O que é a gordura subcutânea?

Perguntado por: José Matheus Almeida Coelho Gonçalves  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

A gordura subcutânea, por sua vez, é aquela que se localiza logo abaixo da parte externa da pele. Se você tem muita, por exemplo, não será capaz de ver os músculos do seu abdômen. É menos prejudicial que a visceral, mas também deve ser subtraída do nosso organismo.

Onde fica a gordura subcutânea?

Gordura Subcutânea: localizada abaixo da pele tem aparência de “gordura mole”. Caracteriza a obesidade em formato de “pera”. Pouco presente em homens é um tipo de gordura mais frequente em mulheres.

Qual a diferença entre gordura subcutânea e visceral?

A forma mais segura de identificar o tipo de gordura corporal é através de exames clínicos, como a medida da circunferência abdominal (máximo 90cm em homens e 84 em mulheres).

O que é gordura periférica?

Também conhecida como obesidade periférica, na qual a gordura localiza-se principalmente na parte inferior do corpo, quadril nádegas e coxas. A obesidade do tipo androide está relacionada a maior risco de doenças cardiovasculares.

Como eliminar gordura subcutânea abdominal?

“A melhor saída para a perda de gordura é a atividade física de alta intensidade. Mas vale lembrar que a alta intensidade tem que ser proporcional ao seu condicionamento físico, tendo em vista sempre respeitar os seus limites para evitar lesões”, explica o educador físico, Rafael Reis.

Gordura visceral e subcutânea: o que são | Dr. Augusto Scalabrini

40 questões relacionadas encontradas

Como acabar com a gordura da barriga abaixo do umbigo?

“Para reduzir o acúmulo e excesso de gordura abdominal são necessários: uma alimentação equilibrada, com cereais integrais, frutas e vegetais distribuídos ao longo do dia; consumo de fibras como aveia, linhaça, chia nas preparações; ingestão de água, boa noite de sono e prática de exercícios físicos frequentes”, resume ...

Como eliminar a gordura da parte de baixo da barriga?

​​​A melhor forma de perder gordura abdominal e secar a barriga é fazer exercícios localizados, como abdominais, associados a uma dieta pobre em calorias e gorduras, sob orientação de um professor de educação física e de um nutricionista.

Qual a diferença entre obesidade periférica e abdominal?

A médica explica que a distribuição da gordura corporal na obesidade pode ser: homogênea, em que a gordura se localiza tanto na região abdominal quanto nas regiões dos membros posteriores e inferiores; periférica, em que a gordura se localiza na região das coxas, quadris e nádegas, e é mais recorrente em mulheres; e ...

Qual o tipo de obesidade mais preocupante?

Sobrepeso: IMC entre 25.0 a 29,9 kg/m2. Obesidade grau 1: IMC entre 30.0 - 34.9 kg/m2; Obesidade grau 2: IMC entre 35.0 - 39.9 kg/m2; Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.

Quais são os 3 tipos de obesidade?

Obesidade: causas, sintomas, tipos, tratamento e como se prevenir
  • Peso normal: 18.0 a 24,9 kg/m2.
  • Sobrepeso: 25.0 a 29,9 kg/m2.
  • Obesidade grau 1: 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: igual ou superior 40 kg/m2.

O que é a gordura visceral?

Chamamos gordura visceral à gordura que se acumula na cavidade abdominal (barriga), entre os vários órgãos que aí se situam, como o estômago, fígado e pâncreas. Esta é mais comum em corpos com “formato de maçã” e, quando em excesso, pode ser perigosa para a saúde.

O que é gordura visceral 8?

A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: Saudável: 1 a 12; Prejudicial: 13 a 59.

Como perder gordura visceral e Subcutanea?

A prática de exercícios físicos aeróbicos sempre foi uma das mais efetivas na tarefa de reduzir a gordura subcutânea no corpo. Ela promove a aceleração do metabolismo e a eliminação de calorias consumidas, consequentemente, perda de gordura.

Onde fica localizada a gordura visceral?

Gordura visceral -localizada nas camadas mais profundas do abdômen, entre os órgãos. Normalmente deixa o corpo com formato de maçã.

Como saber se a gordura da barriga e visceral?

Os métodos tradicionalmente empregados para medir a gordura visceral são a tomografia computadorizada, a ecografia e a ressonância magnética. Atualmente, tem-se buscado alternativas mais modernas e eficazes, como a bioimpedância.

Quais os sintomas da gordura visceral?

A gordura visceral fica acumulada dentro da cavidade abdominal e pélvica, entremeada nos órgãos como estômago, fígado e pâncreas. Segundo o nutricionista Rafael Brasília o acúmulo excessivo deste tipo de gordura traz a dilatação do abdômen e deixa a pessoa com aspecto de “barrigudo”.

Quando é que a obesidade é perigosa?

3- Conforme a magnitude do excesso de peso pode-se, de acordo co o IMC, classificar o grau de obesidade do paciente em: obesidade leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9 kg/m2), moderada (classe 2 – IMC 35 a 39,9 kg/m2) e grave ou mórbida (classe 3 – IMC ≥ 40 kg/m2).

O que é obesidade de grau 3?

IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

Qual a diferença entre obesidade androide e ginóide?

Quando o valor da medida da circunferência da cintura dividida pela circunferência do quadril for menor que 0,9 a obesidade será classificada como ginoide; e quando o resultado for maior ou igual a 0,9 a obesidade será classificada como androide.

Quantos quilos acima do peso para ser considerado obeso?

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.

Qual a diferença entre IAC e IMC?

2. Qual a diferença entre o IAC e o IMC? Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), considerado um método prático, barato e geralmente utilizado para diagnóstico de gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso.

Quais são os níveis de obesidade?

A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40. Como é feito o cálculo do IMC? O IMC é obtido pelo peso (em quilogramas) divido pela altura (em metros) elevada ao quadrado (IMC= Peso (kg)/ Altura(m)2).

Como acabar com a gordura da região pélvica?

Faça exercícios aeróbicos três ou quatro vezes por semana, durante 45 minutos ou uma hora. Os exercícios aeróbicos reduzem a gordura total, reduzindo, consequentemente, a quantidade de gordura na região pélvica.

Como eliminar gordura visceral rapidamente?

7 exercícios para eliminar gordura visceral
  1. Caminhada rápida ou corrida. Exercícios de caminhada ou corrida intensificam os batimentos cardíacos, aceleram o metabolismo e são, por isso, uma ótima forma de perder gordura visceral. ...
  2. Pular corda. ...
  3. Exercícios funcionais. ...
  4. HIIT. ...
  5. Andar de bicicleta. ...
  6. Praticar crossfit. ...
  7. Dançar.

O que fazer para diminuir a gordura visceral?

Para eliminar a gordura visceral é importante ter uma alimentação com baixas calorias e pobre em açúcar, pois assim é possível evitar que mais gordura fique acumulada no organismo, que deve ser indicada pelo nutricionista de acordo com a quantidade de gordura visceral acumulada e risco de desenvolvimento de doenças.

Artigo anterior
O que acontece se eu tomar 5 comprimidos de dipirona?
Artigo seguinte
O que são valores aviltantes?