Como substituir ou?

Perguntado por: Martinho Raúl de Melo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

Indica uma alternativa:
  1. ou então. Exemplo: Vou de carro ou de táxi. ...
  2. ou...ou, ora... ...
  3. talvez, quiçá, quem sabe, possivelmente, eventualmente. ...
  4. isto é, ou seja, ou melhor, quer dizer, digo, melhor dizendo, assim dizendo, em outras palavras, em outros termos, de outra maneira, de outro modo, por outra forma.

O que posso usar no lugar de ou seja?

1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra. Exemplo: Isto é uma palavra oxítona, ou seja, tem a última sílaba como sílaba tônica.

Como substituir mais ou menos?

1 aproximadamente, cerca de, por volta de, perto de, em torno de, por alto, grosso modo, sensivelmente. Indica não totalidade: 2 algo, um pouco, um tanto, um bocado, parcialmente, moderadamente, relativamente, quase.

O que pode substituir Contudo?

Todavia; não obstante. 3. Apesar disso; ainda assim.

O que substituir o Pará?

1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em. Exemplo: Eu vou agora para a empresa. Preposição que indica proximidade: 2 prestes a, quase a, na iminência de, próximo de, a ponto de.

Como substituir ou trocar o chuveiro!

27 questões relacionadas encontradas

Como usar a qual?

À qual: quando usar? À qual é utilizado quando há alguma situação que exija a presença da preposição a, como verbos, adjetivos e substantivos que estabelecem regência com essa preposição. Havendo a presença do artigo e da preposição, ocorre a seguinte flexão em gênero e número: à qual, às quais, ao qual, aos quais.

O que substitui o pronome que?

O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

Como usar contudo na frase?

Contudo é uma conjunção coordenativa adversativa, usada para ligar orações, transmitindo uma ideia de oposição. Sendo uma conjunção, é invariável. É obrigatório o uso de uma vírgula antes da palavra contudo, caso esta não apareça no início da frase. Contudo é sinônimo de mas, porém, todavia e no entanto, entre outras.

Quando posso usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

O que significa contudo em uma frase?

Contudo é um advérbio com o sentido de «no entanto; todavia»: Comprei dois livros, contudo, ainda não os li. Com tudo significa «com todas as coisas»: Vi-me atrapalhado com tudo o que tinha para fazer.

O que é uma coisa mais ou menos?

A resposta do arquiteto e designer alemão Ludwig Mies van der Rohe foi: «menos é mais». Este famoso lema teve sucesso ao instalar, desde as primeiras décadas do seculo XX, a ideia de que as coisas simples são melhores que as complexas, que o adorno é sempre demasiado.

O que quer dizer mais ou menos?

Para além do que foi dito anteriormente; ainda em cima. Aproximadamente. Nem bem nem mal, podendo exprimir dúvida ou hesitação.

É mais ou menos ou mas ou menos?

É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

O que é outrossim exemplos?

Significado de Outrossim

advérbio Da mesma maneira; do mesmo jeito ou da mesma forma; idem, igualmente: o remédio tem eficácia, outrossim o tratamento.De modo equivalente; também: entrou na empresa para trabalhar com custos e, outrossim, para saber dos prejuízos.

Que tipo de conjunção e outrossim?

Para quem não sabe, outrossim significa "além disso". É aditiva. É preciso conhecer bem as conjunções: porque explica ou introduz a causa; se indica uma condição; portanto conclui; para que indica a finalidade; embora introduz uma concessão.

Tem vírgula depois de Outrossim?

5. Para isolar certas palavras e expressões explicativas, corretivas, continuativas ou conclusivas, tais como: por exemplo, além disso, isto é, a saber, aliás, digo, ou melhor, outrossim, então etc. (neste caso a vírgula é obrigatória).

Pode-se iniciar uma frase com Contudo?

Os advérbios conetivos contudo, porém, todavia, assim como a locução no entanto, caracterizam-se por ter mobilidade na frase, podendo ocorrer no seu início.

Pode começar uma frase com Contudo?

As outras assim chamadas conjunções adversativas [portanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante] são na verdade “advérbios que estabelecem relações interoracionais ou intertextuais” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2001:322), podendo por isso dar início a um novo parágrafo, ao contrário de mas e porém.

Como por exemplo frases?

ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.

Como evitar usar o quê?

Queísmo: 5 dicas práticas para não repetir o “QUE”
  1. 1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ...
  2. 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ...
  3. 3) Inverta a ordem da frase. ...
  4. 4) Use o pronome oblíquo. ...
  5. 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ...
  6. Exercício para combater o queísmo.

Como substituir o uso do que na redação?

Nesse pequeno período, nós tivemos três ocorrências do pronome “que”. A sugestão da prof. Priscilla para melhorar o texto seria começar pela substituição da frase “que gravou a matéria” pela “autor da matéria”. Podemos trocar “que desagradou o público”, por “rejeitado pelo público”.

Em que ou o qual?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é o sinônimo de mais?

8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás. Exemplo: Ele não é de confiança e, mais, não estou interessada. Indica preferência: 9 melhor, antes, de preferência, preferentemente, preferencialmente, preferivelmente.

Artigo anterior
Como transformar litros em gotas?
Artigo seguinte
O que causa o preconceito social?