O que é a deriva genética?

Perguntado por: Sérgio Vítor de Pinto  |  Última atualização: 10. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

Deriva genética, deriva gênica, deriva alélica, derivação genética ou ainda oscilação genética é um mecanismo microevolutivo que modifica aleatoriamente as frequências alélicas ao longo do tempo.

O que se entende por deriva genética?

Deriva genética é a mudança na frequência dos alelos de uma população de geração a geração que ocorre em consequência de eventos ao acaso. De forma mais precisa, a deriva genética é a mudança em razão de "erro de amostragem" na seleção de alelos para a geração seguinte a partir do pool gênico da geração atual.

Qual a diferença entre mutação e deriva genética?

A deriva genética é um evento diferente da mutação porque gera variações na frequência genética de uma população a partir de mecanismos diferentes daqueles que ocorrem na mutação.

Qual a importância da deriva?

A deriva tem grande importância em polimorfismos neutros, alelos funcionalmente equivalentes (que não sofrem ação da seleção natural). O efeito da deriva também é maior em populações pequenas e isoladas (tem maior impacto).

O que explica a seleção natural de Darwin?

Seleção natural é o mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin, que afirmou que o meio ambiente atua como um selecionador de características, perpetuando os organismos mais aptos a sobreviver em determinado local.

O QUE É A DERIVA GENÉTICA?

24 questões relacionadas encontradas

Quem descobriu a deriva genética?

Sewall Wright e Warwick Kerr

Ele foi o principal responsável pelo desenvolvimento matemático da teoria da deriva genética, apresentado em vários artigos nas décadas de 1930 e 1940. Faltava, entretanto um teste experimental que comprovasse essa teoria.

Quais são os fatores que contribuem para o aumento da variedade genética?

Fatores responsáveis pela variabilidade genética

Dentre esses fatores, podemos citar a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. A mutação é o principal fator gerador de variabilidade genética.

O que é o processo de seleção natural?

A seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que a seleção natural seleciona o organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.

Qual a função da mutação?

As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies.

Quais as consequências da deriva genética?

A deriva genética pode causar grandes perdas de variação genética em populações pequenas. Um gargalo populacional ocorre quando o tamanho de uma população é reduzido por pelo menos uma geração.

Quais são as 4 categorias de variações genéticas?

Além da mutação, temos a reprodução sexuada, a deriva genética e o fluxo gênico como fatores que influenciam na variedade de alelos de uma espécie.

O que são heterozigotos e homozigotos?

Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.

Quais são os tipos de seleção?

=> A seleção pode ser dividida em três tipos: • seleção estabilizadora, • seleção direcional, • seleção disruptiva.

Quais os 3 pontos da seleção natural?

Existem três tipos de seleção natural: a direcional, a estabilizadora e a disruptiva. ⇒ Seleção direcional: é uma das formas mais simples de seleção natural. Ela seleciona um dos fenótipos extremos e é responsável pela maioria das mudanças fenotípicas que ocorrem durante o processo evolutivo.

O que diz a teoria de Darwin e Wallace?

Um dos princípios utilizados por Darwin e Wallace na formulação da teoria da evolução por seleção natural é o princípio da hereditariedade. Para que haja seleção natural, é fundamental que os organismos transmitam para os seus descendentes as características que lhes propiciem maior vantagem no ambiente em que vivem.

Qual é a diferença entre evolução e seleção natural?

Evolução não é o mesmo que adaptação ou seleção natural.

A seleção natural é um mecanismo, ou causa, de evolução. As adaptações são características físicas ou comportamentais que tornam um organismo melhor adaptado ao seu ambiente.

Qual é a principal fonte de variabilidade genética em uma população?

A principal fonte de toda a variabilidade genética é a mutação. Esse termo tem significado bastante abrangente pois é aplicado tanto aos vários tipos de alterações que ocorrem no material genético, quanto aos processos que lhes dão origem.

Qual é o significado de DNA e RNA?

DNA e RNA são ácidos nucléicos que possuem diferentes estruturas, mas que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.

Qual o tipo de reprodução que promove a variabilidade genética?

A reprodução sexuada promove a variabilidade genética por meio da combinação de diferentes alelos.

Onde começou a genética?

História. A genética deu seus primeiros passos há mais de 150 anos, mais precisamente em 1860, com o monge austríaco Gregor Mendel (1822 – 1884). Ele realizou os primeiros experimentos genéticos com ervilhas, que foram cultivadas no mosteiro de Brno, na República Tcheca.

O que é seleção natural de um exemplo?

Um exemplo típico da seleção natural e visto nos dias de hoje é o caso das bactérias resistentes a certos tipos de antibióticos. Ao contrair uma doença bacteriana, logo somos instruídos a tomar antibióticos.

Como iniciou a genética?

A GENÉTICA moderna, entretanto, começou com o trabalho de Gregor Mendel, no início do século XIX. O cientista estudou a transmissão de características em ervilhas, e provou que há padrões de hereditariedade, os quais obedecem a regras estatísticas simples.

Artigo anterior
Como configurar as colunas no Word?
Artigo seguinte
Como disfarçar a barriga usando biquíni?