O que é a loucura para a psicologia?

Perguntado por: Iris Yasmin Leite Neto Leite  |  Última atualização: 22. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

A loucura ou insanidade é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade ou a realização de coisas sem sentido. É resultado de algum transtorno mental.

O que a psicologia fala sobre a loucura?

A concepção teórica da Saúde Mental percebe a loucura essencialmente como um fenômeno de intolerância e exclusão da vida social, em que surge um rechaço do louco por ele ser visto como doente mental, o que conduz a uma internação hospitalar mesmo contra sua vontade, com o fim de ser isolado.

O que é a loucura para a psicanálise?

A loucura deixa de ser vista como desrazão e passa a ser compreendida definitivamente como doença mental. Assim, abrem-se as portas para a sua escuta, sobretudo, quando no século XIX efetivam-se os entrecruzamentos entre Psiquiatria e Psicanálise.

Qual é o conceito de loucura?

Doidice, acto descontrolado ou irreflectido .

O que leva uma pessoa à loucura?

A Loucura é um problema de ordem psiquiátrica que implica numa disfunção psíquica. A loucura vem de questões genéticas como a esquizofrenia como também através de uso de substâncias químicas que podem levar a desenvolver um transtorno mental. Filosofar não trás adoecimento mental.

Vocês dois se espionam... haverá concretização nesse amor?🔺️ ❤️‍🔥

40 questões relacionadas encontradas

Quem definiu a loucura?

A frase “Insanity is doing the same thing over and over again but expecting different results” (“Loucura é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”) é frequentemente atribuída a Albert Einstein.

Quais os tipos de loucuras que existe?

Os Transtornos Mentais mais comuns no Brasil
  • Ansiedade. ...
  • Depressão. ...
  • Transtornos Alimentares. ...
  • Transtorno Bipolar. ...
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Estresse pós-traumático. ...
  • Transtorno de personalidade Borderline.

O que é loucura para a sociedade?

Loucura é considerado tudo aquilo que ultrapassa os limites socialmente aceitos, que ultrapassa o que alguém consegue sustentar e acaba incomodando, não é à toa que os “loucos” foram separados de todo o restante considerado normal, mas afinal, quem é o louco?

Qual a diferença entre um louco é um esquizofrênico?

O delírio se caracteriza por uma visão distorcida da realidade. O mais comum, na esquizofrenia, é o delírio persecutório. O indivíduo acredita que está sendo perseguido e observado por pessoas que tramam alguma coisa contra ele.

O que é loucura para Lacan?

A loucura é a “virtualidade permanente de uma falha aberta em sua essência” (LACAN, [1950] 1998, p. 177.

O que é a loucura para a filosofia?

A loucura pode ser entendida de diversas maneiras: como uma perda de consciência de si, de sua existência e lugar no mundo; como uma doença, um estado mental decorrente de uma alteração do cérebro; um desequilíbrio ou desvio com relação às normas sociais; dificuldades emocionais decorrentes de um contexto familiar ou ...

Qual a diferença entre psicose é loucura?

Normalmente o psicótico não percebe que perdeu por completo a noção do pensamento, percepção ou julgamento. A psicose é denominada “loucura” ou comportamento de “louco”.

Quando surgiu o termo loucura?

Já nos fins da Idade Média ao século XVI o conceito de loucura começa a divergir com o que se pensava na Grécia Antiga. Inicia-se nesse período a ruptura entre razão e desrazão. A desrazão criaria, de certa forma, a própria razão.

O que é a loucura no pensamento de Foucault?

Foucault reflete sobre a existência de uma produção de formas de relação com a loucura, mais especificamente a produção da loucura como “alienação mental” e posteriormente como “doença mental”, que transformam a experiência que se tinha da loucura na época clássica.

Qual é a importância de se compreender a loucura?

1)Qual a importância de compreender a loucura? R: Reside na possibilidade de se poder desnaturalizar as condições e refletir acerca da pratica que são realizadas na assistência de se agir perante a mesma 2)O que ocorre com o indivíduo que e rotulado de louco?

O que é a loucura moral?

Em 1835, o conceito de loucura moral (moral insanity), tendo como substrato psicológico uma “perversão mórbida dos sentimentos naturais, dos afetos, das inclinações, do humor, dos hábitos, das disposições morais e dos impulsos naturais, sem qualquer alteração notável, ou defeito, da inteligência, das faculdades do ...

Como a loucura é vista na sociedade?

Foucault argumenta que a loucura não é uma doença mental, mas uma construção social que varia de acordo com o tempo e o lugar. Ele sugere que, ao longo da história, a loucura foi vista de diferentes maneiras e que a forma como a sociedade trata os loucos reflete seus valores e crenças.

Qual é o transtorno mental mais raro?

Delírio de Capgras

Para quem tem o delírio (ou síndrome) de Capgras, não é bem assim. Quem sofre com os episódios desta doença sabe que conhece determinada expressão, mas não acredita nela. É como se a pessoa, o objeto, ou até mesmo o animal “original” tivesse sido substituído por uma "cópia impostora".

Qual é o transtorno mental mais comum?

A depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Globalmente, estima-se que 300 milhões de pessoas são afetadas por essa condição.

O que é surto de loucura?

Um surto se caracteriza por alterações repentinas de comportamento, alucinações, delírios e reações desproporcionais à realidade são os principais sintomas de um surto psicótico, é um episódio de dissociação psíquica no qual a pessoa perde a noção da realidade e se torna incapaz de pensar racionalmente.

O que significa a palavra loucura na Bíblia?

Na visão cristã, ser ""louco"" na Bíblia é ser alguém que não reconhece a sabedoria divina e age de forma contrária aos princípios cristãos. A loucura é vista como uma falta de entendimento espiritual e uma recusa em seguir os caminhos de Deus.

Como a loucura era percebida antigamente?

Em tempos de Inquisição a loucura era considerada como manifestações do sobrenatural, demoníaco e até satânico, e tinha como expressão bruxaria e com o forte poder da igreja o movimento de caça as bruxas comandado pela Inquisição tinha o objetivo de manter a aceitação da crença religiosa.

Como a loucura era vista na antiguidade?

Na antigüidade a loucura era considerada como uma manifestação divina. O ataque epiléptico , intitulado a doença sagrada, significava maus presságios quando ocorria durante os comícios.

Artigo anterior
O que significa United em brasileiro?
Artigo seguinte
Quando os pais são A+?