O que é a gestão do conhecimento?
Perguntado por: Jaime Filipe Vaz Santos | Última atualização: 2. November 2021Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)
A gestão do conhecimento, do inglês KM - knowledge management, é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conhecimento e a gestão do conhecimento são conceitos complexos e multifacetados.
Qual o conceito de gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
Quais são as características da gestão do conhecimento?
Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
Quais os tipos de gestão de conhecimento?
O que é Gestão do Conhecimento nas empresas e organizações? Dentro do meio corporativo, existem dois tipos de conhecimento que guiam as ações do dia a dia: conhecimento explícito e tácito. A primeira classificação diz respeito a todas as teorias e práticas que já foram documentadas em livros, apostilas e manuais.
Qual a importância da gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento incentiva a busca por ideias inovadoras e soluções mais criativas. Tudo isso por meio do trabalho em equipe. Ao organizar o conhecimento e os processos, torna-se mais fácil visualizar onde há oportunidades de evolução.
Gestão do conhecimento - Gestão em 5 minutos com professor Gasparetto
Qual a importância da gestão do conhecimento no processo decisório?
O conhecimento é o recurso primordial para as organizações no processo de tomada de decisão nos dias atuais, dessa forma, a gestão do conhecimento é uma ferramenta de grande importância para a criação e a retenção do conhecimento nas organizações, essencial para subsidiar o processo decisório.
O que é gestão do conhecimento e inovação?
A gestão do conhecimento tem como objetivo estimular o trabalho intelectual em uma empresa. Para isso, recolhe informações e adota práticas que incentivam o desenvolvimento de novos conhecimentos desejáveis enquanto busca alcançar o progresso dos negócios.
Quais os tipos de sistemas são utilizados para a gestão do conhecimento?
Sistemas especialistas: sistemas de informação que oferecem uma alta capacidade para resoluções de problemas específicos de determinada área. Apoio à decisão: servem de apoio à gestão para que sejam tomadas as melhores decisões, garantindo que estejam alinhadas à visão, à missão e aos valores corporativos.
Quais são as abordagens da Gestão do Conhecimento?
A SBGC, Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, vem trabalhando desde 2013 em um modelo de referência que organiza essa diversidade de métodos em quatro abordagens principais: informação e conteúdo, interação e colaboração, aprendizagem e educação, e inteligência e inovação.
O que é gestão de conhecimento exemplos?
Os exemplos de gestão de conhecimento que você verá neste post reforça o conceito dessa estratégia que é: reunir e oferecer de maneira clara os conhecimentos de uma empresa, de modo que essas informações ajudem os clientes a resolverem seus problemas.
Quais são as principais ferramentas da gestão do conhecimento?
- Google Drive. O Google Drive é uma excelente ferramenta de gestão do conhecimento nas empresas. ...
- Trello. O Trello é uma ferramenta de gestão do conhecimento gratuita muito utilizada para o gerenciamento de equipes e projetos. ...
- Confluence. ...
- HEFLO. ...
- Bitrix24.
Como a gestão do conhecimento e a cultura podem ajudar em resultados positivos e inovadores nas organizações?
Organizações que trabalham com a gestão do conhecimento consideram as horas de interação como horas produtivas, afinal, a troca de experiências produz resultados positivos para os negócios, aprimorando as capacidades intelectuais dos colaboradores.
Quais são os três pilares da gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento pode ser dividida em três pilares: processos, pessoas e tecnologia (SERVIN; DE BRUN, 2005; DALKIR, 2013; RABABAH et al, 2013) .
O que é a gestão do conhecimento SGCs?
Sistemas de gestão do conhecimento (SGCs) referem-se ao uso de modernas tecnologias da informação (por exemplo, Internet, intranets, extranets, LotusNotes, filtro de software, agentes, data warehouse) para sistematizar, aprimorar e agilizar a gestão do conhecimento intra e entre empresas (Alawat,2006).
O que é o conhecimento explícito?
Conhecimento explícito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas.
Como fazer uma boa gestão do conhecimento?
- Identificar conhecimentos presentes na organização. ...
- Socializar conhecimentos tácitos. ...
- Externalizar e combinar conhecimento explícito. ...
- Internalizar e incorporar o conhecimento à rotina.
Qual é a importância e cite exemplos de práticas de gestão do conhecimento para a sustentabilidade de uma empresa?
Confira alguns exemplos de práticas de gestão do conhecimento: Modelos estruturados de desenvolvimento de produtos; Foco no valor do cliente; ... Contar com ferramentas de gestão do conhecimento.
Quais são os processos do conhecimento?
Desta forma, a cognitio se configura em três fases procedimentais bem nítidas: a fase postulatória, a fase instrutória e por fim, a fase decisória que resume o esquema básico do processo de conhecimento. Em cada uma dessas fases, há atos processuais aptos a prover as conexões.
Como funciona o sistema de conhecimento?
O sistema de gestão de conhecimento funciona como o agente de união entre o planejamento da gestão e sua execução em si. ... Assim, cria-se um canal onde todo o potencial de conhecimento gerado possa fluir e ter a destinação correta, aperfeiçoando os processos do negócio.
Quais são segundo Koulopoulos as três etapas de um sistema de gerenciamento do conhecimento?
O gerenciamento do conhecimento, segundo Koulopoulos (2002), deve ser feito em três etapas: captação, inventário e transferência do conhecimento.
O que é um sistema de trabalhadores do conhecimento?
O sistema de trabalhadores do conhecimento nada mais do que um sistema que recebe dados da base operacional, onde os decodifica, criando novos conhecimentos e informações a partir disto. ... Os trabalhadores do conhecimento desenvolvem o produto ou serviços e administram os serviços associados a empresa.
Como a inovação Relaciona-se com a gestão do conhecimento?
Inovação e Gestão do Conhecimento são práticas distintas, independentes e normalmente são implementadas separadamente. Quando trabalhadas de forma integrada e alinhadas aos objetivos do negócio, elas podem ser um grande viabilizador para a execução da estratégia e alavancar o resultado dos negócios.
Qual a relação da gestão de processos com a inovação?
O sucesso da gestão do conhecimento no processo de inovação depende do envolvimento de todos (não apenas os gestores) na prática. É muito importante que cada um dos profissionais entenda a importância da disciplina e se comprometa com o compartilhamento de informações e de conhecimento.
Qual a importância da gestão de conhecimento para inovação?
A gestão do conhecimento é um processo que ajuda empresas a aproveitarem os dados de negócio, o capital intelectual e as tecnologias disponíveis. ... A gestão do conhecimento e inovação nas empresas é essencial para organizações que desejam transformar suas ideias em valores para seus produtos e serviços.
Qual a relação entre conhecimento e tomada de decisão?
O conhecimento é insumo básico do processo decisório, constante nas organizações, sendo indispensável aos decisores dispor de informações confiáveis, adequadas, em tempo certo, para que possam tomar decisões eficazes e eficientes.
O que significa diet?
Que es ssd?