O que é a cultura oriental?

Perguntado por: Madalena Rafaela de Mota  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

O objetivo da revista Cultura Oriental é divulgar trabalhos de pesquisa a respeito dos vários aspectos culturais do extremo oriente asiático (especialmente Índia, China, Japão e Tibete), incluindo língua, religião, literatura, filosofia, artes e outros temas, abrangendo tanto a cultura atual quanto aspectos históricos.

O que que é cultura oriental?

A expressão mundo oriental se refere às diversas culturas ou estruturas sociais e sistemas filosóficos da Ásia; ou ao que está geograficamente a leste da Europa. A expressão geralmente não é usada fora do mundo ocidental, uma vez que abrange uma região enorme, variada, complexa e dinâmica, difícil de generalizar.

O que são cultura oriental e ocidental?

O oriental trabalha mais seu lado intuitivo, valoriza o universo interior e dá muita importância para a religião, enquanto o ocidental tem uma mente mais racional, preza pelo mundo exterior e tem uma mentalidade mais científica.

O que é cultura ocidental exemplos?

Ou seja, a cultura ocidental está presente em todos os países que sofreram influências, através de colonizações, por exemplo, de países do continente europeu. Várias civilizações se formaram com base na cultura ocidental. Exemplo: Celta, Germânica, Helênica, Latina e etc.

O que é cultura pop oriental?

K-pop, mangá, animes, J-rock, doramas, filmes e muito mais. Estes são os ingredientes principais da área que irá receber alguns dos melhores conteúdos produzidos do outro lado do mundo. Isso tudo em conjunto com atividades que irão aproximar ainda mais o público de seus artistas e conteúdos asiáticos favoritos.

Cultura Japonesa - Reportagem

33 questões relacionadas encontradas

Como é a cultura do povo japonês?

Suas principais crenças têm raízes no xintoísmo e budismo, mas coexistem com outras religiões, até mesmo com a cristã. Diferente do que ocorre no Ocidente, no Japão, não há pregações religiosas e a religião não é vista como doutrina, mas um modo de vida. ... A adoração não é comum entre os japoneses.

Quais as culturas do Japão?

Apesar dessas influências, o Japão gerou um estilo único de artes (ikebana, origami, ukiyo-e), técnicas artesanais (bonecas, objetos lacados, cerâmica), espetáculo (dança, kabuki, noh, raku-go, Yosakoi, Bunraku), música (Sankyoku, Joruri e Taiko) e tradições (jogos, onsen, sento, cerimónia do chá), além de uma ...

Quais são as características da cultura ocidental?

A cultura ocidental é caracterizada por um conjunto de temas e tradições artísticos, filosóficos, literários e legislativos e pelo legado das civilizações Celta, Germânica, Helénica, Latina e Cristã (a partir do século IV).

Quais são as principais características da cultura ocidental?

A maior característica constitutiva da cultura no Ocidente é a prevalência da Liberdade do sujeito. Liberdade concebida como autonomia, ou seja, como a capacidade do indivíduo de poder estabelecer normas para si mesmo. O primeiro pilar que se ergue para sustentar a cultura ocidental é o mito.

O que são os ocidentais?

De modo geral, o consenso atual seria definir como parte do Ocidente, no mínimo, as culturas e os povos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e uma grande parte da América Central e do Sul, como Argentina e Brasil.

Qual a diferença entre a cultura oriental e ocidental?

De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América, a Austrália e a Nova Zelândia.

Qual a semelhança entre a cultura oriental e ocidental?

Moralidade inata. Porém, o melhor exemplo da semelhança fundamental entre o pensamento oriental e ocidental é resumido nos trabalhos de dois dos filósofos mais conhecidos em seus respectivos hemisférios: Platão (428-348 AEC), do ocidente, e Wang Yangming (1472-1529 EC), do oriente.

Por que o Brasil é um país ocidental?

Pergunte se o Brasil é um país ocidental. ... Isso porque falar uma língua de origem latina e estar a oeste do meridiano de Greenwich não é suficiente para estar no Ocidente. Enquanto Estados Unidos e Portugal são indiscutivelmente “ocidentais”, a classificação de países como o Brasil e a Argentina não é unânime.

O que são os povos orientais?

As Civilizações Orientais (sumérios, persas, chineses, árabes, indianos, malaios, japoneses etc.) se formaram durante milênios. A Antiguidade e a Idade Média correspondem a dois períodos áureos das civilizações do oriente. Já o século XXI é tido como o século do ressurgimento oriental.

Qual é a diferença entre Ocidente e Oriente?

1. Ocidente (Oeste): Todas as regiões situadas a oeste do Meridiano de Greenwich. 2. Oriente (Leste): Toda as regiões situadas a Leste do Meridiano de Greenwich.

Qual país seria considerado oriental?

O Extremo Oriente é chamado também de Ásia Oriental, está localizado a leste do continente asiático e abrange um território que ocupa uma área de cerca de 12 milhões de km2, onde vivem as populações de China (1,3 bilhão), Japão (126,9 milhões), Coreia do Sul (49 milhões), Coreia do Norte (23 milhões), Taiwan (23 ...

Quais importantes contribuições de outros povos a cultura ocidental?

A Influência dos árabes islâmicos na civilização ocidental foi fundamental e transformadora. O islamismo deixou como legado para nossa civilização importantes avanços e descobertas em diversas áreas e algumas delas são a numeração, o invento do papel, a Matemática, a Física e Química, a Medicina, Astronomia e Alquimia.

Qual é a noção de humanidade na cultura ocidental?

Utilizado pela primeira vez na carta do Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, em 1945, esse conceito é implicitamente parte da percepção ocidental de humanidade, que se fundamenta na ideia de que cada ser humano é um indivíduo e, igualmente, um membro da comunidade humana.

Quais as duas culturas clássicas normalmente associadas com o termo ocidental?

Os gregos e romanos, porém, ainda que cultivem esta necessidade, caminharão para uma arte com novos significados.

Quais são os principais costumes do Japão?

Costumes japoneses que deve saber
  1. Curvar-se é quase uma arte. ...
  2. Ninguém fala no metro. ...
  3. Não se fuma na rua. ...
  4. Não há caixotes de lixo nas ruas. ...
  5. Os japoneses usam máscaras hospitalares para proteger os outros. ...
  6. Sorver os noodles com barulho é normal. ...
  7. Oferecer gorjeta é insultuoso. ...
  8. Deve usar chinelos em casa, mas não no tatami.

Quais são os costumes?

Em suma, os costumes são atos habituais que, com o passar do tempo, acabam por se tornar prática comum enraizada na cultura social. Os costumes variam de acordo com as diferentes sociedades e culturas, e podem estar intrinsecamente relacionados com as tradições e rituais particulares de cada povo.

Qual é a cultura dos japoneses no Brasil?

Os japoneses trouxeram para o Brasil duas religiões, o budismo e o xintoísmo, crenças muito presentes na Terra do Sol Nascente. Porém, atualmente muitos nipônicos são católicos e evangélicos, principalmente aqueles que vivem no Brasil.

O que os japoneses acreditam?

A religião no Japão se manifesta principalmente no Xintoísmo e no Budismo, as duas principais religiões, que costumam ser praticadas simultaneamente.

Quem gosta da cultura japonesa?

Otaku é o termo usado para definir as pessoas que se interessam pela cultura pop japonesa, em especial os animes (desenhos animados) e mangás (histórias em quadrinhos), e que consomem produtos culturais japoneses.

O que os japoneses valorizam?

Respeito e individualidade

Quem conhece a cultura nipônica sabe que os japoneses são extremamente educados e respeitosos. Além disso, valorizam a individualidade e privacidade de cada um. Entender que as pessoas são diferentes, com realidades, perspectivas e objetivos distintos, é fundamental.

Artigo anterior
É melhor fazer yoga antes ou depois do café da manhã?
Artigo seguinte
Como vivenciar a nossa fé?