O que é a síndrome de Burnout e quais suas consequências para a saúde do trabalhador?

Perguntado por: Telmo Gil Borges Carneiro  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

A Síndrome de Burnout, conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, devido condições desgastantes no ambiente laboral, como carga excessiva de trabalho, pressão ou excesso de competitividade.

Quais são as consequências da síndrome de Burnout?

Depressão, tendências suicidas, baixa qualidade de vida, insatisfação com o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e, principalmente, Burnout têm sido reportados em todas as especialidades médicas e em todas as profissões relacionadas à saúde6.

Como a síndrome de Burnout afeta a vida dos trabalhadores?

Síndrome considerada como uma resposta emocional a situações de estresse crônico em função de relações intensas em casos de trabalho com outras pessoas, gerando assim sentimentos de descontentamento e desgaste, e atitudes negativas como a perda de compromisso do trabalhador com relação ao seu trabalho, afetando também ...

Quais as consequências do burnout na saúde do profissional da enfermagem?

Em relação aos principais sinais e sintomas, foram encontrados dor em membros superiores e inferiores, fadiga crônica, cefaleia e contratura muscular. As principais consequências da Síndrome de Burnout encontradas, foram exaustão emocional, estresse, esgotamento profissional e deficiência do sono.

O que é a síndrome de Burnout?

O que é Síndrome de Burnout? Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Síndrome de Burnout - Enfermagem e a Saúde do Trabalhador

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas de síndrome de Burnout?

A síndrome de burnout costuma ter três principais características: exaustão, menor identificação com o trabalho e sensação da redução da capacidade profissional.
...
Dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de fracasso e insegurança;
  • Negatividade constante;

Quais as fases da Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout: 12 estágios (ou sintomas) do esgotamento profissional
  • Compulsão em demonstrar seu próprio valor. ...
  • Incapacidade de se desligar do trabalho. ...
  • Negação das próprias necessidades. ...
  • Fuga de conflitos. ...
  • Reinterpretação de valores pessoais. ...
  • Negação de problemas. ...
  • Distanciamento da vida social.

Quais as causas do desgaste físico e emocional dos trabalhadores de enfermagem?

RESUMO: Fatores como estresse, riscos ocupacionais, dupla jornada de trabalho, baixa remuneração, desgaste físico e frustração profissional ocasionam uma exaustão emocional, nos profissionais de enfermagem prejudicando sua saúde, qualidade de vida e a qualidade da assistência prestada a seus pacientes.

Quais são as causas da síndrome de burnout?

As principais causas da Síndrome de Burnout são o estresse crônico e a tensão emocional gerados no ambiente de trabalho por condições físicas, psicológicas e emocionais desgastantes. Essa doença mental está ligada ao trabalho e é derivada exclusivamente das situações que ocorrem no âmbito profissional.

Quais as profissões mais afetadas pela síndrome de burnout?

Algumas profissões, como é o caso dos bombeiros, policiais, professores, bancários, médicos e enfermeiros, exigem mais dos trabalhadores e estão entre as que mais afetam profissional com a síndrome de Burnout.

Qual seria o impacto negativo direto da síndrome de burnout em servidores da saúde?

A deterioração na qualidade de serviços de instituições de saúde e os altos índices de absenteísmo dos profissionais dessa área são algumas das conseqüências desse quadro, todas fortemente relacionadas com a alta taxa de incidência que caracteriza a síndrome 4.

Como as organizações podem auxiliar os trabalhadores a prevenir a síndrome de burnout?

As empresas, portanto, cabe investir na capacitação profissional dos trabalhadores e na gestão das principais lideranças, primar pelas boas práticas que visem o bem-estar e o bom relacionamento entre seus colaboradores, adotar políticas e treinamentos periódicos de combate ao assédio moral e qualquer forma de ...

Como reduzir o burnout dos seus funcionários?

Incentivar os colaboradores a fazer atividade física, seja por meio de programas internos ou externos à organização, regularmente reduz os níveis de estresse, aumenta a autoconfiança, evita o declínio cognitivo e melhora a memória. A satisfação do autocuidado também ajuda a evitar o esgotamento físico e emocional.

Quem tem Síndrome de Burnout pode ser demitido?

O trabalhador que possui a síndrome e se encaixa em uma das condições A, B ou C do artigo 483 da CLT pode pedir a rescisão unilateral do contrato de trabalho, ou seja, poderá “demitir o empregador”.

Como se sente uma pessoa com síndrome do pânico?

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Quais os três componentes da síndrome de Burnout?

Outros estudos apontam que a Síndrome de Esgotamento Profissional é composta por 3 elementos centrais: 1) Exaustão emocional (desgaste emocional e esvaziamento afetivo); 2) Despersonalização (reação negativa, insensibilidade ou afastamento excessivo do público que deveria receber os serviços ou os cuidados do paciente ...

Quais os 3 pilares da Síndrome de Burnout?

Os entrevistados foram questionados a respeito dos três pilares da Síndrome Burnout (exaustão emocional, despersonalização e redução da realização profissional).

Qual a origem da síndrome de Burnout?

De origem inglesa, a palavra burnout pode ser traduzida como “queimar-se por completo”. O termo foi criado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger (1926-1999) em 1974.

Quais são os fatores estressores que prejudicam o trabalho dos profissionais da enfermagem?

1, os fatores estressores foram subdivididos em oito categorias de acordo com sua semelhança: gerenciamento da unidade crítica; relacionamento interpessoal; sofrimento e morte de pacientes; procedimento de risco; ambiente; insatisfação com o trabalho; tecnologia; e outros.

Quais são os fatores estressores mais comumente atribuídos a área da saúde?

Outros agentes estressores organizacionais citados pelos enfermeiros foram: papel conflitante e falta de pessoal (23,3% cada); carga horária, ambiente fechado/espaço físico, tipo de patologia atendida e dificuldade de planejamento (16,7% cada); redução de custos na organização/desemprego, falta de estímulo/ ...

Como o enfermeiro pode lidar com o stress que própria atividade profissional exige?

Essas propostas devem ser levantadas de acordo com cada profissional, para isso pode-se utilizar algumas intervenções como: programas de treinamento, inserção do trabalhador na tomada de decisões, comunicação de todos os riscos de estresse que estão expostos e utilização de técnicas de enfrentamento.

Quanto tempo dura o Burnout?

Segundo a profissional, a doença é caracterizada por “sintomas de exaustão mental, físico e emocional por pelo menos 15 dias, por uma situação específica que já dura mais de seis meses”.

Qual a diferença entre a síndrome de burnout E o estresse?

Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

O que é Síndrome de Burnout quais são os sintomas e como prevenir?

A síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional) é um distúrbio psíquico causado pelos altos níveis de estresse e pelo estado emocional desequilibrado, desenvolvidos a partir de condições de trabalho desgastantes.

Quais os sintomas do estresse mental?

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

Artigo anterior
Qual o prazo para cancelar uma passagem de ônibus?
Artigo seguinte
O que fazer quando se tem muitos gases?