O que é a agricultura?
Perguntado por: Francisca Correia de Vieira | Última atualização: 12. Februar 2022Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)
Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor.
O que que é a agricultura?
Segundo o Dicionário Aurélio, agricultura é o cultivo do solo, por meio de procedimentos, métodos e técnicas próprias, que buscam produzir alimentos para o consumo humano, como legumes, cereais, frutas e verduras, ou para serem usados como matérias-primas na indústria.
O que é agricultura resposta?
A agricultura é a arte de cultivar a terra. Por meio dessa atividade milenar, obtêm-se alimentos e matéria-prima para a produção de bens industrializados.
O que é a agricultura intensiva?
A agricultura intensiva é o método mais comum de cultivo do solo e a principal fonte de alimentos em todo o mundo. Baseia-se na obtenção de altos rendimentos e apresenta uma exploração agressiva da terra com o uso sobrante de insumos.
Quando é que surgiu a agricultura?
A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.
O que é agricultura?
Qual foi o efeito do surgimento da agricultura?
A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. ... Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.
Quando é que surgiu a pecuaria?
A categoria de pecuária existe desde a época do período Neolítico (Idade da Pedra Polida), naquela fase onde os homens realizavam a atividade de criação e domesticação do gado com interesse apenas de extrair alimento, o homem precisou domesticar o gado para extrair carne e leite.
Qual é a diferença entre agricultura intensiva?
A agricultura intensiva é um método agrícola de aumentar o rendimento da safra pelo uso pesado de produtos químicos como fertilizantes, pesticidas, etc. e máquinas. ... Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.
Onde é praticada a agricultura intensiva?
A agricultura intensiva é praticada em áreas de alto valor comercial, tal qual há um maior investimento na produção, para uma maior produtividade e maior rentabilidade do uso do solo.
Quais as vantagens da agricultura intensiva?
- alta produtividade para atender à demanda da população;
- aperfeiçoamento das tecnologias e técnicas de produção;
- maior eficiência operacional, aproveitando ao máximo espaços menores de ocupação e reduzindo desperdícios de insumos.
O que é extrativismo resposta?
Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral.
O que é agricultura na geografia?
A agricultura é uma atividade humana na qual se domestica a natureza com o propósito extrair produtos essenciais à vida humana, como alimentos, fibras, tinturas, entre outras matérias-primas em geral. ... Quando pensamos em agricultura, geralmente o cultivo de plantas é o que vem à nossa cabeça.
O que é agricultura e quais os tipos?
Agricultura é uma atividade econômica pautada no sistema de cultivo e produção de alimentos. A palavra agricultura deriva do latim e significa “arte de cultivar”. ... Os tipos de agricultura correspondem às inúmeras maneiras de produzir e cultivar alimentos.
Como a agricultura pode ser?
Pode ser classificada como: Agricultura antiga onde sua prática utiliza força humana e animal; Agricultura moderna que utiliza energia a vapor e eletricidade; ... Agricultura sustentável que utiliza métodos para aumentar a produção diminuindo a degradação ambiental, está relacionada à agricultura orgânica.
Qual é o conceito de agricultura e pecuária?
A agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para o consumo humano ou para o fornecimento de matérias-primas na fabricação de roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros.
Quais são as atividades da agricultura?
A agricultura é uma prática econômica que consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais a fim de garantir a subsistência alimentar do ser humano, bem como produzir matérias-primas que são transformadas em produtos secundários em outros campos da atividade econômica.
São características da produção intensiva?
Na modalidade de produção intensiva, é comum a utilização de técnicas e tecnologia, como irrigação, terraceamento, drenagem dos solos etc. A finalidade desse sistema e talvez a principal característica é a alta produtividade. ... Como resultado, obtém-se aumento da produtividade e a diminuição do tempo para a colheita.
Quais as características da agricultura extensiva e intensiva?
Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.
Quais as vantagens da agricultura intensiva e extensiva?
Claro, a primeira e principal vantagem é puramente económica. A agricultura intensiva gera lucros muito maiores para os proprietários de terras do que a agricultura extensiva. Por outro lado, é a única forma de trabalho que pode garantir o total de produção, que a população necessita para se alimentar.
O que significa a pecuária intensiva?
A pecuária intensiva é o conhecido sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área. ... Devido ao confinamento e semiconfinamento, as estratégias nutricionais são bastante avançadas e se unem às demais técnicas para impulsionar a produtividade do rebanho.
O que é pecuária extensiva e intensiva?
A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.
Qual a diferença do sistema extensivo do sistema intensivo?
Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. ... Os sistemas semi-intensivos são aqueles em que os animais recebem algum tipo de suplemento alimentar na pastagem.
Quando se iniciou a pecuária no Brasil?
A história da pecuária no Brasil tem início no século XVI, quando as primeiras cabeças de gado chegaram no Nordeste, mais precisamente na capitania de São Vicente. Naquela época era pouco provável de se acreditar que a pecuária se tornaria uma atividade essencial para a economia brasileira atual.
Quando surgiu a pecuária no Brasil?
A pecuária brasileira se iniciou nos estados do Nordeste durante o século XVI, mais precisamente, na capitania de São Vicente para onde foram trazidas cabeças de gado vindas de Cabo Verde.
Qual é a principal criação pecuária atual do país?
A Pecuária Brasileira:
A criação de bovino no Brasil concentra-se, atualmente, em grandes propriedades, mas pauta-se preferencialmente na produção de carne, haja vista que esse produto é o mais valorizado e o mais voltado para a exportação. ... A pecuária de leite está ligada à produção leiteira e derivados.
Quanto passos para queimar 100 calorias?
Que horas é o balanço geral?