O Que é a morfologia das plantas?

Perguntado por: Iris Luna Faria Costa Cunha  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)

A morfologia é uma área da ciência especializada em estudar a estrutura e a formação das coisas. ... O estudo estrutural das plantas comumente divide as árvores generalizando-as, contendo raízes, caule, folhas, flores e frutos (para as árvores que possuem todo os órgãos e suas estruturas completas).

O que estuda a morfologia das plantas?

A morfologia vegetal estuda as formas e estruturas das plantas e as classifica conforme as suas especificidades. O curso de Morfologia Vegetal apresenta conhecimentos sobre as características gerais das flores, folhas, frutos, caules e raízes.

O Que é a morfologia das folhas?

Morfologia Externa

Região laminar da folha onde estão presentes as nervuras, estômatos, etc. ... Pecíolo: O cabo que liga a folha ao caule, dando suporte e sustentação; Bainha: Encontrada geralmente nas monocotiledôneas. É uma expansão da folha que se liga ao caule podendo até recobrir o pecíolo.

Qual é a morfologia da raiz?

As raízes são caracterizadas como órgãos cilíndricos, subterrâneos e aclorofilados que apresentam geotropismo positivo e fototropismo negativo. Suas ramificações originam-se internamente (endógenas) e estão distribuídas irregularmente em toda a sua extensão.

Como é formado a morfologia vegetal?

A organografia vegetal compreende o estudo da morfologia externa das plantas. No caso da maioria das angiospermas, há uma divisão em duas partes: subterrânea e aérea. Os órgãos vegetais presentes na parte subterrânea são as raízes, enquanto a porção aérea é representada por caule, folhas, flores, frutos e sementes.

Botânica - Morfologia Externa de Raízes, Caules e Folhas

39 questões relacionadas encontradas

Qual é a morfologia do caule?

O caule é um órgão segmentado, constituído por gema apical, gemas axilares, nós e entrenós. Os nós correspondem à região caulinar, geralmente delgada, de onde partem as folhas e as gemas axilares.

O que é uma raiz adventícia?

RAÍZES COM ORIGEM NÃO EMBRIONÁRIA: ADVENTÍCIAS

Essa designação é atribuída às raízes com origem a partir do caule, de folhas ou de qual- quer outra parte do vegetal, que não seja a raiz primária ou suas ramificações.

Como podem ser classificadas as raízes?

Terrestres: quando são subterrâneas, como aquelas apresentadas em feijão, cenoura e beterraba. Aquáticas: quando se desenvolvem submersas na água, sendo típicas de plantas aquáticas, como alface-d'água. Aéreas: encontradas expostas ao ar livre, como as raízes das orquídeas.

Como podem ser classificadas as raízes aéreas?

Raízes Aéreas

Há sub-grupos dessas raízes, são: estranguladoras, grampiformes ou aderentes, respiratórias ou pneumatóforos, suporte, sugadoras e tabulares ou sapopemas.

O que é estipula da folha?

Estípula - é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha - é a parte inferior da folha. Ela protege a estípula.

Como é definida uma a uma folha completa?

Classificação das Folhas

Quando as folhas apresentam as três partes, elas são denominadas de completas. Algumas folhas, no entanto, são incompletas e podem apresentar apenas bainha e limbo (invaginantes), apenas limbo (sésseis) e apenas pecíolo (filódios).

O que são folhas metamorfoseadas?

É um órgão complexo contendo apêndices especializados (folhas modificadas ou metamorfoseadas). Esse ramo modificado é constituído de uma haste, o pedicelo, geralmente possuindo uma porção dilatada terminal, o receptáculo, de onde podem emergir os seguintes apêndices modificados: sépalas, pétalas, estames e carpelos.

O que estuda a histologia vegetal?

Corte transversal de um caule vegetal. A Histologia Vegetal é a área que estuda os tecidos vegetais, que são agrupamentos de células vegetais similares, e formam as folhas, caules, raízes e outras partes do vegetal. Um mesmo tecido vegetal pode realizar mais de uma função.

Por que estudar morfologia vegetal?

A morfologia vegetal tem por objetivo estudar e documentar as formas e estruturas das plantas. É amplamente utilizada, dentre outras finalidades, no auxílio à classificação de plantas e na fisiologia vegetal.

Quais são os dois tipos de raízes?

As raízes podem se diferenciar quanto à organização, basicamente, em dois tipos: axial e fasciculada. A raiz axial ou pivotante; é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias.

Quais os tipos de raízes quanto à origem?

As raízes podem ser classificadas de acordo com a sua origem, sendo reconhecidos basicamente dois tipos: raízes normais e raízes adventícias. a) Normais: são aquelas raízes que têm origem a partir da radícula. Compreendem as raízes normais a raiz principal e todas as suas ramificações, ou seja, as raízes secundárias.

Quais são as partes de uma raiz?

A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e divide-se em quatro partes: região meristemática, lisa (alongamento), pilífera (maturação) e suberosa (ramificação).

São as raízes?

As raízes são estruturas, geralmente subterrâneas, que fixam o vegetal no solo e também absorvem água e sais minerais. ... As células da coifa têm a função de proteger aquela parte da raiz. Além disso, produzem uma substância gelatinosa que lubrifica a coifa, facilitando a penetração da raiz no solo.

Quais as adaptações das raízes?

Adaptações das raízes
  • A mandioca é uma planta que apresenta raiz tuberosa.
  • As raízes sugadoras retiram a seiva de outras plantas.
  • Raízes escoras no manguezal.
  • A raiz tabular aumenta a estabilidade da planta no solo.
  • As raízes aquáticas se desenvolvem na água.

Qual é a principal função da raiz?

A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.

Quais são os tipos de raízes adventícias?

Elas podem ser encontradas nas plantações de cenoura, batata-doce, nabo, mandioca e beterraba. As raízes adventícias caracterizam-se por surgir de qualquer parte do caule ou das folhas, e penetrando no solo.

Quais são as raízes adventícias?

Denominam-se raízes adventícias todas aquelas que, secundariamente, nascem nos caules ou nas folhas de qualquer vegetal, independentemente da raiz primária do embrião. ... Algumas espécies apresentam facilidade no enraizamento adventício, dispensando a aplicação de auxinas.

Como nasce uma raiz?

Formação das raízes

Nas plantas com sementes, raízes têm origem no embrião. O precursor da raiz no embrião, a radícula, é o primeiro órgão a se desenvolver no ato da germinação da semente.

Quais as características internas do caule?

As duas principais funções do caule são suporte e condução. ... Os tecidos que compõem a estrutura primária do caule são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.

O que caracteriza o caule?

Significado de Caule

substantivo masculino Haste de um vegetal, que sustenta as folhas e termina por um renovo. (O colmo das gramíneas, o tronco das árvores são caules aéreos; os rizomas do íris, os tubérculos da batata são caules subterrâneos.).

Artigo anterior
Quantos pontos reprova na prova prática do Detran GO?
Artigo seguinte
Quando surgiu o dinheiro de papel?