O que é a fotoluminescência?

Perguntado por: Fernando Mauro Silva de Garcia  |  Última atualização: 18. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

A fotoluminescência é a emissão de luz devido à energia de excitação proveniente de uma radiação absorvida.

O que significa fotoluminescência?

Fotoluminescência é a propriedade que determinados elementos têm para emitir luz (fotons) após submetidos a uma fonte de excitação externa. As substâncias fotoluminescentes quando expostas à luz (natural ou artificial) armazenam energia através de um simples fenômeno de excitação dos átomos.

O que e uma placa fotoluminescente?

A Placa de Sinalização Fotoluminescente é um modelo específico, que se diferencia das placas comuns por emitir brilho mesmo em ambientes totalmente sem luz. Isso porque o fotoluminescente é um compostos que tem a habilidade de absorver luminosidade de qualquer fonte, natural ou artificial.

Qual o conceito de luminescência?

Luminescência: fenômenos que envolvem a absorção de energia e sua posterior re-emissão. Nestes sistemas a classificação fluor ou fosfo /rescente é inadequada e se utiliza somente o termo luminescência. Termoluminescência: Emissão de radiação luminosa de uma substâcia quando ela é aquecida.

Como saber se uma placa e fotoluminescente?

Placas Fotoluminescentes de boa qualidade irão emitir um brilho intenso, uniforme e constante, e também tendem a manter a luminosidade por mais tempo. Por isso, é preciso ficar atento se o brilho da sua placa desaparece muito rapidamente, se a luz é muito fraca, ou se possui partes que não ficam iluminadas.

Advcomm - O que é Placa Fotoluminescente?

20 questões relacionadas encontradas

Como funciona a tinta fotoluminescente?

A tinta fotoluminescente (também chamada de fosforescente) é aquela que permite que os obstáculos e objetos sejam vistos também no escuro, o que proporciona mais segurança em momentos de queda de energia. Ou melhor, sejam vistos preferencialmente no escuro.

Por quê as placas de sinalização de emergência devem ser fotoluminescentes?

Além de proporcionar iluminação em condições adversas, as placas fotoluminescentes são elementos fundamentais para aumentar a visibilidade em ambientes com pouca luz ou escuridão total. Essa característica faz toda a diferença na prevenção de acidentes e facilita os processos de evacuação em situações de emergência.

O que causa a luminescência?

Na luminescência, os átomos absorvem parte da energia proveniente de alguma fonte externa, reemitindo-a na forma de luz visível.

Quais são os tipos de luminescência?

São exemplos de luminescência a emissão de luz por bastões luminosos (quimiluminescência), por vagalumes (bioluminescência), por lâmpadas fluorescentes (fluorescência) e outros.

Por que ocorre a luminescência?

A luminescência é fenômeno que resulta em emissão de energia luminosa por uma substância quando submetida a um estímulo. A emissão de luz pode ocorrer quando os elétrons da espécie química luminescente passam de um nível de energia mais alto para um nível de energia mais baixo.

O que comprova a fotoluminescência das placas de sinalização?

O efeito fotoluminescente na sinalização é o que garantirá a sua visibilidade no escuro e, segundo a NBR 13434, o fator de fotoluminescência, isto é, o tempo o qual a placa emite luz, deve corresponder a um valor mínimo exigido.

Como se escreve fotoluminescente?

Escreve-se fotoluminescente.

O que diz a NBR 13434?

A sinalização de emergência faz uso de símbolos, mensa- gens e cores, definidos nesta IT, que devem ser alocados convenientemente no interior da edificação e áreas de risco, segundo os critérios desta IT.

Como funciona A luz que brilha no escuro?

O fenômeno acontece a partir de átomos que absorvem energia, no caso, radiação ultravioleta que é invisível ao olho humano, e brilham na ausência de iluminação. Basicamente é o ciclo de excitamento e relaxamento de elétrons, sendo que o excesso de energia acaba sendo liberado em forma de luz.

Como funciona o material que brilha no escuro?

O tecido brilhante pode ativar dentro de 5 minutos de exposição à luz ambiente diária, fontes de luz elétrica (75 watts ou mais forte), luz preta ou sol direto. O brilho é diretamente proporcional à intensidade da luz e à exposição. O brilho máximo é alcançado dentro de 30 minutos de exposição à luz direta.

Qual o material que brilha no escuro?

Nos dias de hoje encontramos 2 tipos de Elementos mais utilizados para na fabricação de produtos que brilham no escuro. São eles: – Sulfeto de Zinco (ZnS) e Aluminato de estrôncio (SrAl).

Quais são os três tipos básicos de iluminação?

Três tipos de iluminação

Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

Que nome se dá a substância que absorve a luz visível?

Um pigmento é qualquer substância que absorve luz visível.

Como se divide a luminescência?

Dentre os processos de luminescência, podemos destacar a fotoluminescência (emissão de luz após a absorção de fótons), responsável pela fluorescência e fosforescência, bioluminescência etc. O plâncton emite luz por meio da bioluminescência. Termoluminescência: é a emissão de luz em razão da excitação térmica.

Quem criou o fenômeno da luminescência?

Edward Becquerel foi, sem dúvida, quem realmente fez o primeiro estudo científico da fosforescência, determinando a longitude de onda das radiações excitadora e emitida, o tempo de duração da emissão e a influência da temperatura.

O que é bioluminescência de exemplo?

A bioluminescência pode ser definida, de maneira simplificada, como a emissão de luz por organismos vivos. Essa emissão, que é observada principalmente em oceanos, pode ser vista em diferentes organismos, como o já citado vaga-lume.

Qual a diferença de fluorescência e luminescência?

O fenômeno da luminescência é quando a energia absorvida é emitida de volta na forma de luz visível. O termo fluorescência é usado quando a luz é reemitida em menos de um segundo após a absorção de energia.

O que diz a NBR 16820?

Esta Norma especifica os requisitos para projetos, fabricação, instalação, classificação, aceitação, manutenção e métodos de ensaio para sistema de sinalização de emergência, prevenção e proteção contra incêndio e situações de emergência. Publicada nova edição (inc. em.) Publicada nova edição (inc.

Quais são os tipos de sinalização de emergência?

Placas de proibição, como proibido fumar, proibido uso de dispositivos eletrônicos e vários outros; Placas que indiquem localização de equipamentos como hidrantes, mangueiras, extintores e outros; Placas de orientação, como indicativos de saída de emergência, sentido de escadas e outros.

Como deve ser a sinalização de emergência?

A sinalização de emergência é composta por placas, cores e símbolos que indicam rotas de fuga, saídas de emergência, equipamentos de segurança e outros pontos importantes em casos de emergência. Ela é regulamentada pela norma ABNT NBR 13434-1, que estabelece as diretrizes e critérios em edificações.

Artigo anterior
O que faz parte do acabamento de uma construção?
Artigo seguinte
Como somar quantas vezes aparece um nome no excel?