Quais são as principais obras do Romantismo no Brasil?

Perguntado por: Luís Sá Henriques  |  Última atualização: 3. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

Principais obras
  • O gaúcho (1870), O tronco do ipê (1871), Til (1871) e O sertanejo (1875), de José de Alencar;
  • Inocência (1872), de Visconde de Taunay;
  • O Cabeleira (1876), de Franklin Távora;
  • A escrava Isaura (1875), de Bernardo Guimarães;
  • Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis.

Qual foi a principal obra do Romantismo no Brasil?

O principal prosador do romantismo brasileiro foi José de Alencar, e sua obra contém romances indianistas (Iracema e O Guarani, por exemplo), prosas urbanas (tais como Senhora) e narrativas rurais (o romance Til é um exemplar desse tipo).

O que o Romantismo trouxe para o Brasil?

O Romantismo trouxe a liberdade de expressão, o que possibilitou aos artistas falarem sobre diversos temas. Destacam-se: o nacionalismo, a religiosidade e a idealização da mulher. O ideal nacionalista no Romantismo surgiu por diversos motivos, sendo possível identificar em várias regiões.

Quais são os três principais autores da primeira geração do Romantismo brasileiro?

Na primeira geração romântica, tem-se José de Alencar e Gonçalves Dias como maiores expoentes; Álvares de Azevedo é o principal autor do Ultrarromantismo brasileiro; Com uma obra com forte tom abolicionista, Castro Alves é o grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro.

Quais são as 4 fases do Romantismo?

Romantismo no Brasil tinha caráter nacionalista e burguês. As fases da poesia romântica brasileira ficaram conhecidas como indianismo, ultrarromantismo e condoreirismo. “Independência ou morte!”, obra do pintor romântico Pedro Américo (1843-1905).

Romantismo: Características, fases, contexto histórico, autores e obras [PROF. FELIPE VILELA]

34 questões relacionadas encontradas

Onde iniciou o Romantismo no Brasil?

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.

Quem iniciou o romantismo?

O Romantismo no Brasil teve início em 1836, com a publicação do livro Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

Quanto tempo durou o Romantismo no Brasil?

No Brasil, o Romantismo durou de 1836 a 1881, dividido em 3 gerações. Esse foi o primeiro movimento a autenticar a literatura nacional brasileira, contribuindo para a criação de uma identidade cultural própria do nosso país.

Qual foi a principal obra do romantismo?

O Romantismo foi um movimento que se voltou para os valores da burguesia. O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX. O romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe, é considerado a primeira obra romântica publicada.

Onde se iniciou o romantismo?

Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.

Quais são as três fases do Romantismo no Brasil?

Gerações do Romantismo no Brasil

O Romantismo no Brasil divide-se principalmente em três gerações: o nacionalismo, o ultrarromantismo e o condoreirismo.

Quem foi o primeiro Romantismo no Brasil?

Contexto histórico

O Romantismo brasileiro teve como marco inicial a publicação do livro Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

Qual foi o objetivo principal do romantismo?

Conceito de Romantismo

Durante o período em que esse movimento durou, a sociedade destacou o que foi chamado de espírito romântico: uma atitude e visão de mundo centrada no indivíduo. Seu objetivo era se diferenciar do pensamento iluminista, que pregava a objetividade e colocava a razão no centro do mundo.

Em que época aconteceu o Romantismo?

Contexto histórico do romantismo

O marco histórico do romantismo é a Revolução Francesa (1789-1799). A partir dela, a burguesia passou a ter grande poder político e a aristocracia entrou em decadência. Dessa forma, a estética romântica é também burguesa, pois reflete os ideais e costumes dessa classe social.

Por que o Romantismo tem esse nome?

Refletindo sobre a origem da palavra 'romantismo', descobrimos que ela nos remete ao substantivo roman, palavra que, diante do desgaste da língua latina na Europa, expressava, no francês antigo, o conjunto das diferentes línguas populares 'faladas', consideradas vulgares, em oposição à língua culta e escrita, o latim.

O que foi a 2 geração do Romantismo no Brasil?

A segunda geração do Romantismo no Brasil é conhecida como Ultrarromantismo e é caracterizada por uma volta ao mundo interior e por uma temática pessimista.

Quantas gerações teve o Romantismo no Brasil?

São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.

Artigo anterior
Como faço para ativar o IPv6?
Artigo seguinte
Como tirar mofo de roupas com bicarbonato de sódio?