O que diz o Espiritismo sobre eutanásia em animais?

Perguntado por: Bernardo Isaac Garcia  |  Última atualização: 17. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

No espiritismo, a eutanásia em animais é vista como um ato de compaixão e amor, que visa aliviar o sofrimento do animal em situações extremas. Acredita-se que, ao abreviar a vida do animal de forma compassiva, estamos proporcionando uma passagem tranquila e sem dor para o plano espiritual.

O que diz o Espiritismo sobre o sofrimento dos animais?

ANDA: Os animais são sencientes e têm consciência de si mesmos. Portanto, o sofrimento deles diante de situações como vivissecção, abate e torturas justificadas como “esportivas” é inegável.

É errado sacrificar um animal?

A eutanásia não é recomendada em casos em que não há o sofrimento do animal, em que há chances de cura por meio de cuidados paliativos para que o animal conviva bem com a doença ou apenas para a conveniência do tutor. Sacrificar o cachorro deve ser sempre a última opção.

O que o animal sente durante a eutanásia?

A eutanásia, quando escolhida, é realizada por um médico veterinário. No procedimento, o animal recebe um acesso venoso e, por ele, é aplicada uma anestesia. Após a anestesia, a injeção letal é feita. O animal não sente dor no procedimento e o tutor pode acompanhar todo o processo até a morte do animal.

O que acontece com os animais depois da morte segundo o Espiritismo?

Os animais, que, segundo a doutrina espírita, são seres irracionais, evoluem e reencarnam em outro corpo animal, imediatamente após a morte.

É CERTO FAZER EUTANÁSIA NOS ANIMAIS? I Mensagem Espírita Para Você

24 questões relacionadas encontradas

Como é o desencarne dos animais?

Quando ele morre fisicamente, isto é, desencarna, seu espírito é recebido por espíritos de humanos incumbidos de cuidá-los no mundo espiritual. Ele é curado de suas enfermidades (muito mais rápido que os humanos) e logo reencarna para animar novos seres.

Quando um cachorro morre para onde vai seu espírito?

No Candomblé e na Umbanda, a morte de um cachorro é vista como a passagem do espírito do animal para o plano espiritual. Acredita-se que os animais têm uma alma e que, após a morte, eles continuam a existir em um estado espiritual, podendo até mesmo se tornar guias espirituais para os praticantes dessas religiões.

Quanto tempo demora para a eutanásia fazer efeito?

Desde a injeção à morte do animal, leva cerca de 1 minuto. No entanto, os seus efeitos são irreversíveis, pelo deve ser uma decisão ponderada e justa.

É certo fazer eutanásia em cães?

A eutanásia do cão pode ser feita no Hospital Veterinário ou na casa onde o animal vive, junto dos seus tutores.

Como saber se é hora de fazer eutanásia em cachorro?

Em conformidade com as orientações do CFMV, a recomendação costuma ser feita apenas em casos extremos, quando o cãozinho está sofrendo muito e sem possibilidade de melhora, como pode ser o caso de eutanásia em cães com câncer.

O que a Bíblia fala sobre sacrifício de animais?

Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse: “Tu, ó Deus, não queres animais oferecidos em sacrifícios nem ofertas de cereais, mas preparaste um corpo para mim. Não te agradam as ofertas de animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados.

Como saber a hora de sacrificar um animal?

Principais dúvidas
  1. É recomendada em casos nos quais há uma perda significativa na qualidade de vida do animalzinho. Em situações como: doenças degenerativas, doenças terminais, entre outros…;
  2. Quando o animal constituir ameaça à saúde pública;
  3. E quando o animal constituir risco à fauna nativa ou ao meio ambiente;

O que a Bíblia fala sobre matar animais?

(Êxodo 21:28; Marcos 1:6) A Bíblia também diz que os humanos podem matar animais para comer. "Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento", diz Gênesis 9:3. O justo cuida dos seus animais, mas o coração dos ímpios é cruel. (Provérbios 12:10 NAA) Os animais não devem ser maltratados covardemente (cf.

Por que Deus permite o sofrimento de animais?

As Escrituras dizem claramente que, embora a humanidade tenha permissão temporária para matar por comida, devemos nos lembrar de que os animais são as criaturas amadas por Deus. Por isso, seremos responsabilizados perante Ele pela vida de cada um que destruirmos.

Como saber se seu animal reencarnou?

Um dos primeiros sinais de que um animal pode ser uma reencarnação é o comportamento familiar. Se você notar que um animal tem hábitos semelhantes aos de um animal de estimação anterior, pode ser um indício de que ele é a mesma alma em um novo corpo.

Como é a vida dos animais no mundo espiritual?

O corpo espiritual de um animal como em nós humanos, recebe continuamente o influxo energético do seu corpo mental. Como são seres muito simples, sua parte equivalente ao corpo mental tem um papel menos intenso devido à ausência de um pensamento contínuo.

Quando a eutanásia é indicada?

“Ela é indicada para casos em que o animal já esteja em estágio final, com a finalidade de aliviar o seu sofrimento; em algumas doenças incuráveis para as quais não há condição de tratamento; e em doenças infectocontagiosas.

Qual remédio para eutanásia de cães?

Embutramida, poderoso anestésico que paralisa o centro da respiração e o Cloridrato de tetracaína, um anestésico local que reduz a dor. Para eutanásia de animais domésticos, de maneira indolor e sem sofrimento. – 0,3 mL/kg, aplicando a dose de uma só vez, não muito rápida.

Como lidar com a decisão de eutanásia?

Este deve em primeiro lugar e em todos os casos: Informar o paciente sobre seu estado de 1. saúde e sua expectativa de vida, discutir com o paciente seu pedido de eutanásia e as medi- das terapêuticas que ainda possam ser con- sideradas, bem como a disponibilidade e as consequências dos cuidados paliativos.

O que acontece depois da morte de um animal?

Ao morrer, cada animal é classificado pelos espíritos superiores encarregados dessa missão. Enquanto aguarda breve retorno às lides terrenas, via reencarnação, é mantido em vida latente e sem contato com outras criaturas. Ao ser reconduzido à nova existência terrena, é colocado em habitat de sua respectiva espécie.

Quais são os benefícios da eutanásia?

Os argumentos principais a favor da eutanásia e/ou suicídio assistido são o alívio da dor e do sofrimento, considerados insuportáveis pelo paciente, e o respeito pela sua autonomia pessoal. Os principais argumentos contra são o da inviolabilidade da vida humana e o do risco de maus usos e abusos.

O que fazer para acabar com o sofrimento do cachorro?

Quando o tutor opta pela realização da eutanásia em cachorro, ao levar o peludo à clínica, será aplicada uma injeção intravenosa no pet. Essa medicação fará com que o animal durma profundamente e não sinta dor. É o mesmo procedimento que é realizado nas cirurgias: uma anestesia profunda.

O que o Chico Xavier fala sobre os cachorros?

“Os animais têm alma e valem pelos melhores amigos”, dizia Chico. Ele também afirmava que nós estamos para eles assim como os anjos estão para nós. Por isso, se esperamos que nossos guardiões espirituais nos auxiliem em nossa jornada evolutiva, também é certo que devemos o mesmo auxílio aos nossos amigos em evolução.

Qual a missão dos cães na Terra?

A principal missão espiritual dos cães tem tudo a ver com amor, já que é a de proteger e servir seus tutores e a humanidade como um todo. Ou seja, eles são seres sintonizados com energias elevadas, capazes de perceber e harmonizar o ambiente ao seu redor.

Como me comunicar com meu cachorro que morreu?

Uma das maneiras mais simples de se comunicar com um cachorro que morreu é através de lembranças e memórias. Reserve um tempo para relembrar os momentos felizes que vocês compartilharam juntos. Pense nas brincadeiras, nas caminhadas e nos momentos de carinho.

Artigo anterior
Para que serve passar óleo no umbigo?
Artigo seguinte
Quem tem gastrite pode tomar glutamina?