O que é a escravatura?

Perguntado por: Jorge André Gaspar Pinto  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

A escravatura, denominada também de escravidão, escravismo, esclavagismo, ou escravagismo, é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, imposta por meio da força.

Qual o conceito da escravatura?

Significado de Escravatura

Estado ou condição da pessoa que se submete à vontade de outra, de quem não é livre. [Figurado] Toda situação que se define pelo constrangimento, pela subordinação ou pela obrigatoriedade. Etimologia (origem da palavra escravatura). Escravo + a + tura.

Quando iniciou a escravatura?

Escravidão. ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.

O que é palavra escravidão lembra?

substantivo feminino Circunstância em que se encontra o escravo; condição da pessoa que serve; servidão: a escravidão é inconstitucional. Governo ou sistema que se baseia na escravização de indivíduos; escravismo. Que se sujeita ou tende a se sujeitar a um poder arbitrário (déspota); sujeição: a escravidão no Brasil.

Quais os tipos de escravos?

Nas cidades, as formas de trabalho escravo variavam bastante. Existiam os escravos prestadores de serviço, isto é, os escravos de ganho, carpinteiros, barbeiros, sapateiros, alfaiates, ferreiros, marceneiros, entre outros.

Video 3 A escravatura

37 questões relacionadas encontradas

Quais os dois tipos de escravos?

Podem-se distinguir dois tipos de trabalho escravo com características próprias: o produtivo, nas lavouras ou nas minas, e o doméstico.

Quais são os tipos de trabalho escravo?

Confira cinco exemplos levantados pela organização:
  • 1) Indústria da pesca e de frutos do mar.
  • 2) 'Fábricas de maconha' e salões de unha.
  • 3) Escravidão sexual.
  • 4) Obrigados a mendigar.
  • 5) Em propriedades particulares.

Quais as palavras que lembram a escravidão?

Palavras relacionadas a escravidão
  • escravidão. sujeição. obediência. respeito. submissão. acatamento. dependência. acato. subordinação. vassalagem. retenção. servidão. tutela. jugo. escravização. subjugação. acorrentamento. preito. atamento. disciplina. cativeiro. feudalismo. resignação. escravatura. serventia. ...
  • opressão. jugo. freio. tirania. canga.

Qual o sinônimo de escravos?

1 escravizado, cativo, vassalo. Pessoa que está submissa a algo ou alguém: 2 submisso, dependente, prisioneiro, dominado, sujeito, subjugado.

Qual a origem da palavra escravo?

A escravidão existiu no Brasil, oficialmente, do período colonial até o fim do império português, mas a prática remonta à Antiguidade, daí a palavra escravo vir do latim “sclavus”, que significa "pessoa que é propriedade de outra”, e de “slavus”, que significa “eslavo”, pois muitas pessoas desta etnia foram capturadas ...

Como surgiu a escravidão na história da humanidade?

Em algum momento, a partir da Revolução Agrícola - quando o homem deixa de ser nômade e passa a plantar - surge a escravidão. Cinco mil anos atrás os egípcios já se organizavam em expedições pra tomar territórios, aprisionar as pessoas e trazer esses escravos para trabalhar no Egito."

Qual foi o primeiro país do mundo a abolir a escravatura?

O primeiro país a proibir o tráfico ultramarino de escravos foram os Estados Unidos, em 1808. Os britânicos fizeram o mesmo em suas colônias, no mesmo ano, e os holandeses fizeram isso em seus territórios, em 1815. Um caso de abolição do trabalho escravo de destaque na América foi o caso haitiano, que ocorreu em 1794.

Como se originou a escravidão?

A escravidão no Brasil atendia à demanda dos portugueses por trabalhadores braçais (tipo de trabalho que os portugueses desprezavam) e, nos séculos XVI e XVII, isso está relacionado, principalmente, com o trabalho nas roças.

Qual a diferença entre tráfico de escravos e escravatura?

Para eles, a compra e venda de escravos diz-se «tráfico de escravos»; domínio absoluto de uma pessoa sobre outra e respectiva descendência, que ficam sendo sua posse, diz-se «escravidão»; e «escravatura» é apenas outra forma de dizer «escravaria», uma grande quantidade de escravos.

Quem é a favor da escravatura?

Seus principais defensores foram Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e Jerônimo Sodré. A outra tendência era mais radical, porque defendia a ideia de que o fim da escravidão deveria ser conquistada pelos próprios escravos, através da insurreição e lutas de libertação.

Por que escravizado e não escravo?

Escravizado indica com mais propriedade que o negro era submetido, portanto contra a sua vontade, ao trabalho escravo. O termo escravo deixa subentendido que a escravidão era inerente ao negro.

Qual o sinônimo de cativo?

8 sinônimos de cativos para 1 sentido da palavra cativos: Que são submissos e obedientes: 1 sujeitos, subalternos, submissos, obedientes, dóceis, servis, subservientes, domados.

O que significa a palavra subjugado?

Significado de Subjugado

adjetivo Que foi dominado; que sofreu algum tipo de subjugação. Que foi obrigado a fazer (alguma coisa); dominado. Que foi alvo de conquista; conquistado. Etimologia (origem da palavra subjugado).

Quem vai é o coelho origem?

Expressão baiana que significa: "Eu não vou, se quiser ir, que vá." - Você não vai na festinha da Gisele?

Qual é o significado da expressão ficar na moita?

Significado de Moita

Palavra de situação que denota silêncio, que recomenda silêncio. Ficar na moita, ficar calado quando se espera ou se pede resposta.

O que significa a palavra Micoca?

Segundo a tradição, o topônico Mococa apareceu em 1844, quando o capitão – mor Custódio José Dias – que fora até ali para caçar – empregou a frase: “Olhem aí para a mocoquinha”. MU – significa pequeno; CO – que quer dizer esteio; OCA – casa.

Quais os números da escravidão atualmente?

Fatos e números globais

Mais de 40 milhões de pessoas foram vítimas da escravidão moderna em 2016, sendo que 71% eram mulheres e meninas. Desse total, cerca de 25 milhões de pessoas foram submetidas a trabalho forçado e 15,4 milhões foram forçadas a se casar.

O que é Trabalho Escravo no Brasil atual?

De forma mais simples, o termo trabalho escravo contemporâneo é usado no Brasil para designar a situação em que a pessoa está submetida a trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e/ou condições degradantes.

Quais são as formas de trabalho escravo existente na atualidade?

Muitos trabalhadores ainda se encontram em situação de escravidão no Brasil. No trabalho doméstico, na atividade agropecuária, na mineração, na construção civil ou na confecção têxtil, ainda existem pessoas que sofrem com atentados contra os seus direitos.

Quais eram os tipos de escravos que existiam no Brasil explique dois tipos de escravos?

Existiam escravos que trabalhavam no campo, nas residências e nas cidades. Os do campo eram extremamente mal vestidos, e muitos não tinham contato direto com seu senhor, apenas com o feitor. Os escravos domésticos tinham roupas melhores e contato direto com o senhor e sua família.

Artigo anterior
O que é met fisiologia do exercicio?
Artigo seguinte
O que é conta margem?