O que é a materialidade do som?

Perguntado por: Leticia Vicente Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Cada material é uma matéria que dá consistência física à obra de arte. O corpo, o movimento, do/no corpo, como a parafina e o feltro, ou, som e o silencio, são matérias que deixam de ser o que são quando sujeitas à pratica artística, perdendo sua crueza de matéria pela passagem para o simbólico.

O que é materialidade no som?

Os sons podem ser de toda ordem, portanto. Uma nota musical, um copo se quebrando, uma batida de prego na madeira, o choro de uma criança. Para fazer sentido, é preciso que haja uma passagem do som como aspecto físico, para o som como materialidade significante, produzindo efeitos.

Quais são os elementos da materialidade?

Portanto, é o conjunto das partes e do objeto e da forma da relação jurídica. Dos três elemento, o objeto da relação jurídica, consistente no dever de alguém de dar, fazer ou não fazer alguma coisa constitui-se como a essência da materialidade.

Qual a importância da materialidade?

A Materialidade consiste no processo de conhecimento da organização dos assuntos mais relevantes para ela conforme a estratégia de negócios e a percepção de impactos dos públicos com quem se relaciona, os stakeholders.

O que é Materialidade na dança?

Pensar a materialidade na dança é de alguma maneira engendrar-se no ser da dança: um corpo-por-inventar, possível de entendimento somente em sua mobilidade, modificação e estrutura transitória.

A materialidade na Arte

40 questões relacionadas encontradas

O que é materialidade na pintura?

Materialidade é quando a qualidade do material é trabalhado com tal potência que se torna a identidade do produto. Nesse caso a cor, a consistência, a densidade, a textura do material. Bem como as possibilidades e limitações formais são definidas pelo material utilizado.

O que você entende por materialidade em fotografia?

A materialidade da fotografia em películas e papéis demanda esse processo de preservação do espaço privado como algo sagrado. Desde o procedimento utilizado nos laboratórios para o surgimento das imagens até a forma de exibição das fotos em verdadeiros altares nas salas de estar.

Qual é a importância da materialidade na arte?

Em todo trabalho de arte sempre há a combinação de materiais. O suporte à podemos assim exemplificar, como o que suporta, segura, serve de sustentação para a obra de arte. ... Nas artes visuais o suporte mais comum é a tela de pintura, pois ela suporta o desenho, a pintura.

O que é princípio da materialidade?

O princípio da materialidade postula que toda a informação financeira que seja susceptível de influenciar a decisão dos utentes, deverá ser sempre avaliada considerando o rácio custo-benefício quanto à sua produção.

O que é materialidade na educação infantil?

São meios de comunicação e expressão, onde a criança se mostra ativa em um ambiente onde o inventar é valorizado e desejável.

O que é materialidade no desenho?

Falar de materialidade do desenho implica olhar profundamente através das camadas que o constitui, percebendo as diferentes matérias que se originam de ações precisas e estão no mesmo espaço/ tempo.

Quais são os elementos técnico na linguagem da dança?

Segundo a pesquisadora Judith Lynne Hanna, os elementos da linguagem da dança, que combinados permitiriam a compreensão da dança de acordo com o estilo, a escola ou mesmo a função, são: Espaço: direção, nível, amplitude, foco, ordem e forma. Ritmo: tempo, duração, ênfase e compasso.

Como é a materialidade na arte contemporânea?

O processo criativo da artista gera uma transformação dos elementos que estão decodificados na materialidade da obra, seus elementos simbólicos. Desta forma, os conceitos presentes em cada símbolo pertencente aos elementos da obra fazem com estes modifiquem-se e evoluam.

O que é imaterialidade na arte?

Característica do que é imaterial, ou seja, é aquilo que não se constitui de matéria. Exemplo de uso da palavra Imaterialidade: Imaterialidade é tudo aquilo que se sente ao ver uma obra de arte, criada por um artista, pintor!

Como um artista experiente trabalha com a materialidade?

O material recolhido pelo pesquisador são documentos que evidenciam o trabalho do artista na manifestação de sua materialidade. Esse material pode ser exposto a diferentes olhares, que podem revelar outros ângulos de análise e diferentes interesses exploratórios, oferecendo novas interpretações.

O que significa corpo como suporte?

Trata-se de uma modalidade artística que toma o corpo do ser humano como suporte para a criação de obras ou como veículo de expressão. O surgimento do body art se deu por volta dos anos 60 nos Estados Unidos e também na Europa. O artista pode usar seu próprio corpo como tela ou o corpo de um modelo também.

O que é materialidade na contabilidade?

Para fins das normas de auditoria, materialidade para execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor, inferiores ao considerado relevante para as demonstrações contábeis como um todo, para adequadamente reduzir a um nível baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não ...

Em que consiste o princípio da materialização do fato?

Pelo princípio da materialização do fato (nullum crimen sine actio), o Estado só pode incriminar condutas humanas voluntárias, isto é, fatos, nunca condições internas ou existenciais. Consagra-se, com isso, o Direito Penal do fato, característica que levou o STF a declarar a inconstitucionalidade do art.

O que é materialidade financeira?

Materialidade pode ser definida como a relevância dos diferentes fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) para determinada empresa ou setor. Para alguns, essa materialidade, ou relevância, é medida pela régua da performance financeira.

Qual é a importância da linguagem visual para a história da arte?

Mas linguagem visual não é apenas um sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos e pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos; é também um meio de apreender conceitos, de ampliar e de produzir conhecimento do mundo físico e cultural, e um instrumento de formação de consciência.

Quais são os elementos básicos da arte?

Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.

Qual o nome da arte que movimenta o corpo?

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música.

O que é hibridismo na fotografia?

A fotografia híbrida é a mistura da fotografia impressa com outras técnicas artísticas, cujo objetivo é criar uma nova camada de sensações e significados. O termo híbrido foi emprestado da Biologia, normalmente utilizado para falar sobre a mistura entre espécies de plantas e animais.

O que é o hibridismo na arte?

No campo das artes, o hibridismo ocorre em diversos níveis, desde o cruzamento de estilos até o cruzamento de materiais. Segundo Cattani, o híbrido na Arte apresenta a característica de fusão, em que os elementos constituintes da obra se perdem para dar origem a um terceiro elemento.

Onde encontramos imaterialidade na arte?

A Arte usando Novas Tecnologias da Informação, gerada electronicamente, é outro exemplo da imaterialidade na Arte. Os progressos obtidos nas Novas Tecnologias da Informação, quer de hardware, quer de software desempenharam um papel significativo na emergência do que é actualmente chamado a New Art Media.

Artigo anterior
Como é feito o cálculo do Pis 2020?
Artigo seguinte
Como Trollar alguém online?