O que fazer quando um aparelho queima?

Perguntado por: Kyara Mélanie Moura Azevedo Tavares  |  Última atualização: 26. März 2022
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Ao ter um equipamento danificado, o consumidor deve procurar a concessionária de energia elétrica, conforme orientação do Idec, pelos canais de comunicação (telefone, SAC, aplicativo, postos de atendimento ou site da empresa).

O que fazer quando aparelho queima?

Prazos. O consumidor poderá fazer a solicitação de ressarcimento à concessionária em até 90 dias da data da queima do equipamento. Feito o pedido, a empresa tem até dez dias corridos para verificar o equipamento danificado.

O que queima um aparelho?

“Quando ocorre uma queda de energia, o aparelho é submetido a picos de eletricidade e isso é o que faz o equipamento queimar”, diz o engenheiro elétrico Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, fabricante nacional de equipamentos de proteção de energia.

Quando um aparelho queima por queda de energia?

O que fazer quando um aparelho queima por causa da queda de energia? ... Se a empresa constatar que o dano ocorreu por causa da queda de energia elétrica, ela poderá ressarcir o valor do equipamento queimado, realizar o conserto ou entregar um aparelho novo ao consumidor.

Quais os motivos que podem acarretar a queima de um aparelho elétrico?

Algumas das causas mais comuns são:
  • Aparelhos ligados em uma mesma tomada;
  • Fios desencapados e/ou expostos;
  • Circuitos subdimensionados para os equipamentos instalados;
  • Falta do condutor de aterramento nas tomadas.

Saiba o que fazer quando energia cai e queima aparelhos em casa

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Como evitar que aparelhos queimem?

Queda de raios: como proteger seus equipamentos?
  1. Retire os aparelhos da tomada quando houver queda de raios. ...
  2. Instale dispositivo de proteção contra surtos (DPS) de uso geral. ...
  3. Utilize DPS de uso individual. ...
  4. Contrate um seguro com proteção contra danos elétricos. ...
  5. Realize o aterramento da rede elétrica.

Em que situações se aplica o ressarcimento de danos elétricos e quem tem esse direito?

O consumidor tem o prazo de até 90 (noventa) dias, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento. Após esse prazo, o consumidor perde o direito ao ressarcimento.

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia?

A solicitação pode ser realizada através do site da distribuidora de energia, por telefone, redes sociais (Facebook ou Twitter), ou agência/posto de atendimento, no caso da Cemig os meios de contato são: cemigatende.com.br e telefone 116.

Como provar que houve queda de energia?

O consumidor tem até 90 dias para procurar a empresa, podendo ser pelo 0800 ou até mesmo diretamente na sede da concessionária. A empresa tem até 10 dias para verificar o que aconteceu, para constatar se houve mesmo essa queda de energia.

Quando queima um aparelho por causa da voltagem tem conserto?

nem tem conserto... Melhor vc levar em algum lugar desse e fazer um orçamento...

O que pode queimar uma TV?

Fique atento para saber se sua TV queimou!

Televisores, independente da marca (Samsung, LG, Sony, etc), vão dar defeito algum dia, isso é com qualquer aparelho eletrônico. Mas o mau uso, o acúmulo de poeira, e até a luz do sol sobre a tela, pode estragar o produto mais cedo e queimar a televisão.

Qual é o tempo de restabelecimento de energia?

O citado artigo determina que a distribuidora de energia deve restabelecer o fornecimento nos seguintes prazos, contados ininterruptamente: 24 horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área urbana; e 48 horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área rural.

Quando cai um raio e queima uma TV quem paga?

Sim, a empresa prestadora do serviço tem o dever de pagar o conserto nesses casos. “Tempestade, descarga elétrica, oscilação de tensão. Tudo isso diz respeito ao serviço de distribuição de energia que é prestado pela concessionária.

Como reclamar aparelho queimado na Enel?

Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso site: www.enel.com.br, pelo telefone 0800 285 0196 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 90 dias corridos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.

Qual o 0800 da ANEEL?

Com o restabelecimento da Ouvidoria Setorial, os consumidores já podem entrar em contato com a ANEEL a partir de hoje (20/6) por meio do telefone 167; chat on-line no portal e Agências Estaduais Conveniadas, por meio do telefone 0800-727-0167.

Como pedir ressarcimento de eletrodomésticos?

COMO PEDIR O RESARCIMENTO

"O consumidor que tiver algum equipamento danificado, em razão da interrupção do fornecimento de energia elétrica, deve formalizar o pedido de ressarcimento junto à concessionária, em até 90 dias contados a partir da data da ocorrência."

Como solicitar ressarcimento Energisa?

Para o pedido de ressarcimento direto com a Energisa, é preciso que o consumidor entre em contato com a concessionária através do 0800 722 7272 ou presencialmente na agência da distribuidora em até 90 dias da data da ocorrência.

Como processar a companhia de energia?

A reclamação deve ser feita diretamente à distribuidora de energia da sua região; Todo consumidor que se sentir lesado pode recorrer ao Procon e à Justiça pedindo o ressarcimento; Em caso de queima de aparelhos elétricos, o consumidor deve apresentar uma reclamação diretamente à concessionária.

O que é uma oscilação de energia?

As oscilações de potência ocorrem quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, em geral no fim da tarde de um dia quente de verão ou durante tempestades. ... Nas oscilações de potência planejadas, uma concessionária reduz o consumo de energia temporariamente em horários de pico de demanda.

Como pedir ressarcimento EDP?

Onde o consumidor deve solicitar o pedido de ressarcimento? Através do EDP Online (site ou app), Agências de Atendimento ou pelo serviço de Atendimento Telefônico.

Como solicitar reembolso de aparelho a CPFL?

De acordo com as regras, o cliente deverá contatar as distribuidoras do Grupo CPFL através dos canais de relacionamento em até 90 dias após a ocorrência. Será necessário fornecer informações sobre data e horário do ocorrido, unidade consumidora, problemas apresentados e marca e modelo do aparelho.

Como fazer um pedido de indenização?

Ela explica que a pessoa que deseja entrar com um pedido de indenização deve ter em mãos, os seus documentos pessoais e todas as provas sobre o fato, como e-mails, prints de conversas em redes sociais, rol de testemunhas, contratos, recibos, notas fiscais e afins.

O que cobre danos elétricos no seguro?

Se cair um raio ou rolar um acidente elétrico mais grave no imóvel segurado, queimando eletrodomésticos, máquinas e instalações, essa cobertura indeniza o valor do prejuízo, de acordo com o máximo definido por você no seu seguro online.

Quais são os direitos do consumidor de energia?

É dever do consumidor facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações de medição e proteção para fins de inspeção e leitura. É direito do consumidor ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente, acrescidos de atualização monetária e juros.

O que é danos elétricos no seguro residencial?

Danos elétricos

Pois essa cobertura garante a reposição de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que queimarem por conta de quedas de raio e até mesmo por oscilação de energia.

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