O que diz Vasconcellos sobre planejamento?

Perguntado por: Rebeca Iara Anjos de Sá  |  Última atualização: 16. März 2022
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Segundo Vasconcellos (2000) o conceito de planejar fica claro, pois: “Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.” (p. 79).

O que é planejamento para Vasconcellos?

Segundo Vasconcellos (2000) planejar é antecipar mentalmente um conjunto de ações a ser realizada e agir de forma como foi previsto. È valido ressaltarmos que o ato de planejar pode ser uma obra de um grupo bem como de uma só pessoa. 1.2. Coordenador Pedagógico e planejamento de ensino.

Quais os tipos de planejamento Segundo Vasconcellos?

De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.

O que diz a LDB sobre planejamento?

"O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar. ... Essa atividade é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que garante que todos os profissionais que trabalham em uma escola tenham um tempo reservado para planejar a rotina.

Quais autores falam sobre planejamento escolar?

Thomazi e Asinelli (2009) trazem para a discussão considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas na prática docente numa relação entre ações individuais e coletivas tendo atividades de leitura como foco e sua relação com construção e implantação do currículo.

Planejamento - Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico- Celso Vasconcellos

24 questões relacionadas encontradas

Qual a teoria de Perrenoud?

O aspecto central da teoria de Perrenoud é o conceito de competência. ... (Perrenoud, 1999, p. 7) acredita que “para enfrentar uma situação da melhor maneira possível deve-se, de regra, pôr em ação e em sinergia vários recursos cognitivos complementares, entre os quais estão os conhecimentos".

Qual o papel da escola para Libâneo?

Sobre a função da escola Libâneo afirma que a escola deve ajudar os alunos a desenvolver suas capacidades intelectuais e cognitivas frente a um conjunto de problemas sociais existentes no mundo hoje e que afetam a juventude.

O que a LDB fala sobre os profissionais da educação?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que, no art. 70, I, inclui, como profissional da educação, todos os que militam na área, sejam os da atividade-fim ou da atividade-meio (inclusive zeladores, merendeiras, secretários de escola, funcionários administrativos).

O que diz o artigo 24 da LDB?

Art. 24 - A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: ... Como a LDB disciplina a educação escolar (uma das modalidades de educação), prevê ela que essa educação se desenvolve predominantemente por meio do ensino, em instituições próprias.

Qual a definição do conceito de planejamento?

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. ... O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.

Quais são os tipos de planejamento?

Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.

Quais são os 3 tipos de planejamento de ensino?

O planejamento de ensino é dividido em três tipos, diferenciados por seu grau de especificidade crescente: planejamento do curso; planejamento da unidade e planejamento de aula.

Quais os tipos e níveis de planejamento?

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

O que é planejamento educacional resumo?

É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É intencional, na medida em que não pode ser efetivado aleatoriamente.

O que é planejamento no contexto escolar?

O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.

O que é avaliação para Celso Vasconcelos?

“Avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos”. A nota “é uma exigência formal do sistema educacional”.

O que é classificação de alunos?

O QUE SÃO RECLASSIFICAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS? São dispositivos que permitem colocar o aluno na série mais apropriada ao seu desenvolvimento e experiência, observada a correspondência idade/série e competência, de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96).

O que diz o artigo 26 da LDB?

Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

O que é avaliação contínua e cumulativa?

Avaliação cumulativa

Essa avaliação é aquela voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia. Assim, o estudante recebe orientações contínuas, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O que se entende por profissional da educação?

Todos os profissionais que atuam em escolas e instituições de ensino são considerados profissionais da Educação. ... Uma mudança da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) inseriu os funcionários de escola, que exercem funções técnico-administrativas nas redes de ensino, como profissionais da área de Educação.

Quais são os fundamentos dos profissionais da educação básica?

Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

O que a LDB fala sobre a valorização do professor?

Valorização do professor na Constituição e na LDB

206, V, determina a valorização dos profissionais de ensino, garantidos, na forma de lei, plenos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos.

Qual o conceito de educação para Libâneo?

Educação compreende o conjunto dos processos, in- fluências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando a formação do ser humano.

Quem é Libâneo E o que ele defende?

José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro da teoria histórico-cultural.

O que é aula na concepção de Libâneo e quais as suas etapas?

Aula é toda situação didática na qual se põem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios com fins instrutivos e formativos, que incitam as crianças e jovens a aprender (LIBÂNEO, 1994- Pág. 178).

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