O que é a hipoplasia do esmalte?

Perguntado por: Emanuel André Melo Nascimento Nogueira  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

A hipoplasia do esmalte define-se como formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte, podendo expor os túbulos dentinários, destacando-se como etiologia: deficiências nutricionais, hipocalcemia, trauma, eritroblastose fetal, infecções, ingestão de substancias químicas e alterações hereditárias.

Como ocorre a hipoplasia de esmalte?

A hipoplasia de esmalte é uma formação incompleta ou deficiente da camada que protege o dente, a matriz orgânica do esmalte. A hipoplasia ocorre quando o corpo não é capaz de produzir a quantidade suficiente da camada dura de esmalte nos dentes.

Como identificar hipoplasia de esmalte?

A hipoplasia do esmalte é uma formação incompleta ou deficiente da matriz orgânica do esmalte. Clinicamente, apresenta-se como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras, bem como, outras alterações na estrutura do esmalte, comprometendo a estética do sorriso.

É possível recuperar o esmalte dos dentes?

É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.

O que causa a perda do esmalte dos dentes?

Causadores da perda do esmalte dentário

- excesso de força durante a escovação; - uso de escovas duras; - abfração, quando há um defeito de contorno na união entre a coroa e raiz do dente; - traumas dentários.

HIPOPLASIA DE ESMALTE: CAUSAS E TRATAMENTOS (com Dr. Ramiro Murad)

25 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando se tem pouco esmalte nos dentes?

As facetas de porcelana e lentes de contato também são boas opções para tratar a perda do esmalte dentário. O procedimento é indicado para casos em que o problema já está muito extenso e a aparência do sorriso fica prejudicada.

O que é bom para fortalecer o esmalte dos dentes?

Veja sete dicas para fortalecer o esmalte dos dentes
  1. Diminua a ingestão de açúcar em alimentos e bebidas. ...
  2. Controle a ingestão de sucos cítricos, refrigerantes diet e energéticos. ...
  3. Incorpore ao cardápio alimentos que fortalecem o esmalte do dente. ...
  4. Durante a escovação, evite excessos.

Como diferenciar hipoplasia do esmalte de uma Amelogenese imperfeita?

A amelogênese imperfeita é uma alteração de caráter hereditário e a hipoplasia de esmalte, um defeito quantitativo do esmalte que ocorre em consequência de problemas sistêmicos, locais e hereditários, ou até da combinação dos mesmos.

Como é feita a microabrasão?

A técnica de microabrasão do esmalte divulgada por Croll & Cavanaugh3, foi descrita como um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração - cor, estrutura ou desmineralização -, é removida por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente ...

Quais fatores sistêmicos podem desencadear a hipoplasia de esmalte?

São fatores etiológicos sistêmicos: trauma ao nascimento, complicações durante e logo após o parto, fissuras labiopalatais, desordens nutricionais (deficiências das vitaminas A, C e D, cálcio e fósforo), distúrbios metabólicos (hipotireoidismo, hipoparatireoidismo, hipocalcemia, hiperbilirrubinemia, distúrbios gastro- ...

Quando o dente nasce sem esmalte?

A hipoplasia do esmalte dentário acontece quando o corpo não é capaz de produzir a quantidade suficiente da camada dura que protege o dente, conhecida como esmalte, fazendo com que surjam alterações na cor, pequenas linhas ou até que falte uma parte do dente, dependendo do grau da hipoplasia.

O que é hipoplasia e exemplos?

Definição de hipoplasia

Também chamada de hipolastia, a hipoplasia designa o crescimento insuficiente de um tecido ou órgão. Falamos, por exemplo, de hipoplasia pulmonar, hipoplasia da tireoide ou hipoplasia do seio.

O que seria hipoplasia?

É uma doença que afeta a formação dos tecidos de diversas partes do corpo, como o coração, o cérebro e até mesmo o sorriso. Quando este problema atinge a saúde bucal, o seu maior alvo é o esmalte dentário, parte externa protetora dos dentes e também é conhecida como o tecido mais mineralizado que temos.

Como remover a fluorose?

O tratamento de microabrasão de esmalte com ácido clorídrico 6% associado com carbeto de silício e, posteriormente, com clareamento em consultório odontológico utilizando-se peróxido de hidrogênio 35% é um método seguro e eficiente para a remoção de manchas de fluorose e a obtenção de uma cor uniforme do dente14.

Como tirar a fluorose do dente?

Fluorose dentária - tratamento

Um dos tratamentos de eleição é a microabrasão, um método muito pouco invasivo, pois produz um desgaste mínimo da superfície dos dentes, permitindo tirar apenas a parte superficial afetada.

Quanto custa um peeling gengival?

O custo do tratamento pode variar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil por arcada, dependendo do grau de pigmentação e da área a ser trabalhada. O pós operatório requer cuidados com a alimentação, que deve ser sem alimentos fibrosos, condimentados, ácidos, gordurosos.

Como diagnosticar amelogênese imperfeita?

As pessoas com esse tipo de amelogênese imperfeita geralmente têm a mordida aberta, em que os dentes da frente superiores e inferiores não se tocam quando a boca está fechada. A superfície dos dentes pode ter uma coloração que varia de branco opaco a castanho, com uma textura áspera, e pode haver sensibilidade ou dor.

O que é uma amelogênese imperfeita?

A amelogênese imperfeita é considerada um grupo heterogêneo de condições clínicas e genéticas, que afetam o esmalte dentário, ocasionalmente em associação a alterações em outros tecidos dentais, orais e extra-orais9.

Como diagnosticar fluorose?

O diagnóstico da fluorose dental requer uma inspeção adequada após limpeza e secagem de todos os dentes, sob iluminação apropriada. A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte.

Qual a vitamina para fortalecer os dentes?

Cálcio nos dentes e nos ossos

O cálcio e o fosfato se combinam durante o desenvolvimento dos dentes para formar a sua estrutura dura característica. A vitamina D desempenha um papel fundamental no equilíbrio da absorção de cálcio e fosfato pelo organismo, bem como da absorção de cálcio no desenvolvimento dos dentes.

Como tirar a transparência dos dentes?

A dentista revela que é possível reverter o quadro e trazer a cor natural dos seus dentes de volta com algumas medidas. “Podemos intervir desde que se observe a causa do problema, para escolher o tratamento mais adequado. Entre as soluções estão: melhorar a estética com resinas ou restaurações cerâmicas no local”.

Como fazer remineralização dos dentes?

As Sete Principais Maneiras de Remineralizar os Dentes
  1. Fique hidratado. ...
  2. Reduzir os alimentos que têm açúcar. ...
  3. Coma alimentos que são pH básico. ...
  4. Reduzir alimentos que são ácidos. ...
  5. Usar pasta de dentes fluoretada. ...
  6. Enxágüe depois de comer. ...
  7. Goma de mascar.

O que é hipoplasia em bebê?

Quando há uma redução do fluxo sanguíneo recebido pelo corpo, o coração, o cérebro e outros órgãos vitais não recebem fluxo sanguíneo suficiente. O bebê morre, a menos que o fluxo sanguíneo seja reestabelecido.

O que é hipoplasia na cabeça?

A hipoplasia cerebelar é uma malformação congênita do cerebelo (cerebelo menor do que o normal) observada com maior frequência em espécies domésticas, sendo descrita em bovinos, equinos e cães das raças Chow Chow, Setter Irlandês, Fox Terrier e Husky Siberiano.

O que é hipoplasia da artéria?

Hipoplasia da Artéria Carótida Interna (ACI) é uma anomalia congênita, na qual ocorre o estreitamento do calibre arterial, sendo observado 1 a 2 cm acima da bifurcação carotídea. 1 Agenesia e hipoplasia da carótida interna são raras, ocorrendo em menos de 0,01% da população.

Artigo anterior
O que é agulha de Vicat?
Artigo seguinte
Qual o maior número natural é o menor?