O que é a biodisponibilidade de um medicamento?

Perguntado por: Guilherme Vaz Carvalho  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

O que significa a biodisponibilidade de um fármaco?

Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

O que é disponibilidade do fármaco?

Cada medicamento foi considerado “disponível” nas farmácias públicas, se fornecido na quantidade suficiente para cumprir todo o tratamento.

Qual a importância da biodisponibilidade de um fármaco?

A BIODISPONIBILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA

No momento de determinar quais serão as dosagens necessárias para que o fármaco faça afeito, a biodisponibilidade tem papel-chave. Seu estudo determina como cada medicamento deve ser consumido, aspectos de absorvência e meia-vida.

Quais são os fatores que influenciam a biodisponibilidade de um fármaco?

O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco.

Farmacologia 2.0: Aula 13 - Biodisponibilidade e taxa de absorção de um fármaco

30 questões relacionadas encontradas

O que é biodisponibilidade e bioequivalência de medicamentos?

Dois medicamentos são considerados bioequivalentes quando possuem a mesma biodisponibilidade, ou seja, não apresentam diferenças significativas na quantidade absorvida do fármaco ou na velocidade de absorção, quando administrado em dose equivalente, sob as mesmas condições experimentais.

Qual a via com maior biodisponibilidade?

Além disso, as vias parenterais têm maior biodisponibilidade e não estão sujeitas à biotransformação de primeira passagem ou ao meio GI agressivo. Elas também asseguram o melhor controle sobre a dose real de fármaco administrada ao organismo.

O que é biodisponibilidade e qual a sua importância para os medicamentos genéricos e similares?

O que é biodisponibilidade? A biodisponibilidade relaciona-se à quantidade e à velocidade de absorção do princípio ativo do medicamento para a corrente sanguínea. Quando dois medicamentos apresentam a mesma biodisponibilidade no organismo, sua eficácia clínica é considerada comparável.

O que é biodisponibilidade Como podemos definir tempo de meia vida?

Meia Vida. A meia-vida de eliminação sistêmica é um parâmetro importante que expressa o tempo necessário para reduzir a concentração de um fármaco na circulação sistêmica pela metade. É calculado a partir da depuração sistêmica e do volume de distribuição.

O que é biodisponível?

Que pode ser absorvido pelo organismo (ex.: nutrientes biodisponíveis).

O que significa um fármaco?

A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.

O que é a biodisponibilidade absoluta?

A quantidade que chega realmente à circulação sistémica denomina-se "biodisponibilidade absoluta". A biodisponibilidade absoluta compara a biodisponibilidade do PA na circulação sistémica após a administração não intravenosa com a biodisponibilidade do mesmo medicamento após a administração intravenosa.

O que é absorção de um fármaco?

A absorção de fármacos é definida como a passagem de substâncias ativas encontradas em medicamentos para a corrente sanguínea. É um processo que depende das propriedades, da formulação e da via de administração do medicamento.

Como calcular a biodisponibilidade de um fármaco?

A biodisponibilidade costuma ser avaliada determinando-se a área sob a curva de concentração plasmática em relação ao tempo (AUC — Relação representativa entre concentração plasmática e tempo após uma dose oral única de um fármaco hipotético.

Quais são os medicamentos similares?

Medicamentos similares

O medicamento similar é identificado pela marca ou nome comercial e possui o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência.

Porque a via intravenosa apresenta 100% de biodisponibilidade?

A administração intravenosa de medicamentos é considerada como tendo 100% de biodisponibilidade, porque eles não passam pelo estômago. Eles estão imediatamente no sistema circulatório.

O que é a meia vida?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade.

O que é tempo de meia vida de um medicamento?

Meia-vida - a meia-vida (T1/2) é o tempo necessário para que a concentração plasmática de determinado fármaco seja reduzida pela metade.

Como calcular o tempo de meia vida do fármaco?

Pode ser determinada através da seguinte equação: kel = 0,693 / t1/2, em que t1/2 é o tempo de meia vida do fármaco. O tempo de meia vida (t1/2) é o tempo que demora a que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida para metade da concentração inicial (50%).

O que são medicamentos genéricos e similares?

São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).

O que é medicamento similar é genérico?

De acordo com a Anvisa, os medicamentos similares têm por característica manter os mesmos princípios ativos, na mesma concentração, mesma dose e mesma forma farmacêutica do que aqueles medicamentos de referência ou os genéricos. A diferença está no fato de que esses medicamentos possuem marca e nome fantasia.

Qual a diferença do similar para o genérico?

Na verdade, o similar nada mais é do que um genérico com marca – ou seja, uma cópia do medicamento de referência que pode ter um nome fantasia e um logo bonitinho.

Qual via tem menor biodisponibilidade?

A biodisponibilidade baixa é mais comum com as formas de dosagem oral de fármacos com absorção lenta e baixa hidrossolubilidade. O tempo insuficiente de absorção no trato gastrintestinal é causa comum de biodisponibilidade baixa.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

Qual a via mais lenta de absorção de medicamentos?

2.3.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Artigo anterior
É normal progressiva coçar?
Artigo seguinte
Qual a vantagem do comprimido revestido em relação ao comprimido simples?