O que diz a nova lei de terceirização?

Perguntado por: Íris Lourenço  |  Última atualização: 19. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

A nova lei de terceirização continua prevendo que os empregados da empresa prestadora de serviço não possuam vínculo empregatício com a contratante. Dessa forma, quem será responsável pela contratação, remuneração e gerência dos trabalhadores é a contratada.

O que muda com a nova Lei da Terceirização?

Embora exista uma diferença entre os dois tipos de atividades, uma das maiores mudanças que a nova lei trouxe é o fato de não ser mais necessário distinguir os tipos de atividades terceirizadas. Agora, por exemplo, é possível que uma empresa de tecnologia terceirize, com segurança jurídica, profissionais da área de TI.

Qual é a regra para a terceirização no Brasil hoje?

A lei estabelece que é possível, atualmente, terceirizar tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim. Isso, então, não gera um risco à empresa. Contudo, não dispensa cuidados. Esses cuidados se referem à idoneidade da empresa que atua como intermediadora.

Quais são as novas regras da Lei da Terceirização trabalhista lei nº 13.429 2017?

A Lei nº 13.429/2017 permite a terceirização ilimitada, irrestrita, sem qualquer regulamentação, ou seja, em todas as atividades da empresa, da mesma forma como preconizava o projeto que tramitava no Senado Federal.

O que diz a CLT sobre a terceirização?

5º-A da Lei 6.019/1974, com redação dada pela Lei 13.467/2017). Portanto, reitera-se a previsão de que a contratante (tomadora) pode terceirizar quaisquer de suas atividades, inclusive a sua atividade principal, perdendo relevância a diferenciação entre atividades-fim e atividades-meio.

Nova Lei da Terceirização - O que mudou? - Meu Direito

22 questões relacionadas encontradas

Quantas horas um terceirizado pode trabalhar?

– Terceirizados têm jornadas de trabalho definidas

Seja no regime normal (44 horas semanais) ou parcial de tempo (26 horas semanais), os trabalhadores terceirizados também precisam registrar o ponto, sob a responsabilidade da prestadora.

Quais foram as principais mudanças para o trabalhador terceirizado após a aprovação da Lei 13467 2017 da nova Reforma Trabalhista?

Após a entrada em vigor da lei 13.467/17, a participação do sindicato tornou-se desnecessária. Agora, o empregador pode formalizar o banco de horas por meio de acordo individual com o empregado. A compensação, nestes casos, deve se dar em até 6 meses.

O que o funcionário terceirizado não tem direito?

Outros direitos não obrigatórios por lei, eventualmente fornecidos pelos empregadores aos seus funcionários, como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.

Quais são os serviços que não podem ser terceirizados?

Além disso, não é possível terceirizar, em empresas públicas, atividades que envolvam a tomada de decisões, bem como a coordenação e supervisão, o controle de órgãos, planejamento e demais atividades que são consideradas estratégicas.

O que é terceirização e quais situações são permitidas?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Por que a terceirização é ruim para o trabalhador?

Os críticos, por outro lado, afirmam que isso transferiria direitos para empresas menos qualificadas economicamente e haveria, portanto, maiores riscos de não pagamentos de salários e encargos, intensificando o processo de diminuição dos direitos dos trabalhadores.

Como a terceirização precariza o trabalho?

Para além de uma prática administrativa e empresarial, a terceirização causa diversos prejuízos aos trabalhadores, como a precarização do ambiente de trabalho, a dificuldade de construção de uma identidade coletiva e ataques à dignidade dos obreiros.

Quais cargos podem ser terceirizados?

Nesse sentido, conheça agora alguns cenários de terceirização que podem ser vantajosos às empresas contratantes:
  • Limpeza. A limpeza, como atividade-meio, já era uma atividade constantemente terceirizada pelas empresas. ...
  • Serviços administrativos. ...
  • Transporte. ...
  • Segurança. ...
  • Serviços de atividade-fim.

Sou terceirizado posso ser efetivado?

Responsabilização efetiva

Contratar um funcionário terceirizado permite que eles sejam responsabilizados efetivamente caso eles não cumpram os requisitos e exigências da empresa. Isso garante que eles entreguem um trabalho de alta qualidade e que eles mantenham o alto padrão de serviço e produtividade.

Sou terceirizado posso processar a empresa?

Por maioria, o TST decidiu que empregados terceirizados não podem processar apenas uma das empresas contratantes caso recorram à Justiça trabalhista em ação sobre terceirização de atividade-fim.

O que muda com a Reforma Trabalhista para o empregador?

Assim, a partir da reforma trabalhista criada pela lei nº 13.467, os empregadores possuem mais liberdade para negociar as condições de trabalho com o empregado. Outro ponto é que as empresas têm mais segurança para aplicar as normas coletivas, tendo em vista que agora elas se sobrepõem às regras da CLT.

Qual a diferença entre terceirização e prestação de serviços?

O prestador de serviço, apenas ficará “alocado” no cliente para a execução das suas atividades. A terceirização ocorre, principalmente, com atividades que não fazem parte do escopo da empresa, como por exemplo, limpeza e segurança.

Como funciona a terceirização de uma empresa?

Terceirização do trabalho é o processo no qual uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço, em vez de contratar os funcionários individualmente. Quando se terceiriza um trabalho, portanto, é estabelecida a chamada relação B2B, ou business to business (empresa para empresa).

Quando a empresa terceirizada não paga quem paga?

No caso de inadimplência da terceirizada, a Empresa Contratante é Responsável. Infelizmente é comum que empresas de construção civil, sejam terceirizadas, contratem funcionários, e após a obra (ou mesmo antes de acabar) baixam as portas e não arcam com os direitos trabalhistas de seus funcionários.

Quanto é o salário de um terceirizado?

Qual é o salário de Terceirizado? O salário médio nacional de Terceirizado é de R$1.850 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Terceirizado na sua região. As estimativas de salários têm como base os 24 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Terceirizado.

Quem paga o salário do funcionário terceirizado?

A empresa contratante (tomadora de serviços) celebra um contrato de prestação de serviços terceirizados e paga à empresa terceirizada pelos serviços prestados, e esta, por sua vez, é responsável por remunerar seus empregados.

De quem é a responsabilidade do empregado terceirizado?

O trabalhador, por sua vez, tem um vínculo empregatício com a companhia que o contratou, e não com você. Isso significa que você pagará mensalmente o valor acordado entre o seu negócio e a outra companhia, pois o salário do trabalhador terceirizado é de responsabilidade da empresa que o admitiu, e não sua.

Quais são as novas regras trabalhistas?

No mês de julho foi publicada a Lei 14.611/2023, que trata sobre a igualdade salarial entre homens e mulheres e tem por objetivo coibir práticas discriminatórias nas empresas.

Qual é a CLT mais atualizada?

2020, 1ª edição, 2ª edição.

Quais as novas alterações que estão sendo discutidas atualmente?

No decorrer de 2023 a reforma trouxe algumas mudanças concretas, como os profissionais poderem cumprir até 48 horas semanais de trabalho, com quatro delas sendo horas extras. O limite de tempo que um estudante pode estagiar no mesmo local de trabalho por contrato foi estendido para até 3 anos.

Artigo anterior
Como alterar a jornada de trabalho?
Artigo seguinte
O que é 25% de 100?