O que é a educação para Pierre Bourdieu?

Perguntado por: Leticia Luísa Garcia  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (71 avaliações)

Pierre Félix Bourdieu foi um sociólogo francês. De origem campesina, filósofo de formação, foi docente na École de Sociologie du Collège de France.

O que pensa Pierre Bourdieu sobre a educação?

A educação, na teoria de Bourdieu, perde o papel que lhe fora atribuído de instância transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais. Trata-se, portanto, de uma inversão total de perspectiva.

Qual é a teoria de Pierre Bourdieu?

A teoria de Pierre Bourdieu pretende superar as oposições entre o subjeti- vismo e o objetivismo, o individuo e a sociedade, a liberdade e o determi- nismo analisando o social como existindo sob duas modalidades. De um lado nos agentes sociais, sob a forma das disposições do habitus.

Qual a principal definição de capital para Pierre Bourdieu?

Capital, na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, é um sinônimo de poder. Consiste em ativos econômicos, culturais ou sociais que se reproduzem e promovem mobilidade social numa sociedade estratificada.

O quê Bourdieu classifica de capital e quais os 4 tipos?

Por recursos ou poderes, Bourdieu entende mais especificamente o capital econômico (renda, salários, imóveis), o capital cultural (saberes e conhecimentos reconhecidos por diplomas e títulos), o capital social (relações sociais que podem ser revertidas em capital, relações que podem ser capitalizadas) e por fim, mas ...

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU

24 questões relacionadas encontradas

Qual o conceito de capital cultural em Bourdieu e as suas três formas de existência?

O 'capital cultural' pode existir sob três formas: incorporado, objetivado e institucionalizado. Na primeira modalidade, o 'capital cultural' supõe um processo de interiorização nos marcos do processo de ensino e aprendizagem, que implica, pois, um investimento de tempo.

Qual a percepção de P Bourdieu sobre a família?

Para Bourdieu (1996, p. 129), a família é um produto de um trabalho de instituição que é ao mesmo tempo ritual (casamento religioso) e técnico. Esse trabalho de instituição tem por objetivo garantir de forma duradoura alguns sentimentos que devem garantir a integração do grupo familiar.

Como Pierre Bourdieu nos ajuda a pensar a educação contemporânea no Brasil?

Ao sublinhar que a cultura escolar é a cultura dominante dissimulada, Bourdieu abre caminho para uma análise mais crítica do currículo, dos métodos pedagógicos e da avaliação escolar. Os conteúdos curriculares seriam selecionados em função dos conhecimentos, dos valores, e dos interesses das classes dominantes.

Qual a crítica de Bourdieu a instituição escolar?

Bourdieu critica a ideia de que a escola proporciona instrumentos que garantam a liberdade dos indivíduos e sua ascensão social, Nas obras “Os herdeiros” e “A reprodução”, ele se propõe a elaborar uma teoria geral do funcionamento do sistema escolar.

Porque para Pierre Bourdieu a escola produz e reproduz as desigualdades sociais?

A escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados. No entanto, essa "lei" é demasiado geral para explicar as grandes variações na amplitude dessa reprodução, reveladas pelas comparações internacionais.

Qual é a crítica feita por Pierre Bourdieu sobre o capital simbólico?

A hierarquização da sociedade e a desigualdade na distribuição de recursos materiais e simbólicos fazem com que algumas famílias possuam bagagem cultural para identificar e assimilar os códigos de ensinamento escolares, e que outras não.

O que fala Pierre Bourdieu sobre a influência da televisão na forma de pensar e agir das pessoas?

A tese de Bourdieu é simples: o universo do jornalismo é um campo que está sob a pressão do campo econômico a partir de uma realidade a qual a TV cada vez mais se submete: o índice de audiência. É através dos índices de audiência que a lógica comercial se impõe às produções culturais.

Quais as contribuições de Pierre Bourdieu para a pluralidade cultural?

Diante do exposto, além de destacar o papel de legitimação e reprodu- ção das desigualdades sociais, as discussões de Bourdieu contribuíram para superar a visão dos alunos como indivíduos abstratos em competição no sis- tema escolar relativamente igualitário e passaram a considerá-los como atores socialmente ...

Como usar Pierre Bourdieu na redação?

“Uma frase do teórico Pierre Bourdieu, sobre a influência da mídia, foi a segurança do bom desempenho na minha redação. Ela é mais ou menos assim: 'Aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica'.

Como a família socializa os indivíduos?

A família como espaço de socialização

Sabe-se que o indivíduo é influenciado pela instituição familiar, a qual é responsável pelo desenvolvimento de cada pessoa. Os valores morais e sociais são transmitidos para cada componente da família servindo como um alicerce no processo de socialização.

Quais relações existem entre a família e a vida social?

São elas, a de aliança (casal), a de filiação (pais e filhos) e a de consanguinidade (irmãos). É nesta relação de parentesco, de pessoas que se vinculam pelo casamento e/ ou por uniões sexuais, que se geram os filhos.

Por que é importante pensar a família em termos de relações de parentesco?

A associação feita entre família e natureza, nomeada como relação de parentesco indica a naturalidade da constituição da família: um destino natural dos humanos, uma necessidade intrínseca à essência humana; a reprodução e a exaltação da origem e da semelhança.

Quais os tipos de capital cultural?

Existem três tipos de capital cultural: (i) capital corporativo; (ii) capital objetivado; e (iii) capital institucionalizado: O capital cultural encarnado compreende o conhecimento que é conscientemente adquirido e passivamente herdado, pela socialização à cultura e tradição.

O que é cultura para Bourdieu?

A palavra cultura, para Bourdieu, aparece como indissociável dos efeitos da dominação simbólica e terá um lugar importante em sua obra como elemento de luta entre os sujeitos nos diferentes campos pela demarcação de posições sociais distintas.

Qual a diferença entre cultura e capital cultural?

A cultura são os valores e significados que orientam e dão personalidade a um grupo social. Já capital cultural é uma metáfora criada por Bourdieu para explicar como a cultura, em uma sociedade dividida em classes, se transforma em uma espécie de moeda que as classes dominantes utilizam para acentuar as diferenças.

Quais os principais argumentos utilizados por Pierre Bourdieu utilizaram para afirmar que o sistema escolar reproduz desigualdades sociais?

Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. E este, segundo o sociólogo, está diretamente relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula.

Como o conceito de habitus Bourdieu se interliga com a cultura?

Habitus é então concebido como um sistema de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes), adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientado para funções e ações do agir cotidiano.

O quê Bourdieu compreende por reprodução das desigualdades sociais?

Um exemplo seria o acesso ao nível superior. Percebendo a esfera da educação enquanto um campo, um espaço social, Bourdieu percebe a educação enquanto um fator de reprodução social, reprodução de um processo de dominação, de uma organização hierarquizada, de acordo com distintas disposições de capitais sociais.

Qual a influência da mídia na sociedade?

As informações recebidas pelas mais diferentes mídias, principalmente pela televisão, exercem forte influência nos hábitos e costumes da população com grande poder de manipulação, ditando regras de conduta e de consumo, constituindo-se num importante veículo de transmissão de informação e de formação de opinião, pois ...

Qual o significado do conceito de capital cultural criado por Pierre Boudieu?

Desenvolvido por Pierre Bourdieu, este conceito refere-se ao conjunto de recursos, competências e apetências disponíveis e mobilizáveis em matéria de cultura dominante ou legítima. Todo o capital, seja qual for a sua espécie, subentende uma relação de dominação, de apropriação/desapropriação. ...

Artigo anterior
Quais são os princípios de Kaizen?
Artigo seguinte
O que é Swift em português?