O que é a assistência judiciária gratuita?

Perguntado por: Lorena Cardoso  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (20 avaliações)

A Assistência Judiciária Gratuita está prevista no artigo 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal, que atribui ao Estado a obrigação de garantir que a pessoa com poucos recursos financeiros tenha acesso a um advogado, sem ter que arcar com o custo de sua contratação.

Como funciona a assistência judiciária gratuita?

Conforme artigo 98, a parte que comprovar que não tem condições de arcar com as taxas e custas exigidas para a tramitação de um processo judicial, seja pessoa física ou jurídica, pode ter o benefício concedido por meio da decisão de magistrado, mesmo que tenha advogado particular.

Quem tem direito a assistência judiciária gratuita?

Tema criado em 23/8/2021. “Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

Qual a diferença de gratuidade da justiça e assistência judiciária gratuita?

· Justiça gratuita: trata da dispensa das despesas processuais e extraprocessuais, desde que as últimas sejam necessárias para o andamento do processo. · Assistência judiciária: engloba o serviço gratuito de representação, em juízo, da parte que requer e tem deferida a citada assistência.

O que inclui na justiça gratuita?

O direito à gratuidade abrange todos os tipos de Justiça, seja nas varas trabalhista, cível, criminal, administrativa, eleitoral, etc. Uma vez que o benefício seja concedido pelo juiz, o cidadão terá isenção de todos os custos estabelecidos no artigo 98 do CPC (descritos na íntegra no começo do texto).

Gratuidade de Justiça x Assistência Judiciária Gratuita

21 questões relacionadas encontradas

Qual é o valor da justiça gratuita?

Assim, atualmente o rendimento mensal para se obter a gratuidade de justiça é de R$ 7087,22, que corresponde ao limite máximo dos valores do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) no ano de 2022.

Qual o valor para ter direito à justiça gratuita?

De acordo com a nova lei, só teria direito à isenção do pagamento das custas processuais quem recebe salário igual ou inferior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, ou seja, R$ 2,8 mil. Para quem ganha acima desse valor seria preciso comprovar a insuficiência de recursos.

Quem paga os honorários do advogado em caso de justiça gratuita?

São devidos honorários de advogado sempre que vencedor o beneficiário de justiça gratuita. 8. Do art. 12 da Lei 1.060/1950 extrai-se o entendimento de que o beneficiário da justiça gratuita, quando vencido, deve ser condenado a ressarcir as custas antecipadas e os honorários do patrono vencedor.

Quando o juiz nega a gratuidade de justiça?

Se o juiz já sabe que o benefício da Justiça gratuita não é cabível, pode desde logo negá-lo. Isso significa que ele precisa ter elementos nos autos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão do benefício. A jurisprudência do STJ é vasta nesse sentido.

Em que hipótese pode o juiz negar o pedido de gratuidade de justiça?

Ela está prevista no artigo 99, cujo parágrafo 3º indica que a hipossuficiência é presumida quando o pedido for feito por pessoa natural. O parágrafo 2º, por sua vez, diz que o juiz só pode indeferir a gratuidade se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para sua concessão.

Quando posso pedir assistência judiciária gratuita?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode requerer ao juiz os benefícios da justiça gratuita. O requerimento poderá ser feito a qualquer momento no processo, por escrito, desde que demonstre que preenche os requisitos do direito pretendido.

Quando pode pedir assistência judiciária gratuita?

5º, inciso LXXIV), assegura a assistência jurídica integral e gratuita a todos os que comprovarem a insuficiência de recursos. Isso se dá não por um critério de renda familiar ou quanto o beneficiado ganha, mas sim a quantidade de despesas que já acumula e impede o interessado de arcar com mais gastos.

O que significa não concedida à assistência judiciária gratuita?

A assistência judiciária gratuita só pode ser negada pelo juiz se houver elementos nos autos que indiquem a falta de critérios legais para a concessão do benefício e depois de intimado o requerente para comprovar a alegada hipossuficiência, conforme previsto nos artigos 98 e 99, caput, do Código de Processo Civil.

Qual é o valor das custas de um processo?

Conforme o artigo 789 da CLT, na Justiça do Trabalho as custas são calculadas no valor de 2% do valor da condenação ou o valor da causa, quando a ação for constitutiva/declaratória ou no caso de pedidos improcedentes.

Pode pedir gratuidade de justiça depois da sentença?

O benefício da gratuidade da justiça pode ser requerido em qualquer fase do processo de conhecimento, assim como no de execução de sentença. Recurso improvido." (REsp. n.º 390.144/RS, relator Ministro Garcia Vieira, DJ de 25/03/2002); "ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA.

Precisa comprovar gratuidade de justiça?

Somente a declaração de hipossuficiência, em que o autor ou réu (pessoa física) afirme não ter condições de arcar com os custos da ação trabalhista, não é mais suficiente para garantir o benefício da Justiça gratuita. Para tanto, a parte precisará comprovar que ganha menos do que 40% do teto do INSS (CLT, art.

O que acontece se eu não pagar os 30% do advogado?

Esses honorários são uma determinação legal, e o não cumprimento dessa obrigação pode resultar em execução judicial. Caso o sucumbente não efetue o pagamento dentro do prazo estabelecido pela lei ou pela decisão judicial, o advogado da parte vencedora poderá requerer a execução dos honorários de sucumbência.

Quem tem justiça gratuita tem que pagar honorarios?

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu que trabalhadora beneficiária da justiça gratuita terá de pagar honorários de sucumbência.

Sou obrigado a pagar as custas processuais?

De quem é a responsabilidade do pagamento das custas processuais? É dever da parte, e não do advogado, o recolhimento das despesas processuais, em conformidade com o disposto no artigo 82, do Código de Processo Civil, excepcionadas as disposições concernentes à gratuidade de justiça.

Quem tem dinheiro em poupança têm direito à justiça gratuita?

Cabe o deferimento do pedido de assistência judiciária gratuita quando a parte requerente possui rendimentos inferiores a dez salários mínimos. A existência de patrimônio, por si só, não é óbice à concessão do benefício da Assistência Judiciária Gratuita.

Qual a renda máxima para conseguir advogado gratuito?

Quantos salários mínimos para justiça gratuita 2023? I - A renda mensal líquida inferior a 03 (três) salários mínimos justifica a concessão do benefício da assistência judiciária gratuita.

Quem se enquadra como hipossuficiente?

De acordo com o Código de Processo Civil, é hipossuficiente a parte que comprovar que não está em condições de arcar com as taxas e custas exigidas para a tramitação de um processo judicial, sem prejudicar o seu sustento.

Qual o teto para concessão da justiça gratuita?

Não há previsão legal que autorize o juiz a usar critérios objetivos, como limite de renda, para indeferir os pedidos de gratuidade de Justiça. Em vez disso, ele pode utilizá-los como motivação para determinar à parte que comprove sua hipossuficiência.

Qual a renda máxima para ser atendido pela Defensoria Pública?

Os critérios são estabelecidos por meio da Resolução do Conselho Superior da Defensorias Pública (CSDP) nº 170, de 01 de março de 2018, e entre eles consta a necessidade da pessoa a ser atendida ter renda mensal individual de até 2,5 salários mínimos ou renda familiar de até quatro salários mínimos.

Quais documentos para comprovar justiça gratuita pessoa jurídica?

  • declaração de imposto de renda junto à Receita Federal;
  • protestos;
  • livros contábeis;
  • inadimplência com fornecedores;
  • deferimento do pedido de Recuperação Judicial;
  • demonstração de bens penhorados em processo de execução;
  • inscrição em órgãos de proteção ao crédito;
  • balanços aprovados pela Assembleia;

Artigo anterior
Quais os países que mais sofrem com a fome no mundo?
Artigo seguinte
O que fazer para acabar com náuseas?