O que diz a primeira lei de Newton?

Perguntado por: Erica Figueiredo de Vicente  |  Última atualização: 8. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

A primeira lei de Newton estabelece que, caso a força resultante sobre um objeto seja zero ( Σ F = 0 ‍ ), então esse objeto terá aceleração nula. Isso não necessariamente significa que o objeto está em repouso, mas significa que possui velocidade vetorial constante.

O que diz a 1 lei de Newton?

1ª Lei de Newton

A Primeira Lei de Newton é chamada de Lei da Inércia. Seu enunciado original encontra-se traduzido abaixo: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

Quanto a primeira lei de Newton é correto afirmar que?

1ª lei de Newton: lei da inércia

A primeira lei de Newton afirma que todo corpo apresenta a tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, caso a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula.

O que diz a segunda lei de Newton?

De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração obtida por um corpo é diretamente proporcional à força resultante aplicada sobre o corpo e também inversamente proporcional à massa (inércia) desse corpo.

O que é a Terceira Lei de Newton?

A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mas com sentido oposto.

Primeira Lei de Newton: Inércia - Brasil Escola

37 questões relacionadas encontradas

Quais são as três leis de Newton?

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

O que diz a 2 e 3 lei de Newton?

De acordo com a segunda lei de Newton, ao ser feita uma força sobre um corpo, ele adquire aceleração, e se o total de forças resultantes sobre um corpo é zero, ele está em repouso. De acordo com a terceira lei de Newton, ao ser feita uma força de ação sobre um corpo, ele responde com uma força de reação.

Qual é a importância das três leis de Newton?

As Leis de Newton constituem a base fundamental da Mecânica Clássica, também chamada de Mecânica Newtoniana, justamente por ter seus pilares nos estudos de Newton. Elas são os princípios usados para analisar o movimento dos corpos celestes, bem como dos corpos materiais.

Qual a segunda lei de Newton exemplos?

Exemplos da segunda lei de Newton

Por exemplo, quando empurramos um objeto, como podemos ver na imagem, fazemos força sobre ele a fim de movê-lo. Contudo, quanto mais massa tiver esse objeto, maior será a força empregada sobre ele. Pessoa movendo um grande tapete, empregando força sobre ele.

Como funciona a inércia?

Inércia é a propriedade de todo e qualquer corpo que faz com que ele permaneça parado ou em MRU, exceto se alguma força atua sobre ele. Inércia é a propriedade de todo e qualquer corpo associada à maior ou menor variação de velocidade quando alguma força atua sobre ele.

Quem fez a lei da inércia?

Porém, foi Isaac Newton que, com base nas idealizações de Galileu, formulou o Princípio da Inércia, que, em sua homenagem, conhecemos hoje como Primeira Lei de Newton.

O que diz a lei da gravidade?

Assim, a lei da gravidade de Newton diz que a força entre duas massas, e essa é a força gravitacional, é igual à constante gravitacional "G", vezes a massa do primeiro objeto, vezes a massa do segundo objeto, dividido pela distância entre os dois objetos ao quadrado.

Como se aplica a 3 lei de Newton?

A terceira lei de Newton trata sobre a relação entre a força de ação e de reação entre dois corpos. Ela determina que uma ação provoca uma reação, mas em sentido oposto. A força aplicada sobre a parede é a mesma que a parede aplica sobre a pessoa, mas em sentido oposto.

Como resumir as leis de Newton?

Resumo: leis de Newton

Os vetores força resultante e aceleração têm mesma direção e mesmo sentido. Para uma mesma massa, força resultante e aceleração são diretamente proporcionais. Para uma mesma força resultante, massa e aceleração são inversamente proporcionais.

Como as leis de Newton se aplicam no dia a dia?

Existem vários exemplos de aplicações da terceira lei de Newton em nosso cotidiano, estando alguns descritos abaixo: Quando fazemos uma força de ação sobre um objeto, ele faz uma força de reação contrária. Quando fazemos uma força de ação pressionando um botão, ele faz uma força de reação contra a nossa mão.

Quais as 7 leis da Física?

As 7 Leis que Regem o Universo: uma reflexão sobre os princípios esquecidos – por Elisson Gualtieri Ferreira
  • O Princípio do Mentalismo.
  • O Princípio da Vibração.
  • O Princípio da Polaridade.
  • O Princípio do Ritmo.
  • O Princípio de Causa e Efeito.
  • O Princípio do Gênero.

Onde a gravidade é zero?

Gravidade zero

Os objetos no espaço movimentam-se ao redor da Terra sob influência de sua gravidade, mas com uma velocidade horizontal que os concede a sensação de queda perpétua. Essa sensação é chamada de gravidade zero.

O que cria a gravidade?

Origem da gravidade

De acordo com a teoria da relatividade geral de Albert Einstein, a gravidade surge devido à curvatura do espaço-tempo. As equações da relatividade sugerem que a geometria do espaço-tempo é alterada quando na presença de objetos muito massivos, como planetas, estrelas e buracos negros.

O que é a lei da força?

Lei que explica a força resultante

“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.” A Segunda lei de Newton explica que força resultante aplicada a um corpo, é igual ao produto da massa da matéria pela aceleração adquirida.

Artigo anterior
O que usar com azul marinho?
Artigo seguinte
Que tipo de atestado A empresa deve aceitar?