O que é a inflação inercial?

Perguntado por: Samuel Melo de Vaz  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

A inflação Inercial, ou teoria da inflação inercial, desenvolvina no Brasil no começo da década de 1980, refere-se à ideia de memória inflacionária, onde o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura.

O que foi a inflação inercial?

A Inflação Inercial é o processo automático de realimentação de preços. Resumidamente, é quando o índice de inflação é a soma da inflação passada, mais a expectativa da inflação futura. A Inflação Inercial é o processo automático de realimentação de preços.

Qual é a causa da inflação inercial?

Inflação inercial

Basicamente, é causada por questões especulativas. A falta de confiança por parte do mercado gera um círculo vicioso no qual há a indexação da economia. Em outras palavras, índices de inflação são criados, servindo de reajuste de salários e preços e causam uma espiral inflacionária.

Qual o diagnóstico da inflação inercial?

A inflação inercial é um diagnóstico menos difundido da inflação, todavia tem um caráter explicativo importante, sobretudo no caso brasileiro. A inflação inercial se refere à memória inflacionária. Ou seja, a inflação atual é decorrente do índice passado somado a expectativa de inflação futura.

Quais são os 3 tipos de inflação?

Tipos de inflação
  • 1) Inflação de demanda. Aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.
  • 2) Inflação de custo. ...
  • 3) Inflação estrutural. ...
  • Videoaula relacionada:

O que é INFLAÇÃO INERCIAL? De onde vem e COMO CONTROLAR?

26 questões relacionadas encontradas

Quantos e quais são os tipos de inflação?

Os principais tipos de inflação envolvem conceitos como inflação de demanda, de oferta, de custos, estrutural, espiral, global, inercial, monetária, estagflação e hiperinflação.

Quais são os quatro tipos de inflação?

Quais os principais tipos de inflação?
  1. Inflação Inercial. Em outras palavras esse tipo de inflação é a mega acumulada, aquela que aumenta gradativamente, também chamada de memória inflacionária. ...
  2. Inflação da Demanda. ...
  3. Inflação da Oferta. ...
  4. Hiperinflação. ...
  5. Estagflação. ...
  6. Inflação Espiral. ...
  7. Inflação Estrutural.

O que fazer para conter inflação inercial?

Como combater a inflação inercial (indexação)
  1. O indexação é uma forma de proteger sua reserva de valor. ...
  2. A compra de bens de consumo duráveis e imóveis envolve, entre outras coisas, acordos de antecipação de receita para o lado do comprador, e postergação para o lado do vendedor.

Qual era o diagnóstico das causas da inflação durante os anos 80?

Os fatores que concorreram para essa crise foram a reversão do financiamento externo, a queda dos preços das exportações e as elevadas taxas de juros internacionais.

Como você analisa o fenómeno da inflação?

A inflação é um fenômeno econômico caracterizado pela alta generalizada e persistente dos preços. É importante entender que a variação nos preços é comum em qualquer economia. Os preços oscilam por conta dos próprios movimentos de mercado. Quando a população tem mais dinheiro para consumir, os preços tendem a subir.

Qual é a principal causa da inflação?

"A inflação pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), pode ter causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) e pode ter uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços)."

Quais os principais motivos para o aumento da inflação?

As causas da alta de preços

Inflação monetária: emissão de dinheiro fora do controle por parte do governo. Este é o conceito correto de inflação. Inflação de demanda: demanda por produtos (aumento do consumo) maior do que a capacidade de produção do país.

Quais são as causas da inflação quais os principais índices de inflação?

O que causa a inflação? Há diversos motivos que podem fazer com que os preços a economia sejam aumentados. Os principais são: gastos públicos, cartéis ou monopólios, custos de produção, produção baixa, indexação da inflação e inflação inercial.

Qual a diferença entre inflação de demanda inflação de custos e inflação inercial?

A Inflação de Demanda é quase o contrário da Inflação de Custos. Ou seja, a alteração está na demanda, e não na oferta. Explicando melhor: quando aumenta a procura por determinado produto e a oferta não se altera, o preço sobe. A demanda, portanto, supera bastante a oferta.

O que é uma inflação galopante?

Por outro lado, a inflação é galopante (hiperinflação) se as subidas de preços forem muito elevadas; é rastejante se elas forem pequenas. De um outro ponto de vista, existe inflação aberta (ou declarada) quando há subida efetiva dos preços.

Qual o tipo de inflação dominante na economia brasileira?

A alta inflação inercial afinal dominava a economia brasileira. Entre 1980 e 1983, portanto, a inflação, que era crônica no Brasil, transformou-se em uma alta inflação inercial. Na inflação crônica já havia um componente inercial, que, a partir dessa transição, passa a ser dominante.

Como era a inflação na década de 80?

No Brasil, a hiperinflação ocorreu nos anos 80 e início dos anos 90, quando a inflação galopante chegou a superar os 80% ao mês – sim, ao mês. Ou seja, o mesmo produto chegava a quase dobrar de preço de um mês para o outro.

O que causou a crise de 1980?

É denominada crise da dívida no Brasil o episódio econômico experimentado pelo país durante as décadas de 70 e 80 do século XX de má gestão de dinheiro captado no exterior, e que por isso mesmo, fomentou a paralisação do crescimento econômico brasileiro por uma década inteira (a década de 80, conhecida como "década ...

Qual o diagnóstico da economia brasileira na virada dos anos de 1980 para os anos de 1990?

Desta forma, a desigualdade de rendimentos entre famílias, medida através do índice de Gini, eleva-se de 0,597 em 1980 para 0,603 em 1990, e a parcela da renda apropriada pelos 50% mais pobres da população cai de 12,2 para 11,7%.

O que fazer para conter a inflação de demanda?

Para controlar a inflação por demanda é necessário que o estado se utilize de políticas monetárias e econômicas, junto ao Banco Central. Essas medidas em sua maioria buscam diminuir a procura por bens e serviços.

O que controla a inflação?

Em geral o governo estabelece um Banco Central (BC) independente com um mandato de estabilidade de preços e determinando uma meta de inflação. Caberá ao BC manejar a política monetária (o oferta de moeda) com objetivo de manter a medida de inflação (o índice de preços) o mais próximo possível da meta.

O que significa as siglas INPC e IPCA?

A sigla INPC corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor. A sigla IPCA corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. A diferença entre eles está no uso do termo “amplo”. O IPCA engloba uma parcela maior da população.

O que foi o Plano Cruzado 1 e 2?

O Plano Cruzado foi um plano de estabilização econômica ocorrida durante o governo de José Sarney (1985 - 1990) com o controle da inflação como objetivo principal. Aconteceu em duas versões: o Plano Cruzado I e o Plano Cruzado II.

Qual país tem a menor inflação do mundo?

O IPCA (índice oficial de inflação do país) de 10,06% foi superado apenas pelas taxas de Argentina (51% até novembro), Turquia (36% até dezembro) e Estônia (12,1% até dezembro) na seleção de países acompanhados pela instituição multilateral.

Quais são os principais indicadores de inflação?

IPCA, IGP-M, IPC-S: Conheça os principais índices de inflação do Brasil.

Artigo anterior
Como começa uma crise de asma?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre um atendente e um vendedor?