O que é a glândula hipófise?

Perguntado por: Beatriz Alícia Nascimento Carneiro Barbosa  |  Última atualização: 4. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)

Hipófise: A glândula mestra A hipófise, uma glândula do tamanho de uma ervilha localizada na base do cérebro, produz diversos hormônios. Cada um destes hormônios afeta uma parte específica do corpo (órgão-alvo ou tecido-alvo).

Qual é a função da glândula hipófise?

É considerada uma glândula mestra, uma vez que sua função é secretar hormônios que regulam outras glândulas endócrinas, incluindo a tireoide, as suprarrenais (ou adrenais) e as gônadas. A atividade secretora da hipófise também é regulada, em grande parte, por outra estrutura do cérebro chamada hipotálamo.

O que acontece quando a hipófise não funciona?

O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.

Quais as doenças mais comuns da hipófise?

Quais são as principais doenças da hipófise?
  • Acromegalia. O excesso do hormônio GH é a causa da acromegalia em adultos. ...
  • Prolactinoma. Decorrente do excesso de prolactina no corpo. ...
  • Doença de Cushing. A Doença de Cushing é causada pela disfunção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). ...
  • Diabetes insípidus. ...
  • Hipertireoidismo.

Quais os sintomas de problemas na hipófise?

  1. Náuseas.
  2. Fraqueza.
  3. Perda ou ganho de peso inexplicável.
  4. Perda de pelos corporais.
  5. Sensação de frio.
  6. Alteração do ciclo menstrual ou ausência de menstruação.
  7. Disfunção erétil.
  8. Crescimento de tecido mamário em homens.

HIPÓFISE: A GLÂNDULA MAIS INCRÍVEL DO CORPO HUMANO.

26 questões relacionadas encontradas

O que pode causar problema na hipófise?

O que causa o excesso na produção dos hormônios pela hipófise? Geralmente, são tumores. Eles representam cerca de um quinto de todos os tumores cerebrais, e alguns de seus tipos predominam nitidamente em mulheres. Esses tumores podem secretar os hormônios hipofisários, só que em quantidade muito maior.

É perigoso tumor na hipófise?

Felizmente, apesar de potencialmente perigosos, a maior parte dos casos os tumores hipofisários são adenomas benignos. O que não trazem maiores riscos nem levam a nenhum sintoma.

Quando desconfiar de tumor na Hipofise?

✅ Dor de cabeça: a dor de cabeça é um sintoma comum de tumores na hipófise, devido à pressão que exercem nas áreas circundantes do cérebro. ✅ Distúrbios visuais: Quando o tumor comprime os nervos ópticos, pode resultar em perda da visão periférica ou visão dupla.

Como saber se a hipófise está funcionando?

Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

É possível viver sem a hipófise?

É possível ter uma vida normal e saudável apos retirada da hipófise? Após a retirada da hipófise (que normalmente é o que se tenta evitar em cirurgias envolvendo essa glândula ou região) pode-se repor os hormônios que são produzidos pela mesma com medicamentos, e a pessoa poderá levar uma vida normal.

Como fica a visão de quem tem tumor na hipófise?

O tumor comprime os nervos ópticos, podendo levar à cegueira. Somente entre os anos de 2009 a 2014, foram atendidos 322 pacientes com tumores na hipófise no Hospital de Transplantes. Cerca de 70% apresentavam risco de comprometimento da visão.

Qual o médico que cuida da hipófise?

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

Qual é o hormônio produzido pela hipófise?

A hipófise anterior produz sete hormônios. Estes são o hormônio do crescimento (GH), o hormônio estimulador da tireóide (TSH), o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), o hormônio folículo-estimulante (FSH), o hormônio luteinizante (LH), a beta endorfina e a prolactina.

O que causa um tumor na hipófise?

O que causa o tumor na hipófise? O tumor na hipófise não tem uma causa definida, no entanto acredita-se que certas alterações no DNA das células da medula óssea podem ser responsáveis pelo aparecimento do tumor.

Em que parte do cérebro fica a hipófise?

Localizada na base do cérebro, a hipófise, ou pituitária, é considerada a principal glândula do corpo humano. Sua função é a de regular o trabalho de outras glândulas, como a adrenal, a tireoide, os testículos e os ovários.

Quais os primeiros sinais de tumor no cérebro?

Perda do equilíbrio: pode haver perda de coordenação. Perda de audição: zumbido no ouvido, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado. Alterações no pulso ou na frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral.

Qual exame ver a hipófise?

O Exame de Ressonância Magnética da Sela Túrcica é indicado para rastrear alterações nas estrutura de problemas da hipófise e das estruturas ósseas próximas, como a sela túrcica. Podem ser diagnosticados, por exemplo, crescimentos anormais da glândula, presença de tumores, alterações ósseas e vasculares.

Como saber se estou com algum problema na cabeça?

Alterações na sensibilidade
  • Dormência. ...
  • Sensação de formigamento ou picadas.
  • Aumento da sensibilidade (hipersensibilidade) a um leve toque.
  • Perda de sensibilidade ao tato, ao frio, ao calor ou à dor.
  • Perda do sentido de posição (saber onde as partes do corpo estão no espaço)

Qual Exame de sangue detecta tumor na hipófise?

Essa condição pode ter outras causas, incluindo cirurgia para tratar tumores da hipófise ou outros tumores próximos à glândula. Em muitos casos, esse diagnóstico é realizado com exames que medem os níveis de sódio e glicose no sangue e osmolalidade (concentração total de sal) do sangue e urina.

Como é feita a cirurgia de tumor na Hipofise?

Atualmente a cirurgia para tumores de hipófise é denominada de cirurgia transesfenoidal endoscópica. É realizada através do nariz com a utilização de um endoscópio especial e tem por objetivo a ressecção do tumor e preservação da glândula normal e restabelecimento da função visual nos pacientes que apresentam déficit.

Quem tem prolactina alta pode engordar?

Prolactina alta engorda? Não existe uma relação direta da prolactina alta com o ganho de peso, sendo importante que a pessoa faça consultas regularmente com o endocrinologista, para realizar os exames necessários, como dosagens de prolactina e outros hormônios, para que o médico possa avaliar a causa do ganho de peso.

Quando operar tumor na hipófise?

A necessidade de realizar a cirurgia de hipófise costuma existir quando se desenvolve um tumor cerebral nessa glândula, principalmente se ele for considerado grande. Esse tumor nada mais é que um aumento excessivo das células da hipófise, ocasionando um crescimento irregular.

Que tipo de câncer causa suor excessivo?

Os casos de câncer de rim representam cerca de 3% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil, o que equivale a cerca de 12 mil casos por ano. Um dos sintomas pouco conhecidos desse tipo de neoplasia ocorre durante o sono: é a ocorrência de suores noturnos.

Quem tem tumor na hipófise pode fazer academia?

Não há problema. Nenhuma das duas (adenoma ou essa medicação) é contraindicação para praticar exercícios físicos.

Artigo anterior
Qual é o artigo 25?
Artigo seguinte
Qual foi a nota de corte da PMAL?