O que é a norma jurídica?

Perguntado por: Anna Leonor Gaspar Amorim  |  Última atualização: 12. Dezember 2024
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

A norma jurídica é o elemento de base do direito e, portanto, a célula de cada ordenamento jurídico. É um imperativo de conduta, que coage os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada e desejada.

Qual é o conceito de norma jurídica?

Termo: Norma Jurídica

Manifestação de autoridade que expressa preceito obrigatório imposto, ou reconhecido como tal, pelo Estado, destinado a reger relações jurídicas entre pessoas e entre elas e o Estado.

Qual é a função da norma jurídica?

A norma jurídica exprime, em termos gerais e abstratos, a representação de uma situação da vida cuja verificação ou preenchimento determina a emissão de uma valoração ou a necessidade de um comportamento. A norma jurídica assume-se, portanto, como parâmetro de qualificação da realidade e, ou, regra de conduta.

Quais são as 4 características da norma jurídica?

As características da norma jurídica são: hipoteticidade, geralidade, abstração.

O que são normas jurídicas e qual é o propósito na sociedade?

Podemos definir norma jurídica como um conjunto de normas que compõem o ordenamento jurídico, é responsável por regular a conduta do indivíduo, uma regra de conduta imposta, é a proposição normativa inserida em uma fórmula jurídica (lei, regulamento), garantida pelo Poder Público (Direito Interno) ou pelas organizações ...

NORMA JURÍDICA: Características Gerais | Conduta e Sanção | Princípios e Regras no Direito

43 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre normas e leis?

Concluindo, a lei é, por imperativo (obrigação) do princípio da reserva legal, descritiva e não proibitiva (descreve o que é). A norma sim é quem proíbe (reprova a conduta). Fonte: CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, vol.

Quais os requisitos da norma jurídica?

As normas jurídicas ostentam quatro diferentes atributos: existência, vigência, validade e eficácia (Cap.

Como identificar uma norma jurídica?

As principais características das normas são: BILATERALIDADE: a norma jurídica, geralmente, é vinculada a duas partes, seja jurídica, seja física. De um lado temos um sujeito com o poder de agir, de fazer o que está sendo imposto. Do outro lado, temos um sujeito com o poder subjetivo de exigir tal conduta.

Para que uma norma jurídica seja válida?

Uma norma é considerada válida apenas com a condição de pertencer a um sistema de normas, a uma ordem que, no todo, é eficaz. Assim, a eficácia é uma condição de validade; uma condição, não a razão da validade. Uma norma não é válida porque é eficaz; ela é válida se a ordem à qual pertence é, como um todo, eficaz.

Quem cria a norma jurídica?

As normas jurídicas escritas, corporificadas nas leis, medidas provisórias, decretos, denominam-se legislativas. Enquanto que as leis emanam do Poder Legislativo, as duas outras espécies são ditadas pelo Poder Executivo. Consuetudinárias: são as normas não escritas, elaboradas espontaneamente pela sociedade.

Como nasce a norma jurídica?

As normas jurídicas nascem das vontades resistidas entre as partes de uma sociedade, e tendo por objetivo a minimização dos conflitos, a fim de estabelecer o convívio harmônico entre os homens.

Qual é a hierarquia das normas jurídicas?

HIERARQUIA DAS NORMAS JURÍDICAS. Além da lei, são normas jurídicas a Constituição, o decreto regulamentar, a instrução normativa e outras. Variam as normas de acordo com a autoridade competente para editá-las, o processo de elaboração e o objeto.

O que é norma jurídica e suas características?

Norma jurídica, segundo, Paulo Dourado de Gusmão, é a proposição normativa inserida em uma ordem jurídica, garantida pelo poder público ou pelas organizações internacionais. Coloca ainda ele, que tal proposição pode disciplinar condutas ou atos, como pode não as ter por objeto, coercitivas e providas de sanção.

Quais são os três tipos de normas?

As espécies principais são as 1) normas definitórias ou determinativas, 2) normas diretivas ou normas técnicas e 3) normas prescrições.

Qual é o objetivo da norma?

O objetivo de uma norma é harmonizar práticas, de modo que as pessoas tenham as mesmas orientações e expectativas em relação ao meio social que convivem.

Como saber se uma norma é válida?

2.2. Validade, invalidade e seus efeitos sobre a vigência das normas. A validade não é um atributo da norma, mas sim da relação que ela mantém com o sistema jurídico. Quando essa relação se dá entre a norma e a respectiva norma de competência, fala-se que a norma é válida.

Quanto à validade da norma jurídica?

Uma norma jurídica pode ser válida dentro de um sistema em que ela foi criada, mas pode não ser considerada válida em outro— ou seja, isso não significa necessariamente que ela seja ilegal ou inconstitucional. Apenas significa que essas leis não podem ser aplicadas dentro daquele sistema específico.

Qual a diferença entre lei e jurisprudência?

O que é jurisprudência? O termo jurisprudência pode ser entendido como aplicação da lei pelos tribunais. É o resultado da aplicação da lei ao caso concreto que, após julgamento, surge no mundo jurídico para ser utilizado como fonte do Direito.

Quem são os destinatários da norma jurídica?

O destinatário geral da norma jurídica é o homem, todavia é possível que a norma jurídica pode-se dirigir também a outras normas jurídicas. É possível destacar, a partir deste critério, o alcance da norma jurídica.

Qual a diferença entre as normas morais e jurídicas?

Em suma podemos afirmar que o direito, ou a norma jurídica relaciona-se com as questões externas das pessoas, ou seja, é a relação do indivíduo para com a sociedade. Já a moral ou a norma moral é ligada ao foro íntimo das pessoas, os seus princípios e as motivações particulares.

O que é eficácia de uma norma jurídica?

Eficácia jurídica é um atributo associado aos enunciados normativos e consiste naquilo que se pode exigir, judicialmente se necessário, com fundamento em cada um deles.

Qual é a estrutura de uma norma jurídica?

De acordo com o pensamento do jusfilósofo Hans Kelsen, a estrutura lógica da norma jurídica dá-se por: “em determinadas circunstâncias, um determinado sujeito deve observar tal ou qual conduta; se não observa, outro sujeito, órgão do Estado, deve aplicar a sanção”.

Qual é o maior ordenamento jurídico de um país?

No topo do ordenamento jurídico

A Constituição Federal é a lei mais importante de todo o País.

O que vale mais decreto ou lei?

A lei, por sua vez, é superior ao decreto, que não pode contrariá-la, sob pena de ser ilegal e não ter validade. O decreto, por seu turno, é superior à portaria ou ato normativo similar.

Artigo anterior
Pode tomar vitamina Cê zinco juntos?
Artigo seguinte
Qual a cinta que se usar após abdominoplastia?