O que é a obsolescência programada?
Perguntado por: Núria Victória Miranda Nogueira | Última atualização: 1. Mai 2022Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)
Obsolescência programada é a decisão do produtor propositalmente desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.
O que é o conceito de obsolescência programada?
Obsolescência programada ou planejada nasceu como um processo de produção de bens com vida útil economicamente curta, fazendo com que os clientes façam compras repetidas durante o ciclo de uso do produto.
O que é obsolescência programada Cite dois exemplos?
Uma máquina de lavar roupas, por exemplo, tem sido um grande alvo da obsolescência programada. Quando criada, ela durava muitos anos, mas as fabricantes notaram que venderiam apenas um número limitado de unidades.
O que é a obsolescência programada e quais as consequências?
A obsolescência programada é a ação deliberada de criar, produzir e ofertar ao mercado um produto que tem um ciclo de vida útil menor do que poderia ter, no intuito de forçar os consumidores a estarem sempre adquirindo novos produtos.
Quais são as consequências negativas da obsolescência negativa?
Tal prática tem consequências devastadoras. Os consumidores são constantemente forçados a jogar fora aparelhos e peças que deixaram de funcionar e comprar novos. E a mentalidade do descarte significa mais lixo eletrônico de países industrializados se acumulando em aterros de países em desenvolvimento.
Entenda: O que é obsolescência programada? - TecMundo
Quais as vantagens e desvantagens da obsolescência programada?
A obsolescência programada tem vantagens para as empresas fabricantes dos produtos e para o próprio sistema econômico, pois permite manter ou inclusive aumentar as vendas ano após ano ao incentivar o consumo. Por sua vez, a sociedade também se beneficia de um constante investimento em P+D+inovação.
Quais os tipos de obsolescência programada?
- planejada ou programada: as indústrias fabricam produtos com componentes de qualidade inferior para acelerar o desgaste e sua necessidade de reposição ou até com falhas de projeto propositais;
- perceptiva: provocada quando os novos produtos apresentam um design diferente dos antigos.
Quais são os tipos de obsolescência?
São elas: a obsolescência programada ou de qualidade, a obsolescência perceptiva ou de desejabilidade e a obsolescência tecnológica ou de função.
O que é obsolescência perceptiva exemplos?
A obsolescência perceptiva acontece quando as mídias ou grupos te induzem a consumir produtos que se tornam obsoletos antes do tempo, por exemplo: Ao comprar o SUPERPHONE X a mesma marca lança após um ano o SUPERPHONE Y e o grupo ao qual você pertence, seu ídolo ou até mesmo as mídias te induzem a acreditar que o seu ...
Como surgiu o conceito de obsolescência programada?
Segundo o Wikipedia, em 1920 o então presidente da General Motors Alfred Sloan criou o conceito da obsolescência programada ao mudar anualmente modelos e acessórios de carros para que o consumidor comprasse novos veículos antes do necessário.
O que é obsolescência programada quando e por que esse termo foi criado?
A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred P. Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a fazerem constantes substituições, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios de seus veículos.
O que é a obsolescência perceptiva * sua resposta?
A obsolescência perceptiva é uma estratégia que tem o objetivo de estimular o consumo e aumentar as vendas. Alguns pesquisadores definem este termo como “a desvalorização prematura de um produto ou serviço, no ponto de vista emocional”.
O que é a obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva * sua resposta?
A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido como uma tendência de ...
O que é obsolescência programada e perceptiva isso tem algo a ver com sua vida comente?
Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a ...
Qual a diferença de obsolescência programada e perceptiva?
Essa modalidade de obsolescência – a perceptiva – ocorre de maneira diversa: se na obsolescência programada o bem ou produto é que se torna obsoleto e demanda a substituição, na obsolescência perceptiva o bem ou produto ainda é perfeitamente utilizável, mas a sua aparência desperta no consumidor o desejo de ...
O que é obsolescência do conhecimento?
É conseguir entender os conceitos que estão por trás das ferramentas, uma vez que as ferramentas evoluem e o conhecimento específico fica obsoleto - cada vez mais rápido. ...
É exemplo de obsolescência técnica ou funcional?
Obsolescência técnica ou funcional
Pode ocorrer: Quando um novo produto ou tecnologia mais funcional, toma o lugar do antigo (por exemplo, do telégrafo para o telefone, do disquete de 5 1/4" para o de 3 1/2", do celular analógico para o digital etc).
Quais as desvantagens da obsolescência programada?
O maior prejudicado na obsolência programada é a natureza, pois o planeta possui recursos limitados, o consumo exagerado visando o lucro compromete a preservação do meio ambiente, pois além da exploração dos recursos para a produção dos produtos, temos também o problema da poluição, ocorrida durante a fabricação e no ...
Quais as consequências da obsolescência programada no século XXI?
VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR
A obsolescência programada é um exemplo claro desse descompasso, pois simultaneamente é responsável por violar os direitos do consumidor, o que acarreta um consumismo desenfreado e por consequência uma produção excessiva de lixo.
Quais são as consequências do consumismo?
Hoje, sabe-se que o consumismo pode gerar inúmeras consequências, como o endividamento e o aparecimento de doenças como ansiedade e depressão. A presença destas características, pode, por exemplo, indicar a existência de um transtorno chamado oniomania.
Qual o objetivo do texto ao colocar a fala da diretora executiva do Instituto pelo consumo responsável durante a explicação do que é a obsolescência planejada?
Qual o objetivo do texto ao colocar a fala da diretora executiva do Instituto pelo Consumo Responsável durante a explicação do que é a “obsolescência planejada”? a) Expor a visão do consumidor sobre o assunto de seu interesse.
Qual a filosofia por trás da obsolescência programada?
Apesar de muito criticada e, em alguns casos, até combatida judicialmente, a obsolescência planejada configura-se como um mecanismo para sustentar a sociedade de consumo, ou seja, tem o objetivo de aumentar o consumismo.
Quando começou a obsolescência programada?
O termo obsolescência programada só foi criado depois, no fim da década de 1920, com um artigo do escritor J. George Frederick. Naquela época o autor já criticava o aumento desenfreado do consumismo.
Como a obsolescência programada mudou a sociedade de consumo após os anos 1920?
Foi na década de 1920 que a indústria de lâmpadas decidiu então aplicar o conceito de “obsolescência programada” na linha de produção, o que reduz a vida útil dos produtos para que o consumidor tenha de trocá-lo com mais frequência.
O que fazer para acabar com a obsolescência programada?
- Substituir peças e acessórios somente quando necessário. ...
- Atualização do sistema operacional. ...
- Verificar a real necessidade de um novo aparelho. ...
- Procurar produtos mais duráveis. ...
- Cuidados de manutenção.
Como ativar autenticação SMTP?
Quais são os tipos de hormônios?