O que é a dupla paternidade?

Perguntado por: André Diego de Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

Na mesma linha, o ministro Ricardo Lewandowski reconheceu ser possível a dupla paternidade, isto é, paternidade biológica e afetiva concomitantemente, não sendo necessária a exclusividade de uma delas.

É possível a dupla paternidade?

Na paternidade socioafetiva, que por meio de decisão do STF em 2016, já se pode considerar a dupla paternidade no registro civil. Isso garante ao pai socioafetivo os mesmos direitos e deveres do pai biológico, cujo a criança poderá fazer parte da herança dos dois pais.

Como fazer dupla paternidade?

Para iniciar a solicitação do reconhecimento, os interessados devem procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo, munido com o documento de identidade com foto e certidão de nascimento da pessoa a ser reconhecida. Vale ressaltar que o pai socioafetivo precisa, obrigatoriamente, ser maior de 18 anos.

Quais os tipos de paternidade?

A paternidade ou maternidade pode ser biológica ou socioafetiva. A primeira é a decorrente de filiação sanguínea, advinda da procriação. A segunda não necessariamente conta com esse vínculo biológico: é-lhe subjacente, na verdade, uma firme relação de "afeto", em que os sujeitos assumem as posições de pai e filho.

É juridicamente possível se assentar dupla paternidade no Registro Civil de uma pessoa?

Em decisao de Setembro de 2016, o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu ser possível a chamada dupla paternidade estar inserida no registro civil dos cidadãos brasileiros.

A DUPLA PATERNIDADE

43 questões relacionadas encontradas

Como colocar nome de dois pais na certidao?

Conforme o provimento 63 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ o reconhecimento mãe ou pai socioafetivo, pode ser feito através do cartório, não precisando mais de uma ação judicial para ver reconhecida a multiparentalidade.

É possível anulação do reconhecimento de paternidade?

Para STJ, não é possível anular o reconhecimento de paternidade realizado de forma espontânea e sem vícios de consentimento. Reconhecimento espontâneo da paternidade só pode ser desfeito diante de vício de consentimento.

Quais os estilos de pais?

Qual o estilo do seu pai?
  • 1 – Pai clássico. Este pai é tradicional e gosta do visual clássico. ...
  • 2 – Pai estiloso. Este pai tem estilo próprio e gosta de tá sempre antenado nas últimas tendências.
  • 3 – Pai descolado. Moderninho, com espírito jovem e cheio de atitude. ...
  • 4 – Pai fitness. ...
  • 5 – Pai básico.

O que é a paternidade biológica?

Paternidade biológica é a decorrente de laços consanguíneos. Pai biológico é aquele que gerou a criança, podendo ter ou não algum vínculo e/ou convivência com a criança. Já a paternidade socioafetiva é definida pelos laços de afeto, pela convivência familiar e pela posse do estado de filhos.

Quais os tipos de filiação existente?

A filiação possui três espécies, quais sejam: a adotiva, oriunda da adoção; a presumida, pois se presumem naturais os filhos gerados na constância do casamento e a natural, que se refere à questão biológica.

Pode ter dois pais no registro?

Em termos práticos, a criança pode terá uma mãe biológica (quem gerou) e dois pais afetivos, sejam eles do mesmo sexo, ou não. Sendo assim, entende-se ser possível realizar a dupla paternidade, em que inclui o nome de ambos os pais afetivos no registro da criança – e até da mãe biológica, se assim preferirem.

É possível ter dois pais na certidão de nascimento?

Cabe-nos apenas analisar se existe a possibilidade jurídica de promover o registro de nascimento de uma criança de forma a fazer constar dois pais e uma mãe. Não. Em nosso ordenamento jurídico tal registro não é possível.

Tem como o padrasto adotar o enteado?

A Lei de Registros Públicos permite incluir o nome da madrasta ou do padrasto na certidão de nascimento. O enteado (a) pode ser reconhecido como filho (a) e ter o nome do padrasto ou madrastra como seu pai ou mãe em seu registro. Esse é um método cuja escolha incumbe a família. Não há obrigatoriedade.

É possível ter uma paternidade biológica e outra afetiva?

Através da decisão do STF restou estabelecida a possibilidade de uma pessoa ter legalmente dois pais, sendo um socioafetivo e outro biológico, não existindo nenhuma prevalência entre eles, o que significa que juridicamente ambos são pais com os mesmos direitos e obrigações.

Quais os direitos do filho socioafetivo?

O filho poderá requerer o reconhecimento judicial do relacionamento socioafetivo, comprovando que era tratado como filho pelo pai ou mãe socioafetiva, que usava o nome da família para se apresentar e socialmente é reconhecido como pertencente à família. É o reconhecimento da paternidade socioafetiva post mortem.

O que é pai afetivo?

A paternidade socioafetiva é caracterizada quando pessoas sem vínculo biológico constroem uma relação afetiva a fim de formar uma família. Uma história muito comum é quando os pais de uma criança se separam e o companheiro da mãe acaba por exercer o papel de pai desse indivíduo, configurando a paternidade socioafetiva.

Pode a paternidade socioafetiva se sobrepor a biológica?

Não há impedimento do reconhecimento simultâneo de ambas as formas de paternidade – socioafetiva e biológica-, desde que seja para o melhor interesse do filho o reconhecimento jurídico de ambos os vínculos.

Quem pode ser pai socioafetivo?

§ 2º Poderão requerer o reconhecimento da paternidade ou Maternidade Socioafetiva de filho os maiores de dezoito anos de idade, independentemente do estado civil. § 3º Não poderão reconhecer a paternidade ou Maternidade Socioafetiva os irmãos entre si nem os ascendentes.

Quais as regras para reconhecer a parentalidade socioafetiva no cartório?

“O reconhecimento da parentalidade socioafetiva pelo procedimento simplificado disciplinado no provimento 63/2017 poderá ocorrer sempre que o filho tiver mais que 12 anos seguido as seguintes regras: desde que ele concorde com o ato; que haja também a anuência do ascendente registral caso o filho seja menor; que haja ...

É possível anular o registro de nascimento?

De acordo com o artigo 1.604 do Código Civil, caso haja comprovação de que houve falsidade ou erro no registro, pode ser ajuizada uma ação de anulação sobre a certidão de nascimento.

Como pedir anulação de paternidade?

Anulação do registro deve se pautar no interesse do menor

Por isso, eventual divergência entre a paternidade declarada e a biológica, por si só, não autoriza a invalidação do registro, cabendo ao pai registral comprovar erro ou falsidade, nos termos dos artigos 1.601 e 1.604 do Código Civil.

Como cancelar um processo de paternidade?

A ação investigatória de paternidade, uma vez iniciada, não pode ser interrompida nem pela mãe da criança, dada a natureza indisponível do direito em questão.

Como colocar nome do padrasto na certidão de nascimento?

Como foi dito, o pedido de registro civil com nome do padrasto ou madrasta pode ser feito em cartório. Se o cartório se recusar, estará violando a determinação do CNJ. Neste caso, a família deve procurar um advogado para requererem a alteração do registro por meio de ação judicial.

Qual o valor para colocar o nome do pai na certidão de nascimento?

Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.

Como colocar o sobrenome do padrasto na certidão de nascimento?

Para realizar esse acréscimo do sobrenome do padrasto será necessário realizar processo judicial e o pai biológico não precisa autorizar, é necessário que apenas que o enteado (a) e padrasto estejam de acordo.

Artigo anterior
O que é cantinho Instagramavel?
Artigo seguinte
Qual EP Luffy chega em Wano?