O que diz a CLT sobre ponto facultativo?

Perguntado por: Paulo Moreira Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Ao contrário dos feriados, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não diz nada sobre os pontos facultativos. Como vimos, os empregadores são totalmente livres para conduzir suas atividades nesses dias.

E obrigado trabalhar no ponto facultativo?

Como vimos, os dias de trabalho em ponto facultativo são opcionais, e cada empresa deve decidir se terá ou não expediente. Mas, apesar do ponto facultativo só paralisar as atividades no setor público, o setor privado também pode aderir ao dia, e dispensar os seus funcionários para compensação de horas posteriormente.

O que vem a ser ponto facultativo?

Já o ponto facultativo é um dia em que o empregador tem autonomia para decidir se o trabalho será ou não suspenso de acordo com o calendário da empresa. Normalmente, as repartições públicas não abrem nos pontos facultativos.

Quando o feriado e ponto facultativo a empresa pode descontar?

Como o ponto facultativo é optativo, a empresa não é obrigada a pagar hora extra (desde que o colaborador cumpra a sua jornada regular). Porém, caso o profissional falte ao trabalho em dia de ponto facultativo, a empresa pode descontar o salário do profissional.

Quais são os pontos facultativos de 2021?

NotíciaFeriados de 2021 e pontos facultativos: veja calendário nacional
  • 1º de janeiro (sexta): Confraternização Universal.
  • 2, 3 e 4 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 2.
  • 21 de abril (quarta-feira): Tiradentes.
  • 1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho.
  • 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil.

Ponto facultativo x feriado: Entenda a diferença (#MED12)

39 questões relacionadas encontradas

Vai ser ponto facultativo dia 6 de setembro?

Este estabelece ponto facultativo nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual no dia 6 de setembro de 2021, em razão do Dia de Nossa Senhora da Vitória, celebrado anualmente no dia 8 de setembro.

Será ponto facultativo dia 6 de setembro?

Em razão do feriado de 7 de setembro, o Governo do estado de São Paulo publicou o Decreto nº 65.966 - 31/08, no Diário Oficial informando que na segunda-feira (06/09) será ponto facultativo nas repartições públicas do estado de São Paulo, desta maneira, o Detran.

Quais feriados a empresa deve pagar?

Lei nº 605/49: “Art. 9º – Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga”.

Quem decide se é ponto facultativo?

As datas que podem ser ponto facultativo são decididas por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União. Isso quer dizer que o órgão, antes do início de um novo ano, pode decidir quais feriados serão facultativos, por meio de portaria publicada.

O que é ponto facultativo 2022?

Feriados nacionais e pontos facultativos de 2022

1º de março, Carnaval (terça-feira, ponto facultativo); 2 de março, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas); 15 de abril, Paixão de Cristo (sexta-feira, feriado nacional); 21 de abril, Tiradentes (quinta-feira, feriado nacional);

Quem pode decretar ponto facultativo?

Normalmente este decreto é válido para os servidores das instâncias municipais, estaduais e federais dos governos, porém as empresas privadas também podem adotar esta medida. Cada esfera de governo é responsável por decretar os pontos facultativos referentes aos órgãos que integram a administração pública local.

Vai ter ponto facultativo no Carnaval 2022?

As festas oficiais do Carnaval 2022 foram canceladas e alguns estados suspenderam os pontos facultativos.

Pode trabalhar em ponto facultativo?

Geralmente, são datas comemorativas ou importantes para a história, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais. Por isso, são decretadas como ponto facultativo, o que significa que nesses dias pode-se optar por ter ou não expediente de trabalho.

Pode trabalhar no feriado de Corpus Christi?

De acordo com a advogada trabalhista Camila Cruz, se a atividade não é de interesse público, não tem exigência técnica específica ou não se enquadra nas atividades autorizadas a trabalhar no feriado, o empregado não é obrigado a trabalhar nessa data, mas deve ganhar mais.

Sou obrigado a trabalhar na virada do ano?

Quanto ao trabalho no Natal, ou seja, 25 de dezembro e no Ano Novo, 1º de janeiro, ambos são considerados como feriados nacionais, sendo assim, não devem ser trabalhados, ou seja, a empresa não pode cobrar a presença do trabalhador.

Como saber se é feriado ou ponto facultativo?

Qual a diferença entre ponto facultativo e feriado? Uma das principais diferenças entre o ponto facultativo e feriado, é que, nos dias de ponto facultativo, o expediente é opcional para as empresas do setor privado, porém nos feriados não. Por regra, as empresas devem parar suas atividades em um dia de feriado.

O que é ponto facultativo no serviço público federal?

Os pontos facultativos são oficializados pelos governos em decretos e consistem na dispensa de obrigatoriedade do funcionamento dos órgãos públicos em determinadas datas previamente acordadas, contanto que não haja prejuízos no serviço público.

Quais dias são considerados feriados para os efeitos legais?

São considerados também feriados religiosos os dias de guarda conforme o costume ou tradição local declarados em Lei Municipal, os quais não poderão ser em número maior do que 4 (quatro) dias no ano, já incluso neste, a sexta-feira da paixão de acordo com o art. 2º da referida lei.

Quem trabalhou no feriado antecipado tem direito a folga?

As regras para o período são as mesmas de um feriado comum. Ou seja, quem trabalha no feriado antecipado deve receber horas em dobro ou horas extras que vão para um banco de horas. Se a empresa escolher horas extras, as horas devem ir em dobro para o banco de horas e o funcionário deve tirar a folga em até seis meses.

Quando feriado cai no sábado a empresa tem que pagar?

Nestas circunstâncias, os empregados que desenvolvem sua jornada laboral em regime de compensação do sábado, de segunda à sexta-feira, quando o feriado recai no sábado, que, neste caso, é um repouso remunerado, não existe a necessidade de compensá-lo, pois, conforme preceitua o art.

O que vai funcionar Dia 6 de setembro de 2021?

Os serviços essenciais serão mantidos, como hospitais e feiras livres, mas outros atendimentos podem se ajustar a horários mais enxutos por conta da data. A vacinação contra a Covid-19 ocorrerá normalmente no fim de semana e na segunda-feira (6) na capital paulista.

O que vai funcionar Dia 6 de setembro?

Os serviços essenciais e de interesse público que tenham funcionamento ininterrupto terão expediente normal. Os servidores deverão compensar o ponto facultativo, de acordo com a jornada de trabalho a que estiverem sujeitos, com o limite de uma hora diária a mais.

O que funciona no Dia 6 de setembro 2021?

As agências bancárias devem funcionar normalmente nesta segunda-feira (6) em cidades onde não é feriado obrigatório, como é o caso da capital. Amanhã, no entanto, nenhum atendimento presencial será realizado nos bancos, mas os serviços online funcionarão normalmente.

Tem aula Dia 6 de setembro?

O dia 06 de setembro de 2021, véspera do Feriado de Independência, terá ponto facultativo em todo o Estado de São Paulo.

O que abre e fecha no feriado 6 de setembro 2021 em Limeira?

Confira o que abre e fecha no feriado de Independência em Limeira
  • Prefeitura de Limeira. Sem expediente na segunda (6) e terça-feira (7). ...
  • Jornal Oficial do Município. ...
  • Feiras Livres. ...
  • Coleta de Lixo. ...
  • Vacinação contra a Covid-19. ...
  • Pronto Atendimento. ...
  • Farmácia Municipal. ...
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Laboratório Municipal.

Artigo anterior
Para que serve o ensaio de limite de plasticidade?
Artigo seguinte
O que significa farofa na gíria?