O que é a retina do olho humano?

Perguntado por: Neuza Eduarda Henriques Vicente  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

A Retina é uma das membranas do seguimento posterior do olho, que tem a função de transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso e enviá-lo ao cérebro, para que as imagens sejam lidas.

Onde fica a retina do olho humano?

A maior parte do globo ocular é formada pelo humor vítreo, uma substância de consistência gelatinosa. Atrás dele – bem no fundo do olho –, fica a retina, uma fina camada responsável por captar as informações externas e transmiti-las para o nervo óptico.

O que é problema na retina do olho?

O entupimento dos vasos da retina causa hemorragia e, imediatamente, diminui a capacidade de enxergar com nitidez. Com o tempo, o quadro pode gerar doenças graves, como glaucoma neovascular e edema macular. Já na obstrução da artéria, a circulação do olho é interrompida e a pessoa também tem perda rápida da visão.

Como saber se descolou a retina?

Os sintomas comuns do descolamento de retina são: flashes luminosos, visão embaçada, moscas volantes (impressão de ver insetos voando), entre outros. Portanto, procure um médico oftalmologista ao notar quaisquer sintomas de alteração visual.

Como fica o olho com descolamento de retina?

Raramente a retina descolada causa de dor, geralmente os sintomas do descolamento de retina são de visão turva ou embaçada, flashes de luz, a sensação de que há insetos voando diante dos olhos e até mesmo a perda súbita da visão.

Sistema Nervoso 16 – Visão Parte 1: O Olho e a Retina - Anatomia e Fisiologia Vídeo-aula

19 questões relacionadas encontradas

O que fazer para evitar o descolamento da retina?

Isso porque um dos fatores responsáveis pelo descolamento é a alteração do vítreo, o qual vem a se tornar mais liquefeito com o passar do tempo. Contudo, a prevenção do descolamento de retina começa com a realização regular de exames oftalmológicos de rotina a cada um ou dois anos.

Como tratar problema na retina?

São a fotocoagulação com laser e a criopexia, que favorecem o acondicionamento da retina na sua posição original. Para casos mais graves são indicadas as cirurgias, que buscam vedar o espaço existente no vítreo. São elas a retinopatia pneumática, a retinopexia e a vitreoctomia.

Qual o tratamento para problemas na retina?

O tratamento indicado para este caso é a fotocoagulação a laser, aplicado diretamente sobre a região afetada, promovendo um reforço na estrutura do tecido retiniano, prevenindo um possível descolamento. É comum que esse procedimento possa ser repetido ao longo dos anos.

Como tratar lesão na retina?

Tratamento. A maioria dos descolamentos de retina pode ser solucionada cirurgicamente. O cirurgião sela os rasgos na retina com cirurgia a laser ou terapia de congelamento (crioterapia).

Qual é a parte mais sensível do olho?

A retina é a parte do olho sensível a luz. Ela contém milhões de células fotossensíveis chamadas de cones e de bastonetes. Estas transformam energia luminosa em impulsos nervosos que serão interpretados pelo cérebro.

O que é a retina e para que serve?

A retina é um fino revestimento de tecido que cobre a parte de trás do olho, pelo lado de dentro, e está localizada próximo ao nervo óptico. Ela é semelhante a uma câmera, pois captura uma imagem. Sua função é ajudar o olho a se comunicar com o cérebro ou, em essência, permitir que nosso cérebro entenda o que vemos.

Qual é a função da retina?

A função da Retina é captar a luz através da córnea, pupila e cristalino, e, por meio do nervo óptico, convertê-la em sinais neurais e enviá-los para o cérebro, que transforma em reconhecimento visual.

Qual o melhor medicamento para retina?

Atualmente as medicações disponíveis são o ranibizumabe (Lucentis) e o aflibercept (Eylea). Essa nova medicação vem somar opções para aplicação clínica.

Como é feita a cirurgia da retina?

A cirurgia é feita com anestesia local e, portanto, é indolor. Apenas no pós-operatório o paciente pode sentir algum desconforto. A recuperação varia entre 7 e 15 dias. Nesse tempo, o paciente deve ficar em descanso e, por vezes, deverá utilizar um curativo sobre o olho operado para deixá-lo em completo repouso.

Quais as causas do deslocamento da retina?

Causas. Os descolamentos de retina podem ser provocados por uma ruptura por onde penetra o vítreo que se deposita entre o globo ocular e a própria retina (melhor dizendo, entre a camada da retina onde estão os fotorreceptores e a camada onde se localizam os vasos sanguíneos que lhe fornecem nutrientes).

Qual o preço de uma cirurgia de descolamento de retina?

Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.

Tem colírio para degeneração macular?

Já a degeneração macular “úmida”, nos estágios iniciais, pode ser tratada com raios laser. O tratamento é realizado no consultório, apenas com o uso de colírios anestésicos, e normalmente é indolor.

Qual a função da retina cite os dois tipos de células que permite a retina desempenhar sua função descrevendo cada tipo?

Na retina, é possível diferenciar dois tipos de receptores: bastonetes e cones. Esses últimos permitem a visão em cores, e os bastonetes são usados, principalmente, na visão no escuro. Nervo óptico – Nervo responsável por levar os impulsos nervosos do olho para o cérebro para que os sinais sejam processados.

Qual exame de retina?

O mapeamento de retina também é popularmente chamado de “exame do fundo do olho” ou “fundoscopia”. É um exame realizado pelo médico Oftalmologista que posiciona seu rosto em um aparelho chamado oftalmoscópio e incide uma luz sobre os seus olhos. Identifica doenças oculares e as que causam danos oculares.

Qual o especialista que cuida dos olhos?

O oftalmologista analisa e trata doenças relacionadas ao olho e a visão. O médico é apto tanto para cuidar da correção de distúrbios da visão e prescrever tratamentos, quanto para realizar procedimentos cirúrgicos como cirurgia refrativa, retina, glaucoma, vias lacrimais, plástica ocular e etc.

O que tem dentro da retina?

A retina contém um composto químico chamado rodopsina. Ela é a responsável por converter a luz nos impulsos elétricos que o cérebro interpreta como visão. As fibras nervosas da retina juntam-se na parte posterior do olho e formam o nervo ótico, que conduz os impulsos elétricos ao cérebro.

Como é a imagem que se forma na retina?

FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO

A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.

Qual a parte mais importante do olho humano?

Sendo uma das partes mais importantes, a retina está localizada internamente nos olhos. É responsável por enviar sinais pelo nervo óptico ao cérebro e, assim, formar as imagens vistas.

Qual é a região da retina mais sensível à luz?

A retina contém os nervos que percebem a luz (fotorreceptores) e os vasos sanguíneos que a nutrem. A parte mais sensível da retina é uma área pequena, designada mácula, que tem milhões de fotorreceptores bem unidos entre si (do tipo chamado cones).

Qual parte do olho que enxerga?

A parte do globo ocular onde são formados as imagens do que podemos ver é a retina, sendo a camada mais interior do olho. Ela é um fino tecido nervoso que faz a transmissão das informações para o cérebro através do nervo óptico. Os cones e bastonetes são as células da retina que são sensíveis à luz.

Artigo anterior
O que é revogação de uma licitação?
Artigo seguinte
Qual o peixe que tem toxina mortal?