O que é a Lei da Transparência?

Perguntado por: Joana Luísa Sousa Faria  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)

A Lei Complementar nº 131, também conhecida como Lei da Transparência ou Lei Capiberibe, é uma lei brasileira, sancionada em 2009 pelo ex-presidente Lula: a lei obriga a União, os Estados e os municípios a ...

O que significa a Lei da Transparência?

A Lei da Transparência (LC 131/2009) foi criada para divulgar em tempo real a receita e despesas de toda entidade pública (com o prazo máximo de 24h) em um site na internet.

O que diz a Lei de Acesso à Informação?

A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Qual a diferença entre acesso à informação e Lei da Transparência?

Primeiramente, a Lei de Transparência tem um escopo bem menor, já que se trata apenas do aspecto financeiro, enquanto a Lei de Acesso à Informação aborda, literalmente, qualquer assunto que o público tenha interesse. Outra grande diferença é em relação à atividade e passividade.

Quem fez a Lei da Transparência?

Quem criou o portal da transparência foi João Alberto Rodrigues Capiberibe, que também é conhecido como “Capi”, é o autor da Lei complementar 131.

Você sabe o que é a Lei da Transparência? | Política Sem Mistérios, por Milton Monti

45 questões relacionadas encontradas

Como surgiu a transparência pública?

A ideia de transparência na gestão pública é fruto da disseminação na sociedade da chamada cultura do acesso, que prega a necessidade de agentes públicos se conscientizarem de que toda informação pública é de propriedade do cidadão, cabendo ao Estado disponibilizá-la.

Como foi criado o Portal da Transparência?

O Portal da Transparência foi criado em novembro de 2004 para viabilizar o acompanhamento efetivo e facilitado, pelo gestor público e pelo cidadão, da execução financeira de todos os programas e ações do Governo Federal.

Qual a diferença entre a lei da transparência LC 131 2009 e a Lei de Acesso à Informação LAI )?

Qual é a diferença entre a Lei da Transparência (LC 131/2009) e a Lei de Acesso às Informações (Lei 12.527/2011)? ... A Lei da Transparência é uma Lei Complementar que altera a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que se refere à transparência da gestão fiscal.

Quais as informações disponíveis no Portal da Transparência?

Dentro desse universo, são disponibilizados dados sobre: Orçamento Anual; Receitas Públicas; Despesas Públicas; Recursos Transferidos; Gastos por Cartão de Pagamento; Áreas de Atuação do Governo; Programas de Governo;Benefícios aos Cidadãos; Programas e Ações Orçamentárias; Emendas Parlamentares; Órgãos do Governo; ...

Qual a diferença entre transparência ativa de transparência passiva?

A transparência ativa é a divulgação de informações por iniciativa do próprio órgão público, sem que sequer tenha sido solicitada pelo administrador. Difere-se da transparência passiva, uma vez que na passiva, o cidadão só obteve as informações após requerer à Administração Pública.

Quais os princípios da Lei de Acesso à Informação?

Lei Brasileira de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).

A Lei de Acesso à Informação (LAI) é considerada um divisor de águas em matéria de transparência pública, pois, dentre outros princípios, define que o acesso à informação é a regra, e o sigilo, a exceção.

O que é a Lei de Murphy?

As principais Leis de Murphy:

* Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

O que significa acesso à informação?

A Lei de Acesso à Informação, ou LAI, é uma lei federal que permite a qualquer pessoa, seja física ou jurídica, solicitar informações públicas das esferas municipais, estaduais e federais. Foi promulgada em 18 de novembro de 2011 e é encontrada na Constituição Federal pelo número 12.527.

Para que serve a transparência pública?

Esse é o principal objetivo da transparência na administração pública: Dar a qualquer cidadão o direito e a possibilidade de ter clareza de como o dinheiro pago nos impostos é utilizado: pagar funcionários públicos, executar obras, quitar dívidas, entre outros usos.

Quais são as principais leis que regulamenta a transparência pública no Brasil?

Leis
  • Lei nº 13.978, de 17 de janeiro de 2020. ...
  • Lei nº 13.898, de 11 de novembro de 2019. ...
  • Lei Complementar nº 156, de 28 de dezembro de 2016. ...
  • Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. ...
  • Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009 - Lei Capiberibe.

Qual a finalidade é objetivo do Portal da Transparência?

O principal objetivo do Portal da Transparência é ser uma ferramenta que permita ao cidadão conhecer, questionar e atuar, também, como fiscal da aplicação de recursos públicos. Acreditamos no papel da sociedade na fiscalização do Estado, ou seja, no Controle Social.

Quais são os órgãos de fiscalização quanto à aplicação dos recursos públicos apresentados no Portal da Transparência?

Na esfera federal, esse papel é exercido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), que é o órgão federal responsável pela defesa do patrimônio público e pelo incremento da transparência da gestão.

Como saber o valor do salário de um funcionário público?

Por meio do site “Portal da Transparência”, qualquer cidadão pode acessar o salário dos servidores a partir do nome, CPF, órgão de exercício ou de lotação, função ou cargo - veja o site.

O que estabelece a Lei Complementar 131 09 transparência?

Conforme definido pela LC 131, todos os entes possuem obrigação em liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orça- mentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

O que é a LC 131 2009?

A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, inovando ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito ...

O que trata a Lei Complementar 131 também conhecida como Lei da Transparência que foi sancionada em 2009?

Resumo: A Lei Complementar 131, de 2009, é instrumento criado para aumentar a transparência dos gastos públicos por meio de determinação da disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas da execução orçamentária e financeira de todas as esferas de governo. ... Base da Legislação Federal do Brasil.

Porque foi criada a Lei de Acesso à informação?

Recebido pela Câmara dos Deputados, o texto do anteprojeto foi convertido no Projeto de Lei nº 5.228, de 2009, passando a tramitar apensado ao Projeto de Lei nº 219, de 2003, após requerimento do Deputado Reginaldo Lopes.

O que pode ser pedido com base na Lei de Acesso à Informação?

De acordo com o art. 10 da Lei 12.527/2011, qualquer pessoa, natural ou jurídica, pode apresentar pedido de acesso a informações a órgãos e entidades públicos, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

Quem pode solicitar informações Lei de Acesso à Informação?

Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

O que são informações pessoais?

Informações pessoais são aquelas relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável, cujo tratamento deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais.

Artigo anterior
O que significa termo de arrolamento?
Artigo seguinte
Para que servem os relatórios contábeis?