O que é a filosofia para Dermeval Saviani?

Perguntado por: Kyara Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

"Passar do senso comum à consciência filosófica significa passar de uma concepção fragmentada, incoerente, desarticulada, implícita, degradada, mecânica, passsiva e simplista a uma concepção unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional, ativa e cultivada" (Demerval Saviani).

O que é a filosofia para Saviani?

Demerval Saviani, em sua obra Educação: do senso comum à consciência filosófica, diz que os problemas que o ser humano enfrenta durante a sua existência o leva a filosofar. Trata-se de um problema não particular, mas no sentido filosófico, quer dizer, um problema do gênero humano.

Porque Dermeval Saviani considera a filosofia como radical?

Para Saviani a Filosofia é radical pois exige que o problema seja colocado em termos radicais, isto é, que se busque as raízes das questões, até seus fundamentos.

Qual o pensamento de Dermeval Saviani?

Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-Crítica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados.

O que a Pedagogia Histórico-Crítica defende?

A pedagogia histórico-crítica defende a escola como espaço da educação formal em sua especificidade, que é a prática do ensino dos produtos do saber científico em suas formas mais desenvolvidas, dos conhecimentos historicamente sistematizados por meio dos quais ocorrerá a humanização dos indivíduos com o ...

Educação & Filosofia conversa com Prof. Dr. Dermeval Saviani

23 questões relacionadas encontradas

Como é vista a educação brasileira por Dermeval Saviani?

Saviani conclui que o ensino não se limita à transmissão de conhecimento, mas é, sobretudo, uma ferramenta que deve ser utilizada de forma inteligente, propondo atividades que permitam a resolução de problemas, pois através destas, o aluno pode assumir a responsabilidade de sua própria capacidade de pensar.

O que é uma filosofia radical?

A Filosofia Radical é uma filosofia de seu tempo, isto é, “[...] dotada de consciência histórica: por isso, deve investigar também a origem da estrutura social do presente. [...] deve refletir historicamente sobre si mesma, sem abandonar a pretensão à validade universal de seus ideais”.

O que significa dizer que a filosofia é uma reflexão radical?

Quer dizer, é preciso que se vá até às raízes da questão,até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.

O que significa dizer que a reflexão filosófica e radical?

A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

Como se define a filosofia?

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

O que explica a filosofia?

A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Como a filosofia define a educação?

É o campo da filosofia que examina, esclarece e direciona os objetivos, métodos e ações pedagógicas de uma instituição de ensino. A filosofia da educação pode influenciar na escolha dos assuntos lecionados em uma instituição e na forma que esse ensinamento é feito dentro do currículo básico.

Quais são as principais características da reflexão filosófica?

Dermeval Saviani, em seu livro Do senso comum à consciência filosófica define a filosofia como uma reflexão que possui três características que se complementam. clareza, objetividade e sistemática. dogmática, reflexiva e crítica.

Quais as características de uma reflexão filosófica?

Radicalidade: é necessário que a reflexão filosófica seja radical, ou seja, que ela busque a raiz, a origem, os fundamentos. O conhecimento que não vai às raízes da questão, é um conhecimento ingênuo ou é manifestação de uma consciência ingênua. Totalidade: a filosofia está interessada na reflexão sobre a totalidade.

Por que a filosofia é uma reflexão rigorosa?

Porque procura as raízes do problema em questão. Porque procura sempre cumprir com rigor, através de um método próprio, as exigências da reflexão filosófica, não se limitando ao senso comum.

Qual a importância da reflexão filosófica para quem trabalha no campo educacional?

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

O que é reflexão filosófica rigorosa?

Rigorosa: Em segundo lugar e como que para garantir a primeira exigência, deve-se pro- ceder com rigor, ou seja, sistematicamente, segundo métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apressadas que a ciência pode ensejar.

Qual a principal característica da Filosofia Medieval *?

Possui como característica principal a união entre a cultura filosófica grega antiga com a religião cristã, que teve seu apogeu no período. A Idade Média foi marcada pela forte influência da Igreja Católica. ... A filosofia medieval buscou conciliar duas áreas, até então, distintas: a razão científica e a fé cristã.

O que é a filosofia nascente?

A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.

Qual é o objeto da educação para Saviani?

Depois de esclarecida a natureza da educação, Saviani (2005) trata da sua especificidade, ou seja, aquilo que é específico da educação, o seu objeto. Foi dito que a educação tem a ver com idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades.

Qual a sua concepção de trabalho e educação a partir da leitura do texto de Saviani?

Como sublinha Saviani, o ser humano, ao se construir humano pelo trabalho, educa-se em sentido amplo e, na processualidade histórica e no seio das relações sociais de produção capitalistas, de forma contraditória e sempre em disputa, cria espaços específicos de produção e sistematização de conhecimentos científicos que ...

Como Saviani define as políticas educacionais?

Levando-se em conta que a sociedade coloca a exigência do domínio de deteminado tipo de conhecimento, o conhecimento sistematizado, a tarefa da educação será a de viabilizar o acesso a esse bem cultural que "integra o conjunto dos meios de produção" (SAVIANI, 2003, p.

Quais as três principais características da filosofia?

As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos:
  • Antropocentrismo e Humanismo.
  • Cientificismo.
  • Valorização da natureza.
  • Racionalismo (razão)
  • Empirismo (experiências)
  • Liberdade e idealismo.
  • Renascimento e iluminismo.
  • Filosofia laica (não religiosa)

Como a filosofia influencia a educação?

O grande papel da filosofia na educação é em primeiro lugar, desenvolver, e ao mesmo tempo, impulsionar em especial nossos sujeitos alunos ao conhecimento. O próprio significado da filosofia em si, já diz respeito a sabedoria. Ou seja, a busca da sabedoria.

Qual é o papel da filosofia na educação?

A principal contribuição da Filosofia na sala de aula é estimular o aluno a pensar por si só, já que essa habilidade é essencial para que ele desenvolva a autonomia e o protagonismo da própria vida.

Artigo anterior
Quais os objetivos da segurança do paciente?
Artigo seguinte
Para que serve açúcar com limão?