O que é o nervo musculocutâneo?

Perguntado por: Nelson Mário Branco Fonseca  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (53 avaliações)

O nervo musculocutâneo é um dos ramos do fascículo lateral do plexo braquial. As fibras que o constituem procedem do quinto e sexto pares cervicais, e algumas do sétimo. Inicia seu trajeto atrás do músculo peitoral menor, acima e lateralmente ao nervo mediano e à artéria axilar.

Qual a função do nervo musculocutâneo?

O nervo musculocutâneo inerva o músculo coracobraquial, o músculo braquial e o músculo bíceps braquial, antes de continuar e se tornar o nervo cutâneo lateral do antebraço.

Quais são os músculos inervados pelo nervo musculocutâneo?

(C) O nervo musculocutâneo inerva os músculos bíceps e coracobraquial. As lesões deste nervo causam paresia ou paralisia dos flexores do cotovelo e dos supinadores, hipoestesia em face lateral do antebraço e o reflexo biciptal pode estar diminuído ou abolido.

O que causa a lesão do plexo braquial?

As causas da lesões

Os nervos do plexo braquial podem ser danificados pelo alongamento, pressão ou corte. O alongamento é o tipo mais comum e ocorre quando a cabeça e o pescoço são forçados para longe do ombro. As causas mais comum são acidentes de alta energia como queda de motocicleta ou acidente de carro.

Qual a lesão neurológica que culmina com a mão em garra?

Lesão do n.

O nervo ulnar pode ser lesado em qualquer região de seu trajeto e então há perda da sensibilidade da sua região de inervação e a deformidade da mão conhecida como “mão em garra”.

NERVO MUSCULOCUTÂNEO: AGORA VAI FICAR FÁCIL ENTENDER SUA INERVAÇÃO.

29 questões relacionadas encontradas

O que causa mão em garra?

Quais são as causas da mão em garra? Geralmente, a mão em garra tem característica congênita, portanto não existe uma causa definida. Além disso, pode estar relacionada com lesão nos nervos das mãos em decorrência de espondilose cervical, neuropatia diabética, neuropatia alcoólica e síndrome do túnel do carpo.

Quais fraturas estão relacionados com lesão do nervo ulnar?

A lesão do nervo ulnar é incomum associada a fratura fechada do antebraço. Quando ocorre, geralmente está associada a uma contusão e o tratamento é conservador.

Como recuperar o nervo plexo braquial?

Muitas transferências musculares têm sido defendidas para restaurar os movimentos do membro superior após paralisia grave do plexo braquial. A paralisia dos músculos deltoide e supraespinal pode ser tratada por meio de transferência do músculo trapézio.

Como identificar uma lesão de plexo braquial?

Como identificar a lesão traumática do plexo braquial
  1. Fraqueza ou falta de controle dos movimentos.
  2. Braço e/ou mão flácido ou paralisado.
  3. Alterações da sensibilidade, tais como formigamento, dormência, sensação de choques e dor, ou falta de sensibilidade.
  4. Inchaço, aumento ou diminuição do suor.

Qual o tratamento para curar uma lesão plexo braquial?

A cirurgia, quando indicada, é realizada sob anestesia geral, microcirurgia e uso de monitorização neurofisiológica intra-operatória (neurocondução, eletromiografia e potencial evocado). Após o período de imobilização o paciente inicia programa de fisioterapia dedicada a estes casos.

Qual músculo e Inervado pelo nervo radial *?

O nervo radial é ramo da corda posterior do plexo braquial. Ele inerva o músculo tríceps, que realizada a extensão do cotovelo.

Qual nervo inerva o músculo deltóide?

O músculo é inervado pelo nervo axilar, um ramo do plexo braquial.

O que inerva o nervo radial?

O nervo radial origina-se no tronco posterior do plexo braquial, sendo composto por fibras nervosas das raízes de C5 a T1. É responsável pela inervação muscular do tricípite braquial e de todos os músculos extensores e supinadores do antebraço e inervação sensitiva.

Qual é a importância do nervo frênico?

O nervo frênico é um nervo que se origina no pescoço (C3-C5) e passa entre o pulmão e o coração para alcançar o diafragma. É importante para a respiração, pois ele passa as informações motoras para o diafragma e recebe informações sensoriais do mesmo. Existem dois nervos frênico, um esquerdo e um direito.

Qual é a função do nervo mediano?

Esse nervo é responsável pela inervação da maioria dos músculos do compartimento anterior do antebraço (chamado de compartimento flexor-pronador) e ao chegar ao punho, passa em direção à mão para inervar também alguns músculos classificados como intrínsecos da mão, como, por exemplo, os músculos da região tênar (três ...

Qual a função do nervo axilar?

Função. O nervo axilar inerva três músculos no braço: deltóide (músculo do ombro), redondo menor (um dos músculos do manguito rotador) e a cabeça longa do tríceps braquial. Tradicionalmente, se pensava que o nervo axilar inervava apenas o deltóide e redondo menor.

Como tratar de uma lesão do plexo braquial?

É muito comum o quadro de dor neuropática em lesões graves do plexo braquial. Existem medicamentos que podem ajudar a controlar a dor. Em casos específicos existem procedimentos cirúrgicos para tratamento dessa dor que não melhora com medicação.

Qual médico cuida do plexo braquial?

O mais comum especialista que trata cirurgicamente desse tipo de procedimento é o neurocirurgião, seguido do ortopedista especializado em membros superiores.

Como saber se machuquei o nervo do braço?

Os sintomas de lesões no nervo ulnar são dor intensa, dificuldade para mexer o braço, dor ao fletir o cotovelo ou o punho e "mão em garra", que é quando os últimos dedos ficam constantemente dobrados.

Como estimular o plexo braquial?

3 - Flexão Lateral do Pescoço:

Deitar de lado com a cabeça sobre o braço direito estendido. Levantar a cabeça, levando a orelha esquerda de encontro ao ombro esquerdo. Retornar à posição inicial e repetir 10 vezes. Virar para o outro lado e fazer mais 10 vezes.

Quanto tempo demora para um nervo se recuperar?

Não existe tempo limite para a recuperação dos nervos sensitivos, mesmo após anos eles podem ser reconstruídos. Já os nervos motores (que controlam músculos) devem ser tratados em até um ano, após isso, há uma atrofia definitiva da musculatura.

Tem como recuperar nervo?

A recuperação dos nervos é bastante variável, e pode levar até alguns anos de acordo com a gravidade da lesão. As lesões mais graves envolvem o rompimento do nervo, quando há perda da continuidade do mesmo, e arrancamento, também chamado de avulsão, quando o nervo é arrancado pela sua raiz na medula espinhal.

Qual sinal clínico não estaria associado com lesão do nervo ulnar em virtude de fratura do epicôndilo medial?

O sinal clínico não associado à lesão do n. ulnar é a hipestesia do dedo médio (alternativa B), pois a sensibilidade da pele relacionada a esse dedo é atribuída ao n. mediano (face palmar do dedo médio e dorsal do leito ungueal) e ao nervo radial (no restante da parte dorsal desse dedo).

Qual os nervos lesados em caso de fratura do colo cirúrgico?

O colo cirúrgico do úmero é a região que sofre fraturas mais frequentemente quando comparado ao colo anatômico do úmero. A fratura nessa região, muitas vezes, leva a um dano no nervo axilar e na artéria circunflexa posterior do úmero.

O que é o nervo ulnar?

O nervo ulnar é um dos três principais nervos que saem da coluna e vão até a mão. Anatomicamente ele corre pela porção interna do braço e passa atrás do cotovelo num sulco ósseo, atrás de uma saliência chamada de epicôndilo medial.

Artigo anterior
O que significa conduta omissiva?
Artigo seguinte
Qual o prazo para renovar a CNH vencida em dezembro de 2021?