O que diz a primeira lei da radioatividade?

Perguntado por: Melissa Marques Rodrigues  |  Última atualização: 26. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

A primeira lei da radioatividade diz que o átomo que emite uma partícula α transforma-se em outro átomo com número atômico menor em duas unidades e número de massa menor em quatro unidades. Ouça o texto abaixo! As emissões radioativas naturais são três: alfa (α), beta (β) e gama (γ).

Quais as 2 leis da radioatividade?

O texto Primeira lei da radioatividade ou primeira lei de Soddy mostrou a primeira lei geral que corresponde ao que ocorre quando um átomo de um elemento radioativo sofre um decaimento alfa. A segunda lei da radioatividade ou segunda lei de Soddy refere-se ao decaimento beta.

Qual o conceito da lei de Soddy?

Segundo essa lei, quando um átomo de um elemento emite uma partícula alfa – que é constituída de dois prótons e dois nêutrons (42α+2) – ele se transforma em outro elemento químico.

Qual e a teoria da radioatividade?

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.

Quais foram as leis formuladas por Soddy explique como essas leis foram importantes para a compreensão da radioatividade e da transmutação dos elementos químicos?

Soddy determinou exatamente o que ocorre quando um núcleo instável de um elemento radioativo emite uma partícula alfa, que é uma das três emissões radioativas naturais (as outras duas são as emissões beta e gama). Assim, ele elaborou a primeira lei da radioatividade, conhecida também como primeira lei de Soddy.

A PRIMEIRA LEI DA RADIOATIVIDADE - LEI DE SODDY - AULA 06

28 questões relacionadas encontradas

Quais as leis da radioatividade explique?

As leis da radioatividade são também conhecidas como leis de Soddy e Fajans. Elas são sobre o decaimento radioativo dos núcleos atômicos. O decaimento é um processo de desintegração parcial do núcleo atômico, sendo esta, segundo Ernest Rutherford, a razão para a radioatividade.

Qual é a diferença entre a primeira é a segunda lei da radioatividade Braily?

Resposta: E) A primeira lei da radioatividade aborda a emissão de radiação gama, enquanto a segunda lei aborda a emissão de partículas alfa.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Nesse caso, podemos citar o Astato e o Frâncio. Devido a sua larga utilização em usinas nucleares e tratamentos de câncer, os principais elementos radioativos são: Urânio-235, Cobalto-60, Estrôncio-90, Rádio-224 e Iodo-131 pois tendem a aparecer com maior frequência no nosso cotidiano.

Quais são os três tipos de radioatividade?

São três as emissões radioativas naturais:
  • Emissão alfa (α): Partículas formadas por dois prótons e dois nêutrons, do mesmo modo que o núcleo de um átomo de hélio. ...
  • Emissão beta (β): Partículas formadas por um elétron. ...
  • Emissão gama (γ): É uma radiação eletromagnética semelhante aos raios X.

Qual foi o primeiro elemento radioativo a ser descoberto?

O primeiro elemento químico radioativo a ser descoberto foi o urânio, pelos cientistas Antoine Henri Becquerel (1852-1908), Marie Sklodowska Curie (1867-1934) e Pierre Curie (1859-1906). A descoberta da radioatividade levou-os a ganhar o prêmio Nobel de Física, em 1903.

Qual e a diferença entre radiação e radioatividade?

Radiação é a emanação de qualquer onda eletromagnética, como por exemplo radiação ultravioleta, radiação infravermelha, radiação de raios-x. Radioatividade descreve uma substância ou um local onde há radiação causada pelo decaimento de elementos pesados como o urânio, o plutônio ou o rádio.

Qual e a função da radiação?

Para que serve

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Qual a função da radioatividade?

Instabilidade dos elementos químicos e radioatividade

Os átomos de alguns elementos químicos, como urânio, cobalto, rádio e iodo, são muito instáveis. Para aliviar essa instabilidade, emitem partículas do núcleo do átomo. Esse processo é conhecido como desintegração ou decaimento nuclear.

Quem foi que descobriu a radioatividade?

Quase todos já ouviram falar sobre a descoberta da radioatividade, que é um fenômeno pelo qual os núcleos atômicos sofrem transformações e emitem radiações, podendo, nesse processo, formar novos elementos químicos. Costuma-se dizer que esse fenômeno foi descoberto, acidentalmente, por Henri Becquerel, em 1896.

Por que um átomo emite radiação?

Os átomos radioativos estão sempre emitindo radiações para se tornarem mais estáveis, logo a radiação se define como a espécie emitida pelo núcleo.

Quais são os princípios da radioatividade?

A radioatividade ocorre de modo natural para alguns elementos e pode ser forçada a ocorrer em outros. Ela se manifesta por emissões alfa, beta ou gama. Os raios gama são altamente energéticos e possuem alto poder de penetração. As partículas alfa possuem carga positiva, maior massa e menor potencial de penetração.

Qual o tipo de radiação mais forte?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

Quais são os 28 elementos radioativos?

→ Elementos radioativos naturais
  • Polônio (84Po)
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Astato (85At)
  • Radônio (86Rn)
  • Frâncio (87Fr)
  • Rádio (88Ra)
  • Actínio (89Ac)
  • Tório (90Th)
  • Protactínio (91Pa)

O que e a radiação nuclear?

São radiações que partem do interior do núcleo de um átomo instável. O núcleo é instável quando o átomo apresenta, em média, 84 ou mais prótons em seu interior. As radiações nucleares são apenas três: alfa (α), beta (β) e gama (γ).

Qual e o elemento químico mais perigoso do mundo?

Chumbo – provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.

Qual o item mais radioativo do mundo?

Aqui tem vídeo explicando o que faz um elemento ser radioativo, mas hoje vamos conhecer o famoso “Pé de Elefante”, massa radioativa que foi criada a partir da explosão do reator da usina nuclear de Chernobyl. ⚠️ Na época, 2 minutos próximo ao objeto já era capaz de provocar a morte tamanha era a radiação. .

O que e a coisa mais radioativa do mundo?

O Pé de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.

Como saber se um elemento e radioativo?

São considerados elementos radioativos aqueles elementos que possuem, em sua estrutura, átomos com a capacidade de emitir as radiações alfa, beta e gama através dos seus respectivos núcleos. Em regra geral, os elementos radioativos são classificados desta maneira por apresentarem o número atômico maior ou igual a 84.

Por que a radiação e perigosa?

Ao alterar as moléculas no ambiente altamente organizado da célula, a radiação ionizante pode afetar e danificar células. Dependendo da magnitude da dose, órgãos expostos e tipos de radiação, o dano celular causado por radiação ionizante pode causar doença aguda, aumentar o risco de desenvolver câncer ou ambos.

Como e feita a contaminação radioativa?

A contaminação externa ocorre quando o material radioativo entra em contato com a pele, o cabelo ou as roupas de uma pessoa. A contaminação interna pode ocorrer quando o material radioativo é engolido ou inalado.

Artigo anterior
São Paulo pega quem na Copinha?
Artigo seguinte
O que é classificação é reclassificação?