O que diz o Código de Ética de Enfermagem sobre a eutanásia?

Perguntado por: Patrícia Ariana Andrade Assunção Monteiro  |  Última atualização: 17. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

Conforme o Código de Ética de Enfermagem (2017), o art. 29 menciona que o profissional enfermeiro é proibido de promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente; o art. 74 refere a proibição de promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa, e o art.

Quais questões éticas estão envolvidas na eutanásia?

A eutanásia é, por excelência, um tema que concerne à bioética, haja vista que envolve questões relacionadas à liberdade de escolher a própria morte, a responsabilidade dos agentes, aos efeitos de uma decisão e aos valores, juízos e convicções morais do sujeito.

Qual deve ser a conduta do profissional de enfermagem em relação a prática da eutanásia?

O enfermeiro deve ser ciente do seu código de ética, o qual traz claramente em seu artigo nº 29, quanto às proibições: "Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente"(4).

O que é eutanásia na enfermagem?

A eutanásia é definida como a conduta pela qual se traz a um paciente em estado terminal, ou portador de enfermidade incurável que esteja em sofrimento constante, uma morte rápida e sem dor.

O que diz o Código de Ética de enfermagem nº 564 2017?

§ 1º O profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário.

E MEU PACIENTE PEDIU A EUTANÁSIA... O GRANDE DILEMA DA ENFERMAGEM

39 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 28 do Código de Ética da Enfermagem?

Art. 28 - Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação. Parágrafo único - Nos casos previstos em lei, o profissional deverá decidir, de acordo com a sua consciência, sobre a sua participação ou não no ato abortivo.

O que diz o artigo 22 dos direitos do Código de Ética de Enfermagem?

Art. 22 Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.

Quais são os 4 tipos de eutanásia?

A eutanásia pode ocorrer por dois meios: de forma voluntária, realizada pelo próprio paciente ou a pedido dele, ou de forma involuntária, quando é realizada por outrem com ou sem o consentimento do paciente.

Quais os três tipos de eutanásia?

Ela procura evitar (ou suavizar) o sofrimento da pessoa em estado terminal. Mas nesse caso não se antecipa o momento da morte. Nas três situações acima descritas (eutanásia ativa, morte assistida e ortotanásia) há antecipação do momento da morte.

Como a eutanásia é vista pela legislação brasileira?

No Brasil, por exemplo, a eutanásia é considerada crime. Porém, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM, resoluções n. 1.805/06 e n. 1.995/2012), permite-se a ortotanásia como forma de garantir mais autonomia para os sujeitos que se encontram na fase final de suas vidas.

Quais são os 4 princípios éticos da enfermagem?

Da análise, emergiu a seguinte categoria: Respeito aos princípios da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça ao cuidar do paciente na terminalidade.

Como podemos pensar na Ética numa situação de eutanásia?

O Código de Ética médica também veda a prática da eutanásia, embora determine que, no atendimento do paciente incurável e terminal, o médico deve oferecer todos os cuidados que lhe aliviem o sofrimento. É, portanto, um tema extremamente extenso e polêmico.

Quais são os princípios básicos para realizar a eutanásia?

Importante citar que, na eutanásia a morte é provocada pelo médico, com o consentimento do paciente, por ocasião de sofrimento físico ou psíquico incurável ou insuportável. Já no suicídio assistido, a morte dá-se nas mesmas circunstâncias, só que provocada pelo próprio paciente.

O que é eutanásia Bioetica?

“Eutanásia” significa causar óbito rápido e indolor ou não o evitar, visando aliviar o sofrimento do paciente quando a morte é entendida como melhor bem ou menor mal. “Clínica ampliada” diz respeito à expansão do objeto de interesse clínico, ocupando-se não apenas da doença, mas também e sobretudo do sujeito singular.

Qual a relação entre a Ética e a morte?

A ética e o cuidado ao paciente que tem como prognóstico a morte, mantêm uma estreita relação. Boff(1) ressalta que o cuidado é uma atitude de ética mínima e universal, capaz até de prolongar a duração de vida do ser cuidado.

Quais são os princípios da justiça em bioética eutanásia?

O princípio no qual se fundamenta a norma moral que condena a eutanásia é o mesmo que condena o aborto provocado e a pena de morte - a dignidade da vida do ser humano. O primeiro direito da pessoa humana é a sua vida. Ela tem outros bens que são preciosos, mas a vida é fundamental e é condição de todos os outros.

Qual é a lei da eutanásia?

O projeto de Lei nº 125/96 foi o primeiro projeto de lei sobre o assunto, no qual se propunha a legalização da eutanásia, quando atestada, por uma junta de cinco médicos, a inutilidade do sofrimento do doente, desde que requerida pelo paciente ou, estando este impossibilitado, por sua família.

O que é eutanásia exemplos?

A eutanásia pode também ser classificada em ativa e passiva. A eutanásia ativa é o ato de intervir de forma deliberada para terminar a vida da pessoa (por exemplo, injetando uma dose excessiva de sedativos). A eutanásia passiva consiste em não realizar ou interromper o tratamento necessário à sobrevivência do doente.

Como explicar eutanásia?

A eutanásia, originalmente definida como ''boa morte'', ou seja, uma morte sem dor ou sofrimento, tem como objetivo reduzir o tempo de vida de um paciente, através da orientação de um profissional da medicina.

Qual é o objetivo da eutanásia?

De origem grega (thánatos = morte), a palavra eutanásia no âmbito veterinário faz referência à morte sem sofrimento para um animal com uma patologia sem cura a fim de encerrar um ciclo de estresse e dores irreversíveis que afetam a vida, a saúde e o bem-estar do paciente.

Qual é a diferença entre eutanásia ativa e passiva?

Em relação à eutanásia, convém notar a diferença entre dois tipos básicos: a eutanásia ativa, na qual é administrada uma substância com o propósito de causar a morte, e a passiva, onde são retirados determinados recursos que mantinham a pessoa viva.

O que é a eutanásia ativa?

Concluindo: eutanásia ativa é o mesmo que causar a morte de um paciente terminal, a pedido dele, respeitando-se uma série de condições.

O que diz o artigo 1 do Código de Ética de Enfermagem?

Art. 1º Exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios pressupostos legais,éticos e dos direitos humanos.

O que diz o novo Código de Ética da Enfermagem?

Art. 2º - O profissional de Enfermagem participa, como integrante da sociedade, das ações que visem satisfazer às necessidades de saúde da população. Art. 3º - O profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza.

Qual é o novo Código de Ética da Enfermagem?

o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem passou corresponde a quinta reformulação, sendo publicado com a Resolução Cofen nº 564/2017 e traz mudanças na sua estrutura e redação, com inclusão de novas legislações.

Artigo anterior
Quem é artilheiro da Copinha 2022?
Artigo seguinte
Como saber o número do meu NIS do Bolsa Família?