O que é a aterosclerose quais são as suas causas e suas consequências explique o processo de formação de uma placa de gordura em um vaso sanguíneo?

Perguntado por: Ariana Miranda  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte súbita. O tratamento depende da severidade do quadro, e vai do uso de remédios a cirurgias de ponte de safena.

O que é aterosclerose e quais suas causas?

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.

O que é arterosclerose?

Descrição: A arteriosclerose, termo genérico para espessamento e endurecimento da parede arterial, é a principal causa de morte no mundo ocidental.

O que é e como acontece o desenvolvimento da aterosclerose?

A aterosclerose é um quadro clínico no qual depósitos irregulares de material gorduroso (ateromas ou placas ateroscleróticas) se desenvolvem nas paredes das artérias de médio e grande porte, levando a um fluxo sanguíneo reduzido ou bloqueado. A aterosclerose é causada por lesão repetida nas paredes das artérias.

Qual a principal consequência da doença cardiovascular aterosclerótica?

Consequências da aterosclerose

A aterosclerose, por causar a obstrução das artérias, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Assim, junto a essas doenças, tornou-se uma das maiores causas de mortalidade no mundo.

Como se formam as placas de gordura | Animação #08

35 questões relacionadas encontradas

Quais as principais consequências da aterosclerose?

A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte súbita.

Qual é a consequência da formação de placas ateroscleróticas?

A aterosclerose é caracterizada pela formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes internas das artérias, causando obstruções que impedem o fluxo sanguíneo. Trata-se da principal causa de infartos, acidentes vasculares e doença arterial periférica.

Qual é a fisiopatologia da aterosclerose?

Fisiopatologia. As estrias de gordura são a lesão mais precoce visível na aterosclerose; representam o acúmulo de células espumosas contendo lipídios na camada íntima da artéria. A placa aterosclerótica é a característica da aterosclerose; é uma evolução da estria gordurosa e tem 3 componentes principais: Lipídios.

Como se dá a formação da placa aterosclerótica?

Portanto, a placa de ateroma é formada por depósitos de gordura, principalmente de colesterol, na camada íntima da artéria e que tem sua formação iniciada por injúrias no endotélio decorrentes dos fatores de risco aos quais o indivíduo está exposto.

Qual é a diferença entre aterosclerose e arteriosclerose?

Enquanto a aterosclerose caracteriza-se pelo acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias, a arteriosclerose diz respeito à perda de elasticidade e aumento de sua espessura.

O que causa a doença vasculite?

As causas mais comuns são as infecções por vírus, doenças autoimunes (como lúpus, artrite reumatoide e esclerodermia, por exemplo), reações alérgicas a medicamentos e alguns tipos de câncer, entre eles, a leucemia e os linfomas.

Quais são os tipos de arteriosclerose?

A aterosclerose é uma condição degenerativa de endurecimento e espessamento das paredes arteriais que costuma ocorrer pela idade somada a fatores genéticos, pressão alta, diabetes e depósito de colesterol.
...
Os mais comuns são:
  • Infarto;
  • AVC isquêmico;
  • Derrame cerebral;
  • Angina (dor no peito).

O que é arteriosclerose explique a relação da má alimentação com essa doença?

Atherosclerosis. Aged. Introdução:Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que afeta os vasos sanguíneos, pode ser evitada pela manutenção do peso corporal saudável, exercício físico, dieta rica em gordura insaturada e com baixo teor de colesterol, além do controle da glicose.

Como se detecta a aterosclerose?

O diagnóstico da aterosclerose é feito por meio de uma avaliação dos sintomas, com exames laboratoriais e de imagem, como a ultrassonografia, tomografia, cintilografia e angiograma, entre outros. Eles são essenciais para confirmar a doença.

Como acabar com a aterosclerose?

Como é feito tratamento para aterosclerose
  1. Mudanças do estilo de vida. Na maioria das vezes, o tratamento para a aterosclerose consiste na mudança de estilo de vida, porque os hábitos saudáveis ajudam a diminuir o risco de desenvolver outras doenças do coração. ...
  2. Uso de remédios. ...
  3. Cirurgia. ...
  4. Tratamento natural.

Como é feito o diagnóstico da aterosclerose?

Como é feito o diagnostico

O diagnóstico da aterosclerose deve ser feito pelo cardiologista inicialmente por meio de exames laboratoriais que avaliam o perfil lipídico, como colesterol total, HDL e LDL, triglicerídeos, PCR e apolipoproteína.

O que causa placa de gordura na carótida?

A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.

O que são placas de ateroma como elas se formam?

Ateromas são placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos sanguíneos. Levam progressivamente a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando isquemias teciduais.

Quanto tempo demora para formar uma placa de ateroma?

Desenvolvimento: a placa de ateroma

De qualquer forma, a sua formação não é um acto súbito, já que o seu desenvolvimento leva muito tempo, até mesmo várias décadas.

Qual mecanismo fisiopatológico de uma placa de ateroma?

A formação da placa de ateroma inicia-se com a agressão ao endotélio vascular (revestimento interno dos vasos) devida a diversos fatores de risco, como a elevação de lipoproteínas (gorduras) aterogênicas (como o LDL- colesterol ou "colesterol ruim"), hipertensão arterial, diabetes ou tabagismo.

O que é a fisiopatologia?

Fisiopatologia é um ramo da medicina que se ocupa em estudar os fenômenos que provocam alterações anormais no organismo durante as doenças, com o objetivo de identificar as origens e as etapas de formações das patologias.

Porque a aterosclerose é considerada um processo inflamatório crônico?

Atualmente a aterosclerose é considerada uma doença inflamatória crônica, provavelmente iniciada por disfunção endotelial associada a fatores inerentes à ativação do sistema imunológico.

Quais as principais complicações que um paciente portador de placa de ateroma pode apresentar?

O trombo pode ocluir rapidamente o lúmen vascular e precipitar um evento isquêmico agudo. O trombo pode provocar embolia. A placa pode ser preenchida por sangue, acarretando expansão e oclusão imediata da artéria. Os conteúdos da placa (em vez de trombos) podem provocar embolia, ocluindo o vaso a jusante.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com aterosclerose?

Entre as intervenções de Enfermagem para a ateroesclerose destacam-se: avaliar e aliviar as dores do paciente; observar sinais vitais, principalmente pressão arterial e freqüência cardíaca; ter atenção no nível de consciência e saturação; monitorar cuidadosamente o débito cardíaco e manter estável; instruir o paciente ...

O que pode causar entupimento das artérias?

O entupimento da veia ocorre quando as artérias e veias são bloqueadas por um acúmulo de: gordura; colesterol; cálcio e outras substâncias no sangue.

Artigo anterior
Quem morreu nos Quilos Mortais?
Artigo seguinte
Como lançar o resgate do PGBL no Imposto de Renda?