O que diz Piaget sobre a psicomotricidade?

Perguntado por: Martinho Wilson Pinho Ribeiro Azevedo  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. O corpo debate a proporção do desenvolvimento humano, isto é, desenvolve-se corpo e mente.

O quê Vygotsky fala sobre psicomotricidade?

De acordo com Vygotsky (1997), os principais objetivos da psicomotricidade são: consciência do próprio corpo; domínio do equilíbrio, controle e eficácia das coordenações globais, controle da inibição voluntária, controle da respiração, organização do esquema corporal, orientação no espacial, temporal e espaço- temporal ...

Quem fala sobre psicomotricidade?

Em 1907, Ernest Dupré, renomado psiquiatra francês, enfatiza a relação psiquismo-motricidade, evidenciando o paralelismo psicomotor. Considerado o principal iniciador da Psicomotricidade na criança, abalou um dogma, com a introdução genérica da debilidade psicomotora e suas relações com a deficiência mental.

Quais são os 4 estágios de Piaget?

As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget
  • Estágio sensório-motor (0 a 2 anos): ...
  • Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ...
  • Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ...
  • Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ...
  • E o desenvolvimento infantil na pandemia?

Quem criou o termo psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico.

Resumo da Teoria de Piaget

40 questões relacionadas encontradas

Qual a origem do termo psicomotricidade?

A palavra "psicomotricidade" vem do termo grego psiché = alma e do verbo latino moto = mover frequentemente, agitar fortemente. A psicomotricidade está relacionada com o processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo sustentada pelo movimento, intelecto e afeto.

Quem são os grandes representantes da psicomotricidade?

III – Os grandes representantes da psicomotricidade são: Wallon, Le Boulch, Ajuriaguerra e Vitor da Fonseca.

Quem divulgou a psicomotricidade no Brasil?

O início da Psicomotricidade no Brasil ocorreu com profissionais que foram para a França especializar-se em clínica infantil e, depois, em psicomotricidade com Ajuriaguerra e, depois, Bergès, no Henri-Roussele, na escola da equipe de Soubiran, ou com Suzanne Masson, na Salpétrière.

O que é psicomotricidade autores?

O trabalho psicomotor possibilita ao sujeito o desenvolvimento dos aspectos motor, cognitivo e afetivo, assim sendo auxilia no desenvolvimento global. Os principais autores que norteiam este tema são: Fonseca (1995a, 1995b), Lê Boulch (1988), Lapierre e Lapierre (2002), Bueno (1998).

O que a psicologia fala sobre a psicomotricidade?

A Psicomotricidade como ciência, é entendida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas, entre o psiquismo e o corpo, e, entre o psiquismo e a motricidade, emergentes da personalidade total, singular e evolutiva que caracteriza o ser humano, nas suas ...

Qual a contribuição de Vygotsky para a educação psicomotora?

Lev Vygotsky – entende que a fala e a motricidade andam jutas. Sendo que com o desenvolvimento do sujeito a fala dirige, determina e domina a ação que existe. Na interação criança/adulto movimentos gestuais são criados, dando a criança certo tipo de controle em suas relações sociais.

O que é psicomotricidade na pedagogia?

A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que tende a desenvolver a criança integralmente com o objetivo de leva-la a dominar seu próprio corpo e de criar e manter relações com o mundo externo, colaborando sempre no processo de ensino e aprendizagem da criança.

Como o trabalho do pedagogo pode influenciar na psicomotricidade infantil?

Neste sentido, o pedagogo tem um papel complementar no que diz respeito ao aspecto motor de seus alunos, pois ele deve e pode fazer um trabalho que vise à linguagem corporal, ou seja, o corpo como forma de movimento e expressão.

Qual é o conceito da psicomotricidade?

Entende-se o significado da psicomotricidade como sendo a ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo externo e interno, isto é, a capacidade de se movimentar com intenção.

Quais os 3 pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

O que é psicomotricidade Scielo?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Qual o nome da maior entidade psicomotricidade no Brasil?

A Associação Brasileira de Psicomotricidade é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos e foi fundada com o objetivo de agregar os profissionais que vinham se formando e trabalhando na área. Atualmente, busca a regulamentação da profissão através de projetos de lei. A A.B.P.

Qual o nome da maior entidade de psicomotricidade no Brasil?

A (ABP) Associação Brasileira de Psicomotricidade é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos...

Qual foi a escola que norteou No Brasil os estudos sobre psicomotricidade?

No Brasil, a psicomotricidade foi norteada pela escola francesa. Durante as primeiras décadas do século XX, época da primeira Guerra Mundial, a escola francesa também influenciou mundialmente a psiquiatria infantil, a psicologia e a pedagogia.

Quem é considerado o pai da psicomotricidade relacional?

A psicomotricidade relacional foi criada em França por André e Anne Lapierre, trata-se de uma ferramenta que investe não em dificuldades e sintomas, mas em possibilidades de crescimento e de aperfeiçoamento em que o sujeito potencializa a capacidade de desenvolver globalmente sua personalidade.

Quem é Dupré?

Em 1909, Enerrst Dupré neuropsiquiatra, iniciou seus estudos na psicomotricidade com estudos clínicos na observação de pacientes e definiu a síndrome da debilidade motora, que é a caracterizada pela presença de sincinesias, paratonias e inabilidades, rompendo a correlação entre a perturbação motora e a síndrome.

Como surgiu a psicomotricidade e quais são seus principais marcos históricos?

Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.

Qual a importância do pedagogo entender o desenvolvimento humano infantil?

O professor tem um importante papel nesse processo de crescimento e conhecimento dos pequenos, uma vez que ele será o principal responsável por estimular o desenvolvimento cerebral e a aquisição de novas habilidades que serão úteis para o resto da vida.

Qual é o papel do pedagogo na educação infantil?

Um pedagogo pode atuar no desenvolvimento de material pedagógico para a educação infantil. Isto compreende escrever livros didáticos e também desenvolver todo tipo de instrumentos, brinquedos e jogos que possam auxiliar na aprendizagem do aluno.

Qual é o objetivo da educação psicomotora na escola?

A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.

Artigo anterior
Como evoluir Pokémon caminhando?
Artigo seguinte
Qual é o melhor jutsu?