O que é a espasticidade?

Perguntado por: Valentim Salvador Magalhães  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (2 avaliações)

A espasticidade é um distúrbio frequente nas lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal). Tem potencial incapacitante, podendo produzir dificuldades funcionais, deformidades e dor.

Qual a diferença entre hipertonia e espasticidade?

Também chamada de “aperto” e “rigidez” dos músculos, a espasticidade muscular envolve paralisia, hipertonia (tensão permanente dos músculos em repouso) e incapacidade de controlar os músculos.

Como curar espasticidade?

A espasticidade é uma condição crônica, ou seja, não tem cura, mas é possível reduzir os sintomas através de fisioterapia, uso de remédios indicados pelo neurologista, como relaxantes musculares, ou por meio de aplicações localizadas de botox.

Como é feita essa avaliação da espasticidade?

A Escala Modificada de Ashworth11(B) é a escala mais amplamente utilizada na avaliação da espasticidade. Sua aceitação deve-se a sua confiabilidade e reprodutibilidade interobservador. A movimentação passiva da extremidade é reali- zada avaliando o momento da amplitude articular em que surge a resistência ao movimento.

Qual a diferença entre rigidez e espasticidade?

Um exemplo de doença que cursa com espasticidade é o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC). Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento.

ESPASTICIDADE - Rogério Souza - #1

17 questões relacionadas encontradas

O que pode causar rigidez muscular?

Assim, para evitar esse desconforto é importante manter uma alimentação rica em magnésio e potássio.

Qual a diferença de hipertonia plástica e elástica?

A hipertonia elástica está relacionada à espasticidade, e ocorre a nível de lesão do trato corticoespinhal, passando pela decussação das pirâmides. ... Já nos casos de hipertonia plástica existe uma certa rigidez muscular, mas que consegue se moldar ao alongamento.

Qual escala gradua a espasticidade?

A Escala de Ashworth é a mais utilizada para avaliação do tônus muscular em pacientes que apresentam disfunção do SNC. É uma escala qualitativa do grau de espasticidade, que é medida de acordo com a resistência oferecida em resposta ao reflexo de estiramento.

Quais são as manifestações clínicas associadas a espasticidade?

Os principais sinais clínicos são o aumento do tónus, a presença de clónus, aumento dos reflexos osteotendinosos, diminuição das amplitudes articulares, alteração do posicionamento dos membros superiores e inferiores e alteração do padrão de marcha.

Como é feita a avaliação do tônus muscular?

O tono muscular é avaliado pela palpação dos músculos, movimentação passiva dos membros e balanço passivo de extremidades. ... Para avaliação da força muscular devemos observar principalmente se há alguma assimetria entre os membros através da manobra do rechaço.

Tem como reverter a paralisia cerebral?

A lesão cerebral, que é a essência da paralisia cerebral, infelizmente não tem como ser revertida. Assim sendo, a doença não tem cura. No entanto há diversos métodos de tratamento das sequelas motoras que podem melhorar muito a função e a qualidade de vida da pessoa.

O que é bom para paralisia cerebral?

Os principais tratamentos da paralisia cerebral indicados pelo médico são:
  1. Uso de remédios. ...
  2. Fisioterapia. ...
  3. Terapia ocupacional. ...
  4. Fonoaudiologia. ...
  5. Cirurgia ortopédica.

O que significa espasticidade grau 2?

Graus de espasticidade

Grau 2: aumento da contração muscular, com alguma resistência a movimentos; Grau 3: grande aumento da concentração muscular, com dificuldade em dobrar os membros; Grau 4: músculo rígido e sem possibilidade de movimento.

Qual a diferença entre hipertonia e hipotonia?

A hipertonia, como o próprio nome diz, corresponde a um aumento da resistência ao movimento passivo das articulações. Hipotonia será a diminuição da resistência ao movimento passivo de uma articulação. Poderá ter uma origem neuropática, radicular, medular ou muscular.

O que causa hipertonia elástica?

A causa principal de alteração no tônus é um desequilíbrio dos neurônios motores alfa e gama, que podem resultar em hipertonia elástica, definida como uma disfunção motora caracterizada por um aumento nos reflexos tônicos de estiramento.

O que é paciente Espastico?

Espasticidade é quando ocorre um aumento do tônus muscular, envolvendo hipertonia e hiper-reflexia, no momento da contração muscular, causado por uma condição neurológica anormal.

Que músculo é responsável pelo cruzamento das pernas?

O músculo sartório encontra-se látero medial. Apresenta uma origem na espinha ilíaca ânterosuperior e inserção na tuberosidade ilíaca (medialmente). Este músculo faz o movimento de cruzar as pernas através da associação de flexão, abdução e rotação lateral coxa.

Qual a característica do tônus da espasticidade?

A espasticidade é um aumento no tônus muscular que afeta preferencialmente as musculaturas anti-gravitacionais, que varia com a velocidade de movimento e está relacionada com hiperreflexia e movimentos em bloco, com co-contrações (contrações de músculos não recrutados).

Qual o mecanismo fisiopatológico da espasticidade?

Segundo Timo-Iaria & Silva (2003), o mecanismo periférico fundamental da espasticidade é a excitação por via vestibuloespinhal e reticuloespinhal dos motoneurônios gama, onde provocam a estimulação dos receptores anuloespirais e isso leva a uma informação através de fibras aferentes onde ao chegar à medula provocam a ...

O que é Clonus muscular?

É uma série de contrações musculares involuntárias que ocorre em um músculo após ser estirado, (esticado) rapidamente.

O que é hipertonia plástica?

Definição de hipertonia

Na hipertonia plástica, o membro do corpo afetado mantém sua posição natural, mas, ao ser mobilizado, sofre resistência cada vez mais intensa até que o músculo cede e permite a mobilização. Esse tipo de hipertonia é bastante comum em algumas patologias, entre elas o mal de Parkinson.

O que é hipertonia na enfermagem?

A hipertonia é o aumento anormal do tônus muscular, em que o músculo perde a capacidade de estiramento, podendo resultar em aumento da rigidez devido à sinalização constante de contração muscular.

O que é hipertonia de esfíncter?

“Os pacientes com fissura crônica, geralmente, têm hipertonia esfincteriana, que é a contração involuntária do ânus. A cirurgia é considerada de pequeno porte e, ao contrário das operações para tratamento das hemorroidas, não costumam provocar muita dor no pós-operatório”, afirma.

O que pode ser rigidez?

Rigidez articular é quando uma articulação não se move facilmente. Rigidez é diferente de ser incapaz de mover, porque você está muito fraco, ou não quer mover uma articulação, porque dói. Rigidez articular também é diferente de rigidez muscular.

Quando o corpo fica todo duro?

Na síndrome da pessoa rígida o indivíduo apresenta intensa rigidez que pode se manifestar em todo corpo ou apenas nas pernas, por exemplo. Quando estas são afetadas, a pessoa pode andar como um soldado porque não consegue movimentar muito bem seus músculos e articulações.

Artigo anterior
Quais são as causas do preconceito linguístico?
Artigo seguinte
Como são chamadas as células que apresentam núcleo definido?