O que é a equação de Clapeyron quais são as suas variáveis?

Perguntado por: Neuza Soraia Maia de Mendes  |  Última atualização: 17. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

A Equação de Clapeyron é uma equação relacionada ao estudo dos gases que permite relacionar as três variáveis de estado (Pressão exercida, volume ocupado e temperatura) de um gás ideal, com o número de mols desse gás contidos no volume analisado e com a constante R, chamada constante de gases ideais.

O que significa equação de Clapeyron?

A equação de Clapeyron é uma expressão matemática que relaciona grandezas como pressão (P), volume (V), temperatura (T) e o número de partículas (n) que compõem um gás perfeito ou ideal.

Quais as variáveis relacionadas a equação geral dos gases?

Essa é conhecida como a equação geral dos gases, que aborda as três variáveis de estado (P, V e T). A equação geral nos permite calcular, por exemplo, o volume de um gás que passou por alterações de temperatura e pressão.

Quais as variáveis de Estado dos gases defina cada uma?

As variáveis de estado dos gases são: pressão, volume e temperatura. Quando estudamos um gás, temos que estudar suas três grandezas fundamentais: pressão, volume e temperatura. Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado dos gases porque elas influenciam grandemente suas propriedades e comportamento.

Quais as unidades de PV nRT?

2. (UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol.

Estudo dos gases (Exercícios 01)

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as 4 propriedades dos gases?

  • Os gases são muito compressíveis.
  • Os gases formam misturas homogêneas entre si.
  • As moléculas dos gases estão muito separadas.
  • Têm baixa densidade.

Quais são as unidades das grandezas do estudo dos gases?

Essa é a Equação de Clapeyron, também chamada de Equação de estado dos gases. Sendo que: m = massa do gás em gramas, e; M = massa molar do gás em g/mol.

Quais são as variáveis do gás?

Como você viu em Gases (1) e (2), os gases possuem quatro variáveis de estado: pressão, volume, temperatura e número de mols. Vamos ver o que acontece quando modificamos uma ou mais dessas condições, o que acontece com essas grandezas, já que elas são interdependentes.

O que são as variáveis de um gás?

Termodinamicamente, o gás é definido por grandezas físicas conhecidas como variáveis de estado: pressão, temperatura, volume e número de mols.

O que são as variáveis de Estado?

Em termodinâmica, as variáveis de estado ou variáveis termodinâmicas são as grandezas físicas termodinâmicas utilizadas na definição e descrição do estado de um sistema termodinâmico.

Qual é a lei geral dos gases?

Ela pode ser enunciada da seguinte maneira: “para uma quantidade fixa de gás ideal, mantida à pressão constante, o volume por ele ocupado é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta”.

O que diz a Lei de Avogadro?

Proposta pelo químico e físico italiano Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, em 1811, tem um enunciado que diz: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, apresentam a mesma quantidade de substância em mol (moléculas).

O que diz a lei Boyle?

Lei de Boyle ou Lei de Boyle-Mariotte: Sob temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão. Isso significa que se dobrarmos a pressão de um gás, seu volume reduzirá pela metade e assim por diante.

Como calcular equação dos gases?

Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T = K é que se chegou à Equação geral dos gases: Observe que a equação aborda as três variáveis de estado (P, V e T).

Qual foi a importância de Clapeyron?

Clapeyron e Lamé foram colocados como responsáveis pela direção de uma obra que ligava Paris a St. Germain ao mesmo tempo que lecionavam em St. Étienne na École de Mineurs. Clapeyron também se especializou em locomotivas a vapor e os seus fenômenos de locomoção.

Como calcular a lei dos gases?

Ao observar esse tipo de processo físico-químico, notou-se que a multiplicação entre pressão e volume é sempre uma constante para os gases ideais. Com isso, a pressão (p) e o volume (V) são duas grandezas inversamente proporcionais. Também é possível descrever essa lei dos gases ideais assim: p.V = k.

O que significa PV nRT?

A lei dos gases ideais (PV = nRT) relaciona as propriedades macroscópicas de gases ideais. Um gás ideal é um gás no qual as partículas (a) não se atraem nem se repelem e (b) não ocupam espaço (não têm volume).

É verdade que nos gases forma e volume são variáveis?

O volume é uma das três variáveis de estado dos gases (as outras são a pressão e a temperatura). Todos os gases têm massa, porém eles não possuem forma definida nem volume constante.

O que é a variação da energia interna de um gás?

A energia interna de um gás pode ser calculada pelo produto entre o número de mols, calor específico molar a volume constante e variação da temperatura. A variação de energia térmica é dada pela subtração entre calor transferido e o trabalho realizado pelo sistema termodinâmico.

Quais são as três transformações de estado de um gás?

As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica. Existem três grandezas que definem o comportamento ou o estado dos gases, que são a pressão, o volume e a temperatura.

O que é um gás ideal ou perfeito?

O gás perfeito é um fluido idealizado que apresenta comportamento definido e obedece à lei geral dos gases e à equação de Clapeyron. Os gases são fluidos que, diferentemente dos líquidos, ocupam todo o espaço disponível do recipiente onde estão confinados.

O que diz a lei de Boyle Charles e Avogadro para os gases?

A lei de Charles estabelece que o volume e a temperatura são diretamente proporcionais entre si, sempre e quando a pressão se mantenha constante. A lei de Boyle afirma que a pressão e o volume são inversamente proporcionais entre si a temperatura constante.

Como podemos medir gases?

Entre os modelos mais utilizados de equipamento para medição de estão o analisador de gás, o detector de vazamento de gás, o cromatógrafo de gás, entre outros. O equipamento de medição de gás é extremamente sensível, podendo detectar com facilidade a presença de gás no ambiente, ainda que seja um volume baixo.

Quais são os três tipos de gás que existe?

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.

Artigo anterior
Como ocorre a ultrafiltração renal?
Artigo seguinte
O que é pescoço de tilápia?