O que é a hipertensão do jaleco branco?

Perguntado por: Miriam Victória Matos Araújo  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)

Chamamos de hipertensão do avental branco (HAB), ou hipertensão do jaleco branco, quando um(a) paciente não é hipertenso, ou seja, tem pressão arterial controlada em casa ou no trabalho mas, no consultório, a pressão está elevada.

O que significa a expressão hipertensão do jaleco branco?

Na Hipertensão do Jaleco Branco, a Pressão Arterial (PA) eleva-se somente na presença do Médico e de profissionais ou pessoas comuns com roupa branca que podem ser confundidas. Da mesma forma, isso ocorre quando o paciente mede/afere a sua PA em uma clínica ou hospital.

O que é hipertensão do jaleco?

Tal denominação tem sido usada para descrever pacientes cuja pressão arterial (PA) sistêmica é persistentemente elevada quando medida no consultório do médico ou na clínica, porém normal em outras ocasiões.

O que é o síndrome do jaleco branco?

O principal sintoma da síndrome do jaleco branco é a hipertensão pontual. Esses pacientes também podem apresentar tremedeira, tensão muscular, náuseas e agitação. Em muitos casos, o paciente fica nervoso e a pressão arterial aumenta significativamente.

Como tratar hipertensao do jaleco branco?

Tratamentos como a terapia cognitivo-comportamental e a hipnose, feita por psicólogos, podem ser alternativas para reverter esse medo. Tratam-se de atividades feitas em consultório psicológico, em que o profissional induz o paciente a lidar com esse problema e reverter os seus traumas no seu subconsciente.

Hipertensão do jaleco branco

43 questões relacionadas encontradas

Como evitar síndrome do jaleco branco?

Assim, é recomendado que sejam adotadas atividades no dia-a-dia que possam a ajudar a relaxar e, assim, evitar a síndrome do jaleco branco, como por exemplo praticar atividades físicas de forma regular e ter uma alimentação equilibrada.

Como tratar hipertensão resistente?

O tratamento farmacológico para pacientes com HAS resistente ao tratamento envolve regimes em geral com mais de três medicamentos anti-hipertensivos com diuréticos associados ao tratamento, se possível os regimes medicamentosos devem ser simplificados para facilitar a aderência de preferência utilizando regimes de ...

Como se sente uma pessoa com síndrome do pânico?

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Como acabar com o medo de medir a pressão?

Oriento que procure um psicólogo que poderá ajudar a controlar o medo e ansiedade para a realização da prova. Apenas orientação acredito que não seja suficiente. Exercícios de respiração ajudam muito a manter-se mais calmo também.

O que a hipertensão causa no corpo?

A hipertensão arterial não tratada aumenta o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas (como insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou morte cardíaca súbita), insuficiência renal ou acidente vascular cerebral em uma idade precoce.

O que é suspeita de hipertensão do avental branco?

A hipertensão do avental branco é definida como valores pressóricos persistentemente elevados dentro do consultório com medidas consideradas normais nas medidas por moni- torização ambulatorial de 24 horas (MAPA) ou monitorização residencial de pressão arterial (MRPA).

Qual é a diferença entre pressão sistólica e diastólica?

A pressão sistólica, ou máxima, é aquela que marca a contração do músculo cardíaco, quando ele bombeia sangue para o corpo. A diastólica, por sua vez, é a do momento de repouso, em que os vasos permanecem abertos para o sangue passar. Com a idade, é até mais comum que a pressão sistólica dê uma subidinha.

Quais são os tipos de pressão alta?

Existem dois tipos de hipertensão, a primária, a qual não apresenta uma causa específica para o desenvolvimento, geralmente existe uma predisposição genética (classificados em pais, irmãos, tios e avós). E a hipertensão secundária advém de causas identificáveis, que pode ou não ser tratável.

Qual é o Cid de pressão alta?

CID 10 R03 Valor anormal da pressão arterial sem diagnóstico – Doenças CID-10.

Porque a ansiedade aumenta a pressão?

“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

Qual nome se dá a pessoas que têm medo de hospital?

Basta imaginar os futuros exames para ficar nervoso, ansioso, suando frio. Este tipo de reação que algumas pessoas têm frente a médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde tem nome: latrofobia ou iatrofobia - do grego "iatrós", que significa médico.

Como ficar tranquila na hora de medir a pressão?

Para ter mais precisão, é necessário ter alguns cuidados, como:
  1. Antes de medir, recomenda-se repouso de 15 minutos em ambiente calmo e agradável;
  2. Após álcool, café, exercícios ou fumo, aguarde 30 minutos para medir;
  3. Deve-se esvaziar a bexiga;
  4. Deve-se usar um manguito especial para crianças e obesos;

Porque quando fico nervoso a pressão sobe?

Estar em alguma situação de perigo (ou de estresse) faz o corpo disparar uma reação conhecida como “luta ou fuga”. Nela, ocorre uma maior liberação de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que têm o efeito de subir a pressão arterial – e aqui mora o perigo em pessoas com hipertensão.

Porque minha pressão aumenta quando vou medir?

“Isso acontece porque o paciente fica submetido a um alto nível de estresse quando está em contato com o profissional de saúde, o que aumenta sua pressão arterial”, justifica a farmacêutica Jéssica Nunes Moreno, do Instituto Brandão de Reabilitação, em Vitória da Conquista (BA).

Como identificar um ataque de pânico?

Dores no peito, taquicardia, dificuldade para respirar e muito medo de morrer. Todos esses sintomas, que podem parecer um infarto, são algumas das características dos ataques de pânico. Porém, não é rara a confusão das crises de pânico com problemas no coração.

Como saber se estou tendo crise de pânico?

Entre os principais sintomas do ataque de pânico, destacam-se falta de ar, agitação, sudorese intensa, tontura, formigamento, espasmos musculares, tremores, sensação de frio ou calor, batimentos cardíacos acelerados e medo de morrer ou de perder o controle.

Qual a diferença de um ataque de pânico e ansiedade?

A diferença entre ansiedade e síndrome do pânico está na intensidade dos sintomas e na imprevisibilidade de sua ocorrência. Enquanto a ansiedade tem causas mais lógicas e concretas, como um desafio a ser enfrentado ou uma situação delicada que está para ocorrer, a crise de pânico não tem hora nem motivo para começar.

O que é hipertensão resistente?

A Hipertensão Arterial Resistente (HAR) é definida quando a Pressão Arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três fármacos anti-hipertensivos com ações sinérgicas em doses máximas preconizadas e toleradas, sendo um deles preferencialmente um diurético, ou quando em uso de quatro ou mais ...

O que é hipertensão persistente?

De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão resistente (HAR) é identificada em pacientes que, mesmo utilizando três ou mais medicamentos anti-hipertensivos (incluindo um diurético), apresentam uma pressão arterial não controlada.

O que hipertensão resistente?

O termo criado em 1960 é utilizado para identificar os pacientes com dificuldade em tratar a hipertensão. No caso, eles não obtêm êxito no tratamento, apesar de utilizarem 3 ou mais tipos de agentes anti-hipertensivos, incluindo diuréticos.

Artigo anterior
Qual o efeito do dobrado bemol?
Artigo seguinte
Qual é o signo mais desejado?