O que diz a NBC TG 26?

Perguntado por: Anna Lia Cunha de Jesus  |  Última atualização: 26. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

A NBC TG 26 é uma Norma Brasileira de Contabilidade que estabelece diretrizes e requisitos específicos sobre como as entidades devem preparar e apresentar suas demonstrações contábeis.

Quais são os relatórios contábeis previstos no item 10 da NBC TG 26?

Segundo o item 10 do CPC 26, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
  • Balanço patrimonial ao final do período;
  • Demonstração do resultado do período;
  • Demonstração do resultado abrangente do período;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
  • Demonstração dos fluxos de caixa do período;

Qual a finalidade da NBC TG?

apoiar os usuários das demonstrações contábeis na interpretação de informações nelas contidas, preparadas em conformidade com as normas. auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis com as normas.

O que diz a NBC TG 27?

Essa Norma determina como a entidade deve revisar o valor contábil de seus ativos, como determinar o seu valor recuperável e quando reconhecer ou reverter perda por redução ao valor recuperável.

Qual o alcance do CPC 26?

O CPC 26 dispõe sobre as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades e a base para a apresentação dessas demonstrações, com a finalidade de assegurar a comparabilidade tanto das demonstrações de anos anteriores quando de outras entidades.

NBG TG 26 (R5): APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS | 30.11, 19H30

33 questões relacionadas encontradas

O que é CPC 26 na contabilidade?

Resumo:O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, aprovou em julho de 2009 o CPC 26, que consiste em normatizar a apresentação das Demonstrações Financeiras, correlacionando-as às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 1.

Quais os itens que o CPC 26 orienta a entidade a divulgar?

De acordo com o CPC 26, os itens que a entidade deve divulgar em relação aos dividendos são: a) Nome da entidade controladora e a entidade controladora do grupo em instância. b) A descrição da natureza das operações da entidade e suas principais atividades.

Quais as demonstrações contábeis previstas na NBC TG 26?

As Demonstrações Contábeis que devem ser elaboradas pelas entidades sem finalidade de lucros são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Período, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 (R5) ou na Seção 3 da NBC TG ...

O que diz a NBC TG 25?

A NBC TG 25 (2014) explica que, quando for atribuída à entidade a responsabilidade pelo pagamento da obrigação futura, deve ser reconhecida uma provisão, no passivo, pela Page 10 154 totalidade do valor e, também, reconhecido, no ativo, o valor que se espera que seja reembolsado pela seguradora, não podendo ultrapassar ...

O que diz a NBC TG 22?

A entidade deve divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negócio em que está envolvida e os ambientes econômicos em que opera.

Qual a diferença entre CPC e NBC TG?

Diferença entre o CPC e a NBC

Enquanto o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é responsável pela emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade, as NBCs, regulamentadas pelo CFC, estabelecem as diretrizes gerais e normas a serem seguidas pelos profissionais da área.

O que é NBC TG 21?

Esta Norma define o conteúdo mínimo da demonstração contábil intermediária como sendo demonstrações contábeis condensadas e notas explicativas selecionadas. A demonstração contábil intermediária tem como objetivo prover atualização com base nas últimas demonstrações contábeis anuais completas.

O que é NBC TG 47?

Esta norma especifica a contabilização dos custos incrementais para obter um contrato com cliente e dos custos incorridos para cumprir o contrato com o cliente, se esses custos não estiverem dentro do alcance de outra norma (ver itens 91 a 104).

Qual o conjunto completo de demonstrações contábeis conforme o CPC 26 e?

Conforme o CPC 26, o conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente. Com isso, o exercício social considera uma duração de 1 ano, considerando que a data do término do período será fixada no estatuto da empresa.

O que mudou com o CPC 26?

O Projeto altera substancialmente a apresentação da Demonstração do Resultado “DRE” no IAS 1. Na nova proposta, as empresas são obrigadas a apresentar três novos subtotais em sua Demonstração do Resultado do Resultado, alocando de maneira efetiva as receitas e despesas em quatro categorias.

Quem é obrigado a fazer Dra?

As demonstrações contábeis consolidadas deverão ser elaboradas pela companhia aberta que tiver mais de 30% do valor do seu patrimônio representado por investimentos em sociedades controladas (artigo 249, da Lei nº 6404/1976 e Resolução CRC nº 1.426/2013 NBC TG 36).

O que é a NBC TG 16?

Esta Norma proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques.

O que é NBC TG 1001?

NBC TG 1001 – Contabilidade para Pequenas Empresas

A NBC TG 1001 esclarece que, para fins de aplicação da norma, são consideradas pequenas empresas as organizações com finalidade de lucros com receita bruta acima de 4,8 milhões de reais por ano, até 78 milhões de reais anuais.

O que diz a NBC TG 01?

Se não há razão para acreditar que o valor em uso de um ativo exceda materialmente seu valor justo líquido de despesas de venda, o valor justo líquido de despesas de venda do ativo pode ser considerado como seu valor recuperável. Esse será frequentemente o caso para um ativo que é mantido para alienação.

Quais são as 7 demonstrações contábeis?

Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte: (a) ativos; (b) passivos; (c) patrimônio líquido; (d) receitas; (e) despesas; (f) outras alterações nos patrimônio líquido; e (g) fluxos de caixa.

Quem é obrigado a apresentar notas explicativas?

As notas explicativas são obrigatórias para empresas S/A (Sociedade Anônima), como exigida no § 4º do artigo 176 da Lei 6.404/1976.

Quem está obrigado a apresentar notas explicativas?

Algo importante a entender é que as notas explicativas são previstas no Art. 176 da Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas). Desse modo, empresas que possuem acionistas (independente do regime tributário) são obrigadas a apresentarem esses relatórios quando necessário.

Quais são as condições gerais estabelecidas pelo CPC 26 para a elaboração das demonstrações contábeis?

CONTINUIDADE – Resumo CPC 26 para ISS BH

As demonstrações contábeis devem ser elaboradas no pressuposto da continuidade, a menos que a administração tenha intenção de liquidar a entidade ou cessar seus negócios, ou ainda não possua uma alternativa realista senão a descontinuidade de suas atividades.

Qual a finalidade do CPC 26 R1 apresentação das demonstrações contábeis?

O objetivo deste Pronunciamento Técnico é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.

Artigo anterior
Qual a média da Twister 2021?
Artigo seguinte
Porque Sai sangue da gengiva quando escovo os dentes?