O que é a conta juros a transcorrer?

Perguntado por: Luana Cláudia Faria  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

Os juros a transcorrer ou encargos financeiros a transcorrer é uma conta de natureza devedora que tem origem nas operações de empréstimos e financiamentos com a cobrança antecipada de juros passivos, é uma conta retificadora do Passivo, que será apropriada ao resultado à medida que o tempo transcorrer.

O que é a transcorrer?

Significado de Transcorrer

verbo predicativo e intransitivo Processar-se; acontecer de certo modo: o evento transcorreu sem prejuízos; a palestra deve transcorrer como o combinado. verbo transitivo direto Transpassar; ir além dos limites de: transcorreram a montanha e encontraram a cachoeira.

O que é apropriação de juros?

Com isso, os juros a apropriar é um tipo de juros redutor pois estarão inseridos em seu cálculo, juros que farão com que o saldo devedor do proprietário da dívida cresça, sendo assim necessário um pagamento maior.

O que são encargos a apropriar?

Os encargos financeiros (conhecidos) sobre as parcelas vencíveis em meses seguintes devem ser lançados no Ativo Circulante (se a curto prazo) a débito de conta denominada "Encargos Financeiros a Incorrer" e no Passivo Circulante a crédito da conta "Empréstimos e Financiamentos Bancários".

O que é apropriação de Seguros?

Prêmio de seguros a vencer (ou a apropriar): quando a empresa faz um contrato de seguro, o segurador se obriga com a segurada mediante pagamento de um prêmio, a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros, previstos no contrato.

Aula 22 - Contabilidade Básica - Juros a transcorrer

30 questões relacionadas encontradas

Como contabilizar Pagamento de empréstimo com juros?

O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras.

Como contabilizar juros prefixados de empréstimos?

Já os juros pré-fixados incidentes sobre o empréstimo serão lançados em conta redutora denominada "Juros a Transcorrer", também no Passivo Circulante (PC) ou Passivo Não Circulante (PNC), para apropriação futura como despesa, em função da fluência do prazo.

Como contabilizar o financiamento?

Para declarar empréstimos contraídos junto a instituições financeiras ou pessoas físicas, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código correspondente: 11 para banco (estabelecimento bancário comercial), 12 para sociedades de crédito, financiamento e investimento (como as financeiras), e 14 se a sua dívida ...

Quando da contratação de um financiamento os juros devem ser reconhecidos de que forma em quais contas?

A receita de juros ou a despesa de juros deve ser reconhecida somente na medida em que ativo (ou recebível) de contrato ou passivo de contrato for reconhecido na contabilização do contrato com o cliente. 66.

Como contabilizar financiamento com carência?

Os juros em operações com carência de pagamento de principal e juros, devem ser contabilizado: Debitando o resultado (juros), levando a crédito do passivo na conta de empréstimo, ou devo lançar a débito de juros a transcorrer(p) e crédito de empréstimos(p), pois neste período a dívida só vai ser recomposta e não existe ...

O que é receita financeira a transcorrer?

Também chamada de receitas a transcorrer ou receitas antecipadas ou adiantamento de receitas. Exemplo: Aluguel ativo a vencer = receita de aluguéis recebida antecipadamente (Passivo). Comissões ativas a vencer = Receitas de comissões recebidas antecipadamente (Passivo).

Como deve ocorrer a contabilização da captação de recursos de terceiros?

Contabilização da captação de recursos de terceiros

O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros, classificáveis no passivo exigível, deve corresponder ao seu valor justo líquido dos custos de transação diretamente atribuíveis à emissão do passivo financeiro.

O que é Pecld?

Afinal, o que é PECLD? As Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa são elementos contábeis que têm relação com a possibilidade de perda no recebimento de créditos que uma empresa possui.

Como contabilizar empréstimo em moeda estrangeira?

Contabilizar operações em Dólar e Variação Cambial decorrente de Contrato de Crédito em moeda estrangeira parece simples, no momento do recebimento do crédito, basta converter o montante negociado pela taxa de câmbio do dia do fechamento da operação para obter os valores em reais.

Como contabilizar uma operação de Finame?

Todos os empréstimos e financiamentos contraídos pela empresa, cujo prazo de pagamento final seja inferior a um ano, contado a partir da assinatura do contrato, deverão ser registrados contabilmente no Passivo Circulante.

Como contabilizar parcelamento de IRPJ?

A contabilização é realizada na conta de despesas tributárias e não na conta de dedução da receita, pois o parcelamento confessado no exercício é despesa tributária do exercício e não cabe o registro contábil na conta dedução de Receita por não estar relacionada com a receita.

Como contabiliza juros a vencer?

registrar o valor total das parcelas que serão pagas no Passivo e reconhecer os encargos financeiros a transcorrer em uma conta redutora de empréstimos e financiamentos, chamada Encargos Financeiros a Transcorrer. Essa conta deverá ser apropriada posteriormente para despesa financeira à medida do tempo transcorrido.

Onde fica a conta juros a apropriar no plano de contas?

A conta Juros a Apropriar que se encontra no Ativo - Despesas do Exercício Seguinte - a utilizo no caso de desconto de duplicatas, por exemplo.

Como contabilizar desconto de duplicatas com juros?

Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

Como apropriar seguros?

A apropriação do prêmio do seguro será feita mensalmente durante os doze meses de validade da apólice. Para isso, é preciso encontrar o valor residual mensal do prêmio, que é o resultado da divisão do valor de contratação pela quantidade de meses do período.

O que é a apropriação?

Conforme o dicionário etimológico, o termo apropriação tem origem latina (appropriationem) e significa “[...] apoderação, apoderamento, posse de alguma cousa, tornar alguma cousa sua, de sua propriedade.” (BUENO, 1974, p. 301).

Artigo anterior
Quais são os tipos de manutenção de software?
Artigo seguinte
O que significa devamos?