O que é a arte do vitral?

Perguntado por: David Garcia Assunção  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

Vitral é basicamente uma vidraça, (painel/vidros da portas, lustres, fachadas, entradas de luz, escadarias) , na qual é elaborado um desenho com um conjunto de pequenos pedaços de vidros coloridos rejuntados com perfis. Estes perfis pode ser dos seguintes materiais: prata, bronze, titânio e dourado.

Como é feita a arte vitral?

Resumidamente, o vitral é fabricado após a idealização de um projeto (desenho) que servirá como molde para o corte das peças de vidro – que serão cortadas individualmente. Os vidros estão disponíveis em diversas cores e são montados em forma de mosaico, o que garante a originalidade ao vitral.

Qual é a origem do vitral?

Os primeiros vitrais nos remetem aos tempos medievais. Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica.

Como surgiu o vitral no Brasil?

A partir do século XIX o vitral se desvincula da abordagem religiosa explorada até então e passa adquirir novas funções, como um elemento de decoração. Desde então, a arte dos vitrais residenciais com intuito decorativo tem se expandido e conquistado seu espaço.

Quem criou o vitral?

1 O vitral que teve seu apogeu dos séculos XII ao XV na França,foi redescoberto pelo filósofo inglês John Ruskin (1819-1900), responsável pelo renascimento dessa arte decorrente do revival gótico.

O que é vitral? História e técnicas

39 questões relacionadas encontradas

O que caracteriza a arte gótica?

Arte gótica ou estilo gótico é o estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas.

Como se solda un vitral?

Se você está começando, te aconselho buscar um desenho simples e com linhas retas como este:
  1. Cortar as peças de vidro. Coloque o vidro sobre o molde e use a caneta para marcar o desenho no vidro. ...
  2. Limar as peças de vidro. ...
  3. Passar fita de cobre em cada uma das peças. ...
  4. Aplicar fundente sobre a fita de cobre. ...
  5. Hora de soldar!

Quais as características do vitral gótico?

Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. ... Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas são os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico.

São características da catedral gótica?

Elementos da Arquitetura Gótica

Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros. Abóbodas: as mais utilizadas no estilo gótico foram as abóbadas de cruzaria. São estruturas côncavas utilizadas nos tetos.

Quais as fases da arte gótica?

Gótico lanceolado, de 1200 a 1300. Gótico radiante, irradiante ou rayonnant (século XIV de 1300 a 1400, uso de linhas radiais na traceria). Gótico perpendicular (Inglaterra, século XIV, uso de linhas perpendiculares). Gótico flamejante ou flamboyant (França, de 1400 a 1500).

Como era a pintura na arte gótica?

A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.

Qual foi a principal expressão da arte gótica?

A arquitetura foi a principal expressão da arte gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. As paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus.

Qual a construção mais famosa da arquitetura gótica?

Aliás, a arquitetura gótica é também conhecida por “a arte das catedrais”. Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram essas. Exemplos marcantes da arquitetura gótica são a Notre Dame, em Paris, França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália.

Qual as características da Catedral Rômanica?

Suas principais características são as paredes robustas, os arcos arredondados e as janelas pequenas. O termo “românico” faz referência à influência da arquitetura romana presente em vários elementos desse estilo arquitetônico.

São características da escultura gótica?

O surgimento das esculturas góticas acompanharam a construção das primeiras catedrais góticas no século XII na França. Podemos consideram como uma das principais características da escultura gótica, se não sua principal, seu destacamento das paredes das catedrais fazendo dessas manifestações figuras tridimensionais.

Quais são as principais características da arte medieval?

A arte medieval foi uma arte essencialmente religiosa, marcada pela construção de templos, igrejas, mosteiros e palácios. Ela se desenvolveu em um momento que a Igreja Católica influenciava, supervisionava e filtrava todas as produções científicas e culturais.

Qual é a principal característica da cultura medieval?

A Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.

Quais são as principais características da arte contemporânea?

As principais características da arte contemporânea são: Abandono dos padrões habituais; Fusão de arte e vida; ... Liberdade e efemeridade artística.

Quais as principais características da arte Romanica?

As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.

Quais são as características da escultura romana?

Elas eram feitas em tamanho natural, pintadas com policromia e liberadas de pedra. De um modo geral, a escultura romana tem as seguintes características: Influência da arte etrusca e grega, mas com características dos próprios romanos; Não tinha um ideal de beleza, mas presava por representações realistas.

O que significa escultura gótica?

A escultura do Gótico representa a segunda grande escola internacional de escultura européia a florescer na Idade Média, entre aproximadamente meados do século XII e do XVI, evoluindo a partir da escultura românica e dissolvendo-se na escultura do Renascimento e do Maneirismo.

Quais são as principais características da arquitetura romana?

A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões.

O que é abóbada arquitetura?

Abóbada é uma estrutura arquitetônica de formato curvado usado para cobertura de espaço entre dois muros ou vários pilares. Ela é usada em igrejas, templos, catedrais, galerias subterrâneas, entre outras construções.

Qual é a construção mais famosa da arquitetura?

Catedral de Notre-Dame (Paris)

Curiosidade: a fama da Catedral de Notre-Dame também deve-se, em parte, pela obra de Victor Hugo denominada “O corcunda de Notre-Dame” (que virou filme), a qual baseia na história do sineiro do local, Quasímodo, que se apaixona por Esmeralda.

Artigo anterior
Quando e onde foi inventado o telefone?
Artigo seguinte
Quantos km faz a Bros 160 por litro?