O que é a multiplexação?

Perguntado por: Henrique Vicente Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

Na telecomunicação, a multiplexação ou multiplexagem é uma técnica que consiste na combinação de dois ou mais canais de informação por apenas um meio de transmissão usando um dispositivo chamado multiplexador.

Qual é o objetivo da multiplexação?

A multiplexação é uma função que transmite 2 ou mais sinais individuais, de forma simultânea, por meio de um único cabo ou via wireless. É uma técnica que abre mais canais de comunicação e amplia a capacidade de transmissão de dados.

O que é processo de multiplexação?

A multiplexação é o processo de transmitir simultaneamente dois ou mais sinais individuais ao longo de um único canal (cabo ou wireless) de comunicação. Na realidade, essa técnica aumenta o número de canais de comunicação para que mais informações possam ser transmitidas.

O que é multiplexação estatística?

Multiplexação estatística é o modelo predominante de transporte de pacotes na internet. Ele difere da multiplexação por divisão temporal (TDM) e da multiplexação por divisão de frequência (FDM). Também difere radicalmente da comutação por circuitos pura e simples.

Quais tipos de multiplexação?

Existem duas formas básicas de multiplexação:
  • Domínio do tempo, o chamado TDM ou Time Division Multiplexing;
  • Domínio da freqüência, o chamado FDM ou Frequence Division Multiplexing.

Redes de Computadores - Multiplexação

39 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o FMA e o TDM?

A multiplexação por divisão de tempo (TDM) inclui o compartilhamento do tempo através da utilização de intervalos de tempo para os sinais. Por outro lado, a multiplexação por divisão de freqüência (FDM) envolve a distribuição das freqüências, onde o canal é dividido em várias faixas de largura de banda (canais).

Qual a vantagem da multiplexação de sinais?

A grande vantagem da multiplexação é permitir que muitos nós se comuniquem simultaneamente pelo mesmo meio. A desvantagem é que é preciso posteriormente filtrar os sinais enviados para conseguir identificar a mensagem de cada usuário. O aparelho ou programa que realiza a multiplexação chama-se multiplexador.

Como funciona a multiplexação de tempo e espaço?

Multiplexação por divisão de tempo (do inglês Time Division Multiplexing - TDM) é um tipo de multiplexação que permite transmitir simultaneamente vários sinais, dentro do mesmo espaço físico (meio de transmissão), onde cada sinal (canal de comunicação), possui um tempo próprio e definido de uso da banda para ...

Como ocorre a multiplexação na camada de transporte?

camada de transporte ao socket correto é denominada demultiplexação. provenientes de diferentes sockets, encapsular cada parte de dados com informações de cabeçalho para criar segmentos, e passar esses segmentos para a camada de rede é denominada multiplexação.

Quais são as tecnologias para multiplexação de sinais?

➢Existem basicamente quatro tipos de multiplexação: • Multiplexação por divisão do espectro de frequência (FDM) • Multiplexação por divisão do tempo (TDM) • Multiplexação por divisão do comprimento de onda (WDM) • Multiplexação por divisão de Código (CDM) Page 3 FDM ➢ Na multiplexação por divisão de frequências cada ...

Qual a função de um Demultiplexador?

Um demultiplexador ou desmultiplexer (abreviação: DEMUX), por vezes denominado pelos anglicismos demultiplexer, ou demultiplex, é um dispositivo que executa a operação inversa do multiplexer, isto é, distribui informações de uma única entrada para uma das diversas saídas.

O que é multiplexação Demultiplexação como ela ocorre e qual a sua finalidade?

"O trabalho de reunir, no hospedeiro de origem, porções de dados provenientes de diferentes portas, encapsular cada porção de dados com informações do cabeçalho (que mais tarde serão usadas na demultiplexação) para criar segmentos, e passar esses segmentos para a camada de rede é denominado multiplexação".

O que é multiplexação como essa técnica auxilia na transmissão de dados via satélite?

A multiplexação consiste em se permitir que vários canais secundários e que, simultaneamente, contenham informação, compar- tilhem um único canal primário. Essa operação é realizada pelos equipamentos multiplex, na transmissão, e demultiplex, na recepção [6].

Qual técnica de multiplexação é usada para transmitir dados analógicos?

Assim como a FDM, a TDM (Time-Division Multiplexing) é uma técnica para multiplexação de sinais analógicos. Porém, diferente da FDM e da WDM, nas quais os sinais são de fato transmitidos ao mesmo tempo no enlace, na TDM ocorre apenas uma transmissão por vez.

Que tecnologia usa multiplexador?

O funcionamento de uma WDM acontece por um multiplexador, que une os vários comprimentos de onda dos transmissores ópticos. ... Esse dispositivo, além de realizar a função de um multiplexador comum, permite a remoção e inserção de um novo sinal, de mesmo comprimento de onda, em um enlace de transmissão.

O que são as Subportadoras e por que elas precisam estar em frequências ortogonais?

As subportadora são chamadas ortogonais por não possuírem sobreposição de frequência, dessa forma não interferindo umas com as outras. O princípio básico da OFDM é a conversão de um fluxo de dados serial de taxa de transmissão elevada em múltiplos sub-fluxos paralelos de taxa de transmissão baixa.

Qual é a PDU para a camada de transporte?

A unidade de dados de protocolo (PDU) da camada de transporte é o segmento do protocolo de controle de transmissão (TCP) para o protocolo de controle de transmissão (TCP) e o datagrama para o protocolo de datagrama do usuário (UDP). A unidade de dados de protocolo (PDU) da camada de Internet é o pacote.

Como funciona a camada de transporte?

A camada de transporte reúne protocolos de transporte end-to-end entre máquinas, isto é, uma entidade (hardware/software) que utilize os protocolos desta camada só se comunica com a sua entidade destino, sem comunicação com máquinas intermediárias na rede, como pode ocorrer com as camadas inferiores.

O que significa um ACK na transmissão do protocolo de transporte TCP?

O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor.

Como funciona a multiplexação por divisão de frequência?

Na multiplexação por divisão em frequência (FDM - frequency division multiplex) o espectro de frequências é dividido em faixas consecutivas denominadas canais nos quais os espectros dos sinais moduladores são acomodados.

Como funciona o sistema de multiplexação de canais para as centrais telefônicas?

O canal 0 é responsável pelo alinhamento, sincronização e localização do quadro dentro do sistema de multiplexação. Este canal é quem garante a transmissão entre duas centrais. ... O canal 16 é o responsável pela sinalização, e indica de uma central para outra em que canal a informação será transmitida.

Qual a diferença de modulação para demodulação?

Modulação é o processo no qual a informação transmitida numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda especial de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.

Qual diferença entre sinal e informação?

O sinal pode ou não ser informação, dependendo da possibilidade de sua interpretação e de significação. O conceito que se relaciona com o de informação é, neste caso, o de signo, e não o de sinal, uma vez que entra em jogo a questão da significação, situada na esfera exclusiva do signo.

O que é modulador de rede?

O processo de modulação consiste numa operação realizada sobre o sinal ou dados a transmitir e que produz um sinal apropriado para a transmissão sobre o meio de transmissão em causa. A escolha da técnica de modulação permite “moldar” as caracteríticas do sinal a transmitir e adaptá-lo às características do canal.

Como funciona a transmissão de dados via satélite?

No sistema de comunicação satelital não é diferente. O satélite atua como um canal de comunicação entre um dispositivo transmissor e outro receptor. As informações (dados, voz e vídeo) são transmitidas via ondas eletromagnéticas de um dispositivo ao outro, podendo a comunicação ser unidirecional ou bidirecional.

Artigo anterior
O que muda na Resolução ANTT 420 2004 com a publicação da Resolução ANTT 5232 2016?
Artigo seguinte
Qual geração do i5 é boa?