O que diz a norma NBR 14039?

Perguntado por: Rafael Abreu  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

A NBR 14039 abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. Esta norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kv a 36,2 kv, à frequência industrial, de modo a manter a segurança e continuidade do serviço.

Onde se aplica a norma NBR 14039?

1.2 Esta Norma aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta Norma também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.

Qual o requisito de proteção citado na NBR 14039 para subestações unitárias com capacidade instalada maior que 300 kVA?

Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

O que fala a NBR?

NBR é a abreviação de Norma Brasileira. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.

O que diz a norma 5410?

A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).

NBR 14039 - Parte 1

25 questões relacionadas encontradas

Qual a NBR 5410 mais atual?

O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.

O que é a ABNT NBR 5.419 2015?

A NBR 5419:2015 traz quatro cadernos e mais de trezentas páginas, fruto da compilação de várias normas relacionadas ao assunto proteção contra descargas atmosféricas e proteção de ambientes e equipamentos contra os efeitos diretos e indiretos dos raios.

O que são as normas NBR?

As NBR são como normas técnicas e possuem inúmeras aplicações para padronização de documentos, processos produtivos e procedimentos de gestão. São estabelecidas de acordo com um consenso entre pesquisadores e profissionais da área e aprovada por um organismo nacional ou internacional, no caso do Brasil, a ABNT.

Qual a importância da NBR?

As NBR servem para estabelecer um padrão de qualidade para todos os processos da construção civil. Essas normas minimizam as falhas no processo produtivo, bem como acidentes de trabalho, contaminação do meio ambiente e poluição, além de reduzir prejuízos e auxiliar no aprimoramento da produtividade dos projetos.

Quais as normas da NBR?

Tipos de NBR
  • Normas de sistemas de gestão de qualidade.
  • Padronização de procedimentos operacionais.
  • Normas de acessibilidades.
  • Gestão ambiental.
  • Segurança ocupacional.
  • Construção, acústica e engenharia.
  • Sistemas de armazenamento de dados e de informação.
  • Métodos de medição.

O que é o aterramento de proteção?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

O que é considerado baixa média e alta tensão?

O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).

Qual é a norma técnica brasileira que se aplica às instalações elétricas de alta tensão?

A norma para ser seguida em sistemas elétrico onde há a necessidade de média tensão é a NBR 14039. Ela atualizou a antiga norma NB 79 – Execução de instalações elétricas de alta tensão, confira mais sobre a NBR e suas exigências.

Em que se aplica a NBR 5410?

A norma foi criada com a função de garantir qualidade nas instalações, não oferecendo riscos para trabalhadores e animais, trazendo uniformidade entre instalações e sistemas elétricos. Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Onde encontrar NBR?

Norma NBR 6023 para referências – https://guiadamonografia.com.br/download-abnt-nbr-6023-para-referencias/ a página leva você para consultar e baixar a norma 6023 da ABNT na íntegra que regula as referências bibliográficas. É um ponto importante do seu trabalho, que deve ser formatado exatamente como ditam as regras.

Qual é o profissional que pode organizar a parte técnica do Prontuário de instalações elétricas?

O PIE, ou Prontuário das Instalações Elétricas conforme NR10 é um conjunto de documentos técnicos desenvolvido e mantido por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) junto com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que possui o objetivo de garantir a segurança das empresas e seus ...

Qual a importância da norma ABNT NBR 15.575 2013?

A ABNT NBR 15.575:2013 foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas com o objetivo de definir quantitativamente requisitos de desempenho para os diversos sistemas envolvidos nas edificações habitacionais. Ela vem para atender aos parâmetros mínimos determinados para as necessidades do usuário.

Qual a importância da NBR 15.575 a cerca do desempenho acústico nas novas construções de baixa renda?

Além de oferecer conforto ao cliente final, a conformidade com a NBR 15575 garante maior durabilidade do imóvel, uma vez que as características acústicas são mantidas por mais tempo; contribui para aumentar a credibilidade depositada na construtoras e, consequentemente, traz um diferencial competitivo no mercado ...

O que significa NR e qual seu objetivo?

As normas regulamentadoras (NRs) foram criadas para proteger os funcionários durante o expediente de trabalho e devem ser aplicadas por todas as empresas do Brasil. Neste contexto, é papel da medicina ocupacional orientar empregadores e empregados a fim de garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.

O que é NBR na construção civil?

As NBRs da construção civil foram desenvolvidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e são uma forma de organizar, monitorar e controlar todo processo da obra e a conformidade dos materiais utilizados na construção.

Quais são as diferenças entre uma NR é uma NBR?

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm é sobre a diferença entre a NR e NBR. As NRs são feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e têm o objetivo de regulamentar e detalhar pontos sobre saúde e segurança, presentes na CLT e em outras leis trabalhistas. Já as NBRs são feitas por instituições particulares.

O que significam as siglas NBR e ISO que instituições estão por trás dessas siglas e qual o papel exercido por elas?

As NBR ISO são normas brasileiras correspondentes ao ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional para Padronização), a organização responsável por criar padronizações com validade internacional.

Qual a NBR 5.419 mais atual?

Uma novidade trará mudanças aos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas no decorrer de 2014: será publicada a nova edição da norma ABNT NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. “A norma atual tem em torno de 45 páginas, já a nova chegará a 400.

O que mudou com a norma 5.419 2015?

Com relação aos métodos de proteção, não houve grandes alterações, e continuam a valer o Método dos Ângulos (Franklin), o Modelo Eletrogeométrico e Método das Malhas. As maiores mudanças ocorreram no Método dos Ângulos com o aumento significativo do alcance de pequenos captores, particularmente até 2 metros.

Qual a NBR aborda sobre a proteção contra descargas atmosféricas?

No Brasil, a norma que rege a proteção contra descargas atmosféricas é a ABNT NBR 5419 (2015), a qual divide-se em 4 partes, sendo as subdivisões demonstradas na Figura 1.

Artigo anterior
Qual é o valor posicional do algarismo 25?
Artigo seguinte
Quantos quilos perde com Herbalife?