O que é a L1 no contexto da surdez?

Perguntado por: Filipa Fonseca Miranda  |  Última atualização: 26. November 2024
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Para Goldefeld (2002), os surdos na ausência ou falta da Libras (L1) desenvolvem comunicação baseada em alguns gestos naturais ou mímicas com seus familiares ou amigos próximos, mas não uma língua efetivamente.

O que é L1 para os surdos?

A educação bilíngue refere-se ao uso de duas línguas para se comunicar, no caso de indivíduos surdos, L1(primeira língua) língua de sinais e L2 (segunda língua) língua oficial do país.

Como acontece a aquisição da L1 e L2 pela criança surda?

A L2 é a aquisição de uma língua escrita que representa a oral-auditiva, enquanto que a L1 é a representação através da linguagem de sinais; da mesma forma que crianças ouvintes adquirem, normalmente, uma língua estrangeira como segunda língua, a criança surda aprende a sua língua “materna” de forma escrita como ...

Que as crianças surdas aprendam duas línguas a Libras como L1 e o português como L2 na modalidade escrita?

O Surdo que tem a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) é considerado bilíngue. Para que o aluno Surdo alcance essa condição de bilingüismo, é necessário que as escolas ofereçam uma educação bilíngüe (Libras /Português), utilizando os métodos pedagógicos do Bilingüismo.

Qual é o objetivo do ensino da L2 português para pessoas surdas?

Com base na concepção discursiva de língua, o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases, daí a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais.

Módulo 6 | 1/15 - Introdução à surdez e Libras no contexto da saúde

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Qual a importância da aquisição de L2 para surdo?

As pesquisas sobre a aquisição da escritura e da leitura de L2 mencionam a importância da leitura silenciosa em oposição a leitura “oral”. Normalmente, as escolas que permitem o uso de sinais em sala de aula na educação de surdos fazem a leitura “oral” - português sinalizado - do texto1.

Por que português é considerada L2 ou segunda língua adquirida pelos surdos?

Além da aquisição da primeira língua (L1), a criança surda, dependendo do lugar e das pessoas de convívio, também acaba por adquirir a língua oral dos ouvintes que a cercam, como segunda língua (L2) – nesse caso, o acesso ao input pode ser pela orali- zação ou por meio da língua escrita.

Qual a diferença entre L1 e L2 para surdos?

Essa proposta de aprendizagem para pessoas surdas tem como premissa a possibilidade de propiciar a esse grupo minoritário a aquisição e uso da Libras como primeira língua (L1) e a modalidade escrita da LP como segunda língua (L2).

Como se dá a aquisição da linguagem da criança surda a aquisição de Libras como L1 e a aquisição do português como L2?

A aquisição da Língua de Sinais pelos surdos ocorre de forma semelhante a aquisição de língua oral pelos ouvintes. Inicialmente os surdos vão adquirir a L2 até conseguirem internalizar as regras de sua língua. Porém,isto só acontecerá naturalmente se o surdo tiver contato com os seus pais.

Qual tipo de escola em se tratando de um aluno surdo tem como L1 língua de instrução a Libras e como L2 segunda língua o português na sua forma escrita?

Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Oriundo do PL 4.909/2020, apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), o texto foi aprovado em maio pelo Senado e em 13 de julho pela Câmara.

Quais são as fases da aquisição de linguagem em crianças surdas?

A aquisição da Língua de Sinais ocorre, de acordo com a autora, em quatro estágios, sendo estes: o estágio pré-linguístico, o estágio de um sinal, o estágio das primeiras combinações, e por fim o estágio das múltiplas combinações.

Como uma criança surda aprende?

A criança surda aprende através da percepção visual, a visão lhes proporciona a aprendizagem, já o ouvinte escuta e reproduz através da fala. Nesse contexto, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n.

Qual deve ser a primeira língua do surdo?

Projeto determina o uso de Libras como primeira língua no ensino de surdos.

Como deve ser feita a avaliação de um texto escrito em português l2 por um aluno surdo?

Que a primeira língua do surdo é a Língua Brasileira de Sinais e a avaliação da aprendizagem ideal deve ocorrer na língua natural do aluno. Mas, caso não haja recurso para isso, a avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa escrita deve ser objetiva e com bastante aspectos visuais relacionados ao texto.

Qual a melhor metodologia de ensino para os alunos surdos?

Na metodologia da Pedagogia Surda busca-se o aprendizado de alunos surdos por professores surdos. É o método preferido pelos alunos surdos, pois se baseia numa transferência de cultura e experiências vivenciadas por pessoas que tiveram e têm as mesmas dificuldades.

Como ensinar Libras para alunos surdos?

Então, a melhor forma de se ensinar a LIBRAS para ele é fazendo a relação das imagens que ele já tem em mente com os sinais da LIBRAS. Exemplo: se você quer ensinar a criança a como pedir para ir ao banheiro, pode mostrar a ela um desenho ou uma foto de um vaso sanitário e, depois, fazer o sinal de banheiro.

Qual a primeira língua L1 ou língua materna do surdos?

Para os surdos, a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua (L1) propicia o desenvolvimento linguístico, cognitivo, psicológico e social tornando-os indivíduos constituídos integralmente, pois enquanto língua oportuniza a comunicação, a socialização, a formação de conceitos e a ...

Como se dá o processo de alfabetização do aluno surdo?

Um dos processos mais importantes na alfabetização de alunos surdos é o percurso semiótico, que é o estudo de signos ou significações, já que entendemos que a Língua Brasileira de Sinais são signos com significados e estes fazem com que pessoas surdas possam se comunicar e viver em sociedade.

Como se inicia a aquisição da linguagem para os ouvintes e os surdos?

O estágio de um sinal inicia por volta dos doze meses na criança surda e percorre um período até por volta dos dois anos. Estudos mostram que a criança surda, filha de pais surdos, inicia o estágio de um sinal por volta de 6 meses, enquanto que uma criança ouvinte iniciaria a linguagem oral em torno dos 12 meses.

Qual a diferença entre L1 e L2?

Para o estudo de idiomas, L1 é a língua materna do estudante, aquele idioma falado no seu país de origem. O conceito de L2, por sua vez, engloba todas as outras línguas aprendidas pelo estudante.

O que é Libras como L2?

O aluno não surdo durante o processo de aquisição de Libras como L2 utilizará as referências de regras internalizadas da sua língua para nortear o seu aprendizado na língua de sinais. Quando a criança é exposta a sua L1, a aquisição ocorre espontaneamente e de forma natural.

Qual a linguagem de sinais para surdos?

A partir do trabalho de Huet e dos sinais utilizados pelos surdos no Brasil, desenvolveu-se a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras. Huet deu início à Educação de Surdos com base na visualidade dos surdos.

Quais são as duas línguas envolvidas na educação bilíngue dos surdos brasileiros?

Sobre a Lei 14.191 de 2021. A mudança na LDB, a partir da Lei 14.191 de 2021, insere o ensino bilíngue para as pessoas surdas nas escolas, a fim de torná-lo uma modalidade independente, estabelecendo a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda.

Qual é o papel do português no bilinguismo surdo?

A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo. Já a língua portuguesa, possibilitará o fortalecimento das estruturas lingüísticas, permitindo acesso maior à comunicação.

Como trabalhar Língua Portuguesa com surdos?

Utilizar cartazes com a representação de palavras em Libras e em Língua Portuguesa é uma ação que ajuda a por as crianças com deficiência auditiva em contato com a Língua Portuguesa escrita desde cedo - já que a apreensão desta língua é visual para o aluno surdo.

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