O que diz a Resolução Cofen 358 2009?

Perguntado por: Gaspar Gomes  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (39 avaliações)

Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.

Como referenciar Resolução Cofen 358 2009?

Resolução Cofen nº 358/2009.

Brasilia, 2009. Disponível em:http://site.portalcofen.gov.br/node/4384. Acesso em 25 maio 2012.

O que diz a resolução do Cofen?

ALTERADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 610/2019

Ver Decisão Cofen nº 21/2024 – Reconhece a “História da Enfermagem” como Especialidade do Enfermeiro e a Insere na Área III, Ensino e Pesquisa, do Anexo da Resolução Cofen nº 581/2018.

Quantas fases o a Enfermeiro A deve executar na Saep Segundo a Resolução Cofen 358 2009?

Posteriormente, em 2009, o Cofen estabeleceu uma nova resolução que considera a SAE como método organizacional para a aplicação do Processo de Enfermagem (PE). O método atualmente é organizado em cinco etapas, que visam a fortalecer o julgamento e a tomada de decisão clínica assistencial do profissional de enfermagem.

Qual a resolução do Cofen que estabelece a consulta de enfermagem?

Dispõe sobre a implementação do Processo de Enfermagem em todo contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de enfermagem.

ETAPAS DO PROCESSO DE ENFERMAGEM (Resolução COFEN N° 358/2009)

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas do Processo de enfermagem de acordo com a Resolução 358 2009?

A) Coleta de dados e diagnóstico de enfermagem. B) Diagnóstico de enfermagem e prescrição das intervenções. C) Prescrição das intervenções e implementação. D) Planejamento da assistência e avaliação de enfermagem.

Qual a Lei que regulamenta a consulta de enfermagem privativa do enfermeiro?

LEI No 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986.

Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências.

Quais são os 3 pilares da SAE?

A resolução normativa apresenta a SAE a partir dos pilares Método, Pessoal e Instrumentos, os quais organizam o trabalho profissional, tornando possível a operacionalização do PE.

Quais são as 5 etapas da SAE?

5 etapas da SAE
  • 1- Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) Esse processo pode ser realizado com o auxílio de métodos e técnicas diferentes. ...
  • 2 – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  • 3- Planejamento de Enfermagem. ...
  • 4- Implementação. ...
  • 5- Avaliação de Enfermagem.

O que mudou na SAE 2024?

O termo Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) saiu, ficando somente Processo de Enfermagem (PE). Há uma diferença conceitual importante entre estes dois termos e era um erro a permanência de ambos na mesma Resolução. O termo Histórico de Enfermagem saiu, dando lugar a Avaliação de Enfermagem.

Qual a Lei que regulamenta a SAE?

Resolução COFEN nº 358/2009. Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem [Internet].

Quais são as leis do Cofen?

Legislação
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 286/2003 – REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 289/2004. ...
  • PARECER DE CÂMARA TÉCNICA Nº 32/2023/CTEP/COFEN. ...
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 95/1987 – REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 255/2001. ...
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 73/1982 – REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 233/2000.

Qual é o objetivo da SAE?

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é descrita como um método que busca a organização de informações, análise, interpretação e avaliação de dados. Tem como objetivo a redução das complicações que possam surgir durante o tratamento, fazendo com que seja facilitada a adaptação e recuperação do cliente.

Qual a diferença da SAE para o Processo de enfermagem?

Em outras palavras, é dizer que o Processo de Enfermagem é o método prático, ou seja, o meio pelo qual o cuidado de enfermagem seja sistematizado e a SAE é método teórico pelo qual orientará o Processo de Enfermagem.

O que significa a sigla SAE na enfermagem?

A sistematização da assistência de enfermagem é um instrumento científico que proporciona ao enfermeiro o planejamento e a sistematização de suas ações. Como método no processo de trabalho do enfermeiro, acarreta maior visibilidade de suas ações.

Onde se aplica a SAE?

Saiba que a SAE deve ser implementada em todos os locais em que são realizados os serviços de enfermagem, como:
  • Hospitais;
  • Ambulatórios;
  • Atenção básica;
  • Home care;
  • Saúde do trabalhador.

O que é SAE resumo?

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia que organiza toda a operacionalização do Processo de Enfermagem. A SAE planeja o trabalho da equipe e os instrumentos que serão utilizados, de acordo com o procedimento que será realizado.

Quais são os 4 tipos de diagnóstico de enfermagem?

Existem 4 principais tipos de diagnósticos de enfermagem especificados pela NANDA-I: diagnóstico com foco no problema, diagnóstico de risco, diagnóstico de promoção de saúde e síndrome.

Quais são os 5 diagnósticos de enfermagem?

Os cinco diagnósticos de enfermagem mais freqüentes foram: risco para infecção (30 casos); risco para dor (24 casos); comportamento para elevar nível de saúde (11 casos); medo (10 casos) e incontinência por pressão (5 casos).

Quais são as 6 etapas da SAE?

A SAE é um processo que organiza e sistematiza a prática da enfermagem em cinco etapas interconectadas, cada uma com um objetivo específico e crucial no atendimento ao paciente: Coleta de Dados ou Histórico de Enfermagem, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.

O que é o SAE e suas etapas?

Assim sendo, na SAE, o processo de enfermagem representa o caminho a ser percorrido para alcançar um resultado. Na prática atual, o PE vem sendo utilizado de acordo com as seguintes fases: coleta de dados ou histórico de enfermagem, diagnóstico, planejamento de cuidados, prescrição e evolução de enfermagem.

Em qual etapa da SAE O exame físico se encaixa?

O quarto capítulo – Primeira Etapa do Processo de Enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico) – discute a respeito da investigação para identificar problemas e necessidades do paciente e assim, determinar seu estado de saúde.

Quais procedimentos o enfermeiro não pode fazer?

O que é proibido ao técnico de enfermagem?
  1. Prescrever medicamentos;
  2. Prescrição de enfermagem;
  3. Realizar procedimentos invasivos que ultrapassem as competências do técnico, como punções arteriais, punções venosas centrais, traqueostomias, sonda vesical de demora, entre outros;

É vedado ao enfermeiro?

Recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica. Negar, omitir informações ou emitir falsas declarações sobre o exercício profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem.

Qual é a Lei do Código de Ética dos Profissionais de enfermagem?

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências.

Artigo anterior
Qual vai ser o preço do Nintendo Switch no Brasil?
Artigo seguinte
O que causa a mordida aberta?