O que é a importância do Natal?

Perguntado por: Gonçalo Nascimento de Assunção  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.

Qual é a importância de Natal?

O significado do Natal, muitas vezes esquecido, entretanto, é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração acontece, há mais de 1600 anos, no dia 25 de dezembro, conforme estipulou, no ano de 350, o Papa Julio I.

Qual é o verdadeiro sentido do Natal?

O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu.

Qual o real sentido do Natal?

O verdadeiro Natal acontece para aquele que adota Cristo em sua vida como força motivadora, dinâmica e vivificante. O Natal é uma época movimentada.

Por que o Natal é uma data importante?

Essa festa celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu no ano 1 d.C., em Belém, cidade localizada na atual Palestina. O Natal é uma comemoração tradicional que surgiu nos primórdios da Igreja Católica e reúne elementos e símbolos que são originários tanto na cultura cristã quanto em cultura pagã.

O Verdadeiro significado do Natal

15 questões relacionadas encontradas

O que é o Natal reflexão?

O Natal, mais do que uma simples data no calendário, revela-se como um convite profundo à reflexão, despertando em nós a necessidade urgente de repensar nossas ações e SER, verdadeiramente, melhores uns para os outros da forma como Jesus nos ensinou.

O que o Natal nos proporciona?

O Natal nos lembra que Deus está ativamente trabalhando nos bastidores, moldando nossos caráteres e nos ensinando a encontrar alegria mesmo nas provações. Em meio às incertezas, descobrimos que há um propósito maior em cada desafio, proporcionando-nos uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.

O que a Bíblia fala sobre o Natal?

A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento. Ambas narrativas dizem que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro. Os evangelhos afirmam que Maria era virgem quando engravidou.

Qual é a história de Natal?

O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.

Qual a mensagem de Jesus para o verdadeiro sentido do Natal?

Celebramos o nascimento do Filho de Deus, o Criador, nosso Messias. Regozijamo-nos por ter vindo à Terra o Rei dos reis, que nasceu em uma manjedoura e viveu uma vida perfeita. Quando Jesus nasceu, a alegria nos céus foi tão grande que não pôde ser contida (ver Lucas 2:8–14).

O que significa o Natal para você e sua família?

A data está relacionada com a fé das pessoas e ao mesmo tempo com o amor ao próximo – independente de religião. O Natal é o momento do perdão, de avaliar o modo de vida e também de agraciar um ente querido.

Qual é a importância do Natal para a sociedade?

Acontece que o importante no natal não são os presentes nem tampouco o luxo das festas, mas sim relembrarmos o nascimento de Jesus Cristo, nosso salvador, aproveitando esse momento para agradecermos por nossas vidas, por nossas famílias, pela saúde, pelo trabalho, etc.

Porque o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: “25 de dezembro – natus Christus in Betleem Judeae.”, que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data – 25 de dezembro de 336 – é a primeira celebração do Natal registrada.

Por que o Natal é uma festa pagã?

A festa do Natal surgiu a partir das festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Neste período, os romanos celebravam a chegada do inverno. Eles cultuavam o Deus Sol e ainda realizavam festividades com o intuito de renovação.

Qual é a origem do Natal no Brasil?

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

Qual é a melhor mensagem de Natal?

Natal é tempo de perdoar, de amar e de receber a bênção de Deus, o nosso grande Pai. É tempo de se deixar guiar pelas luzes divinas e ser conduzido para o caminho do bem, da paz e da felicidade. Deixe o espírito do Natal entrar em sua vida. O Natal é amor, o Natal é família!

Porque Jesus não nasceu dia 25 de dezembro?

A verdade, entretanto, é que ele não nasceu num dia 25 de dezembro. "A teoria mais forte atualmente é que a data tenha sido escolhida para se contrapor à principal festa religiosa dos romanos, do Sol Invencível, que se dava na noite do dia 24", afirma Valeriano Santos Costa, diretor da faculdade de Teologia da PUC-SP.

Qual é o significado do Natal para os cristãos?

Natal foi e continua sendo uma festa para ser celebrada em família, porque Deus serviu-se de uma família para enviar seu filho entre nós, e foi em família que se celebrou o primeiro Natal. Natal é a Festa do encontro de gerações, é tempo de receber familiares, de matar a saudade, de dar e receber um abraço.

Como devemos viver o Natal?

Como viver o verdadeiro Natal de Jesus em nossas vidas?
  • Vivendo o verdadeiro amor: Jesus nos ensinou sobre o poder do amor ao próximo. ...
  • Generosidade que transforma: O verdadeiro espírito de Natal está intrinsecamente ligado à generosidade. ...
  • Simplicidade e significado: ...
  • Reflexão espiritual: ...
  • Faça o seu Dia de Retornar.

Qual a importância de passar o Natal em família?

Então, se o Natal é uma data que faz sentido de ser celebrada dentro das crenças e costumes da sua família, é uma excelente oportunidade para se criar essas tradições, que irão gerar memórias nas crianças, proporcionar uma valorização dos momentos compartilhados em família e fortalecer os laços com quem se ama", ...

Qual é o verdadeiro é mais profundo sentido do Natal?

O verdadeiro sentido do Natal reside na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador. O mistério natalino é que o Criador do mundo visitou sua criação na condição de criatura. Para os que creem, Jesus é Deus feito homem. Muitos não-cristãos também vivem o Natal.

Como devemos nos preparar para a vinda de Jesus no Natal?

Comece antes, comece agora! Reze o Santo Terço em família, leia na Bíblia as verdadeiras histórias do Natal para seus filhos, participe bem das Santas Missas durante este tempo, faça uma boa confissão e, nos últimos dias do Advento, reze a Novena de Natal com os seus.

Como é o Natal dos evangélicos?

Natal para os evangélicos

Os evangélicos também são cristão e creem no nascimento de Jesus Cristo. Eles celebram o natal com cultos em igrejas e orações em casas.

Artigo anterior
Como medir o grau de força muscular?
Artigo seguinte
Quem tem direito a 90 dias de aviso prévio?