O que é a segunda lei de Faraday?

Perguntado por: Rafaela Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

A segunda lei de Faraday diz o seguinte: “Empregando-se a mesma quantidade de carga elétrica (Q), em diversos eletrólitos, a massa da substância eletrolisada, em qualquer dos eletrodos, é diretamente proporcional à massa molar da substância.”

O que diz a Segunda Lei da eletrólise?

Segunda lei de Faraday

Quando uma mesma quantidade de eletricidade atravessa diversos eletrólitos, as massas das espécies químicas liberadas nos eletrodos, assim como as massas das espécies químicas decompostas, são diretamente proporcionais aos seus equivalentes químicos.

O que é a Lei de Faraday?

Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica.

Quais são as leis de Faraday da eletrólise?

“A massa de uma substância formada ou transformada por eletrólise é diretamente proporcional à quantidade de carga elétrica que atravessa o sistema de um eletrodo a outro.” Isso significa que se a carga elétrica do sistema for dobrada, a massa da substância irá dobrar também.

Quais foram as duas principais conclusões experimentais de Faraday?

Além de propor as leis da eletrólise, ele descobriu também a indução eletromagnética, consolidando as relações entre os fenômenos da eletricidade e magnetismo.

Lei de Faraday - Indução eletromagnética - Eletromagnetismo Aula 12 - Prof. Marcelo Boaro

20 questões relacionadas encontradas

Qual foi a maior descoberta de Faraday?

Michael Faraday (1791-1867) foi um dos cientistas mais influentes da Física e da Química e também um dos maiores experimentalistas da história. Trouxe grandes contribuições para a área do Eletromagnetismo, como a descoberta da indução eletromagnética – sua maior descoberta.

Quais as principais contribuições de Michael Faraday para as ciências?

Michael Faraday nasceu em 22 de setembro de 1791, em Londres, na Inglaterra e foi um dos maiores cientistas experimentais de todos os tempos. Suas contribuições à ciência vão desde as criações do motor elétrico, do gerador elétrico, do transformador e do dínamo até as leis da eletrólise e o efeito Faraday.

O que é o processo de eletrólise?

A eletrólise é um processo químico não espontâneo que ocorre graças ao fornecimento de energia elétrica por meio de uma fonte geradora. A Eletrólise é um ramo estudado pela Eletroquímica, em que a energia elétrica é transformada em energia química, ou seja, trata-se de um processo inverso ao que ocorre nas pilhas.

Quais as principais aplicações da eletrólise?

Ela tem grande utilização em indústrias, na produção de muitas substâncias, dentre elas metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás hidrogênio e gás cloro. A eletrólise é um processo útil na obtenção de vários elementos químicos.

Qual o valor de 1 Faraday?

O faraday é a carga em coulomb associada a um mol de elétron. Assim a constante de faraday é 96485 C/mol.

Qual é a lei de Faraday Neumann?

A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução de Faraday, ou simplesmente, lei da indução eletromagnética, é uma das equações básicas do eletromagnetismo. Ela prevê como um campo magnético interage com um circuito elétrico para produzir uma força eletromotriz — um fenômeno chamado de indução eletromagnética.

O que é a gaiola de Faraday como ela funciona?

Uma superfície condutora isola um espaço impedindo descargas elétricas. Isso acontece porque um condutor carregado espalha cargas por todo o campo elétrico. Mas, em decorrência do efeito da repulsão das cargas, elas se distanciam entre elas e se alocam nos arredores desse campo elétrico.

O que diz a lei de Faraday Lenz sobre o eletromagnetismo?

A lei de Lenz enuncia que, quando houver uma variação de fluxo magnético sobre um condutor fechado, surgirá, nesse condutor, um campo magnético que se oporá a tal variação. Essa lei é uma consequência direta de um princípio da física conhecido como conservação da energia e complementa a lei de indução de Faraday.

O que é um cátodo é ânodo?

1.1 – Ânodo: É o polo negativo, sofre oxidação porque perde elétrons e é o agente redutor. 1.2 - Cátodo: É o polo positivo, sofre redução por ganhar elétrons e é o agente oxidante.

Quais são os aspectos quantitativos da eletrólise?

Os aspectos quantitativos da eletrólise são baseados nas leis descobertas por Faraday sobre a relação existente entre a massa de metal produzida e a carga elétrica. A eletrólise é um processo que tem ampla aplicação industrial e, portanto, os seus aspectos quantitativos são de extrema importância para as fábricas.

Quem desenvolveu as leis da eletrólise defina cada uma das leis com suas fórmulas matemáticas?

As Leis da eletrólise foram definidas por Michael Faraday, físico-químico inglês, em 1834. De acordo com a primeira lei, a massa de qualquer elemento eletrolisado é diretamente proporcional à fração de carga que atravessa o sistema.

Quais os benefícios da eletrólise no meio ambiente?

Este procedimento é realizado através de eletrólise em meio aquoso. Deste modo, a peça fica totalmente revestida pelo metal. A galvanoplastia impede o contato do metal da peça com o ar e a umidade. Além disso, as peças adquirem mais brilho e resistência.

Onde ocorre a eletrólise?

A eletrólise ocorre em cubas (ou celas) eletrolíticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contínua. Cátodo: É o eletrodo negativo que atrai cátions, e é nele que ocorre a redução do cátion. Ânodo: O eletrodo positivo que atrai ânions e, por isso, é aqui que se dá a oxidação do ânion.

Como ocorre a eletrólise da água?

A eletrólise da água consiste na decomposição dessa substância por meio de corrente elétrica e do acréscimo de um eletrólito.

O que é eletrólise é quais são seus tipos?

Existem dois tipos principais de eletrólise: a eletrólise ígnea e a eletrólise aquosa. ... Eletrólise Ígnea: ocorre quando a passagem de corrente elétrica se dá em uma substância iônica liquefeita, isto é, fundida. Daí a origem do nome “ígnea”, uma palavra que vem do latim, ígneus, que significa inflamado, ardente.

Qual foi a contribuição de m Faraday para nossa sociedade?

Faraday realizou a descoberta de substâncias orgânicas, como, por exemplo, o benzeno. Produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4), e ainda conseguiu a façanha de liquefazer gases nunca antes liquefeitos, entre eles, dióxido de carbono e cloro.

Quais contribuições Isaac Newton trouxe para a Ciência?

Entre os mais importantes princípios de Newton estão a lei da gravitação universal, a decomposição da luz solar no espectro, e os anéis coloridos da luz solar no espectro.

Qual o posicionamento do cientista inglês Michael Faraday sobre ciência e religião?

Faraday era muito religioso e seguia normas de conduta rígidas. Em 1840, ele casou-se com Sarah Bernard. Ambos pertenciam à seita dos sandemanianos, um grupo formado por discípulos do protestantismo escocês que tinha suas crenças baseadas na Bíblia e que procurava seguir os ensinamentos dos apóstolos de Jesus Cristo.

Quem foi Michael Faraday e o que ele descobriu?

Michael Faraday foi um físico e químico inglês que teve grandes contribuições no campo da Eletroquímica. Ele foi responsável pela criação dos termos: cátion, ânion, eletrodo, eletrolítico, entre outros.

Quem descobriu o efeito magnético?

Os primeiros estudos realizados nessa área foram feitos no século VI a.C. por Tales de Mileto, que observou a capacidade de algumas pedrinhas, que hoje são chamadas de magnetita, de atraírem umas às outras e também ao ferro.

Artigo anterior
Como se escreve a palavra contém?
Artigo seguinte
Quanto é o valor do Bolsa Família 2021?