadamente 41,4 horas, mostrando-se superior ao dessa pesquisa, outro estudo revela que o tempo médio de permanência de pacientes não críticos é de 27 horas, ...

Quais as complicações na SRPA?

Estudos mostram que as complicações na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) estão relacionadas com alterações respiratórias, cardiovasculares e do sistema nervoso central (SNC), desencadeando hipotermia, dor, hipoxemia, náuseas, vômito, retenção urinária e ansiedade1.

Como deve ser a sala de recuperação pós anestésica?

Os requisitos ambientais indispensáveis ao centro de recuperação são: localização próxima ao centro cirúrgico, temperatura, ventilação e iluminação adequadas, piso refratário à condutibilidade elétrica, facilidades de limpeza, suficiente espaço, não devendo sua área ser inferior a 25 metros quadrados, os leitos devem ...

Como deve ser a estrutura física da SRPA?

Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA). Centro de Material e Esterilização. Médico,etc. ... Sala de média cirurgia (Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, etc.); • Sala de apoio às cirurgias especializadas; • Área para prescrição médica; • Posto de Enfermagem e serviços; • Sala de recuperação pós anestésica.

Quais são os critérios de alta da SRPA?

Os critérios para a alta mais utilizados são os da Escala de Aldrete e Kroulik, atualmente a versão modificada em 1995, que incluiu os parâmetros da oximetria. De acordo com a escala, o paciente poderia ter alta da SRPA quando somasse 8 pontos ou mais, ponderando as questões clínicas e o estado geral.

Quais as ações realizadas na sala de recuperação Pós-anestésica SRPA?

SRPA- Sala de Recuperação Pós-Anestésica

auxiliar mudança de decúbito e administrar terapia álgica prescrita; Complicações respiratórias: hipóxia, obstrução de vias aéreas superiores, hipoventilação, apnéia, broncoaspiração. hídrico. oxigenação, oferecer higienização da boca e trocar roupas se vômito.

Qual a assistência de enfermagem na sala de recuperação Pós-anestésica SRPA?

De acordo com a literatura a assistência de enfermagem ao paciente pós cirúrgico durante sua permanência na SRPA é de fundamental importância devendo o planejamento das condutas assistenciais ter como objetivo a prevenção e tratamento das complicações decorrentes do ato anestésico cirúrgico (OLIVEIRA, SILVA JUNIOR, ...

O que é RPA em enfermagem?

ARecuperaçà o Pós-Anestésica (RPA) é o local onde o paciente submetido a um procedimento anestésico-cirúrgico de e permanecer até que recupere sua consciência e tenha estabilidade dos sinais itais.

Quais são os tempos de cirurgia?

Tempos Cirúrgicos
  1. Exérese. Exérese = remoção ou extirpação cirúrgica de órgãos ou de estruturas anatômicas. Diérese = separação dos tecidos por intervenção manual ou de instrumental. Pode ser cruenta ou incruenta. Incruenta = com laser, criobisturi, bisturi eletro-cirúrgico. Cruenta. ...
  2. Hemostasia.
  3. Síntese.

Como é voltar da anestesia geral?

Para cortar o efeito da anestesia, deve-se interromper a liberação dos gases, já que o corpo elimina naturalmente os anestésicos, que estão nos pulmões e na corrente sanguínea, através do fígado ou rins.

Quanto tempo fica na UTI após cirurgia?

Chegada à UTI

Ao término da cirurgia, você será encaminhado para a UTI – Unidade de Terapia Intensiva, onde permanecerá por, pelo menos, dois dias.

Quanto tempo pode levantar após anestesia geral?

Esse período de espera deve variar de oito a dez horas.

Qual a temperatura da sala Pós-anestésica do centro cirúrgico SRPA?

A temperatura ambiente da sala de operações (SO) foi controlada em 22°C ± 0,1°C enquanto a temperatura da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) e da unidade de terapia intensiva (UTI) foi controlada em 25°C ± 0,2°C.

O que é Pós-operatório imediato mediato e tardio?

Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação. Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias. Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.

Quais os materiais básicos para cada leito na SRPA?

 Oxigênio, vácuo e ar comprimido, devem estar presentes em cada leito;  O sistema elétrico, junto com os gases, deve ser disposto em régua, para facilitar o manuseio em situação de emergência.

São considerados equipamentos básicos de uma sala de operação?

Quais são os instrumentos cirúrgicos básicos para uma sala de...
  • Bisturis. ...
  • Material de anestesia. ...
  • Mesa e bandeja cirúrgica. ...
  • Focos cirúrgicos. ...
  • Tesoura cirúrgica. ...
  • Outros utensílios cirúrgicos.

O que são materiais e equipamentos básicos de uma sala cirúrgica de exemplos?

O que compõe uma Sala Cirúrgica

Entre eles temos: Foco Cirúrgico de Teto (também chamado Foco Central); Negatoscópio (para leitura de exames de imagem); Canalização de Ar e Gases (oxigênio, vácuo, ar comprimido, oxido nitroso);

Artigo anterior
Qual é o plural de FOI?
Artigo seguinte
Quando o funcionário não tem direito a vale-transporte?