Quais as 3 funções básicas de um multímetro?

Perguntado por: Camila Ariana Reis  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (22 avaliações)

O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro.

Quais as principais partes do multímetro?

Um multímetro possui três partes principais:
  • Display (Visor)
  • Botão de Seleção (Chave Seletora)
  • Bornes onde são conectadas as Pontas de Prova (Ponteiras)

Qual a função do multímetro analógico?

O multímetro analógico é um dispositivo um pouco mais antigo, entretanto, consegue executar a função de medir as grandezas elétricas com eficiência. O multímetro analógico tem o seu mostrador com várias marcações graduadas.

Quais são os principais testes utilizados com o multímetro?

O que é multímetro?
  • O multímetro é um aparelho capaz de medir a tensão, resistência elétrica, corrente contínua ou alternada, por exemplo.
  • Através dele também é possível conhecer diversas grandezas elétricas, como temperatura, capacitância e frequência de sinais alternados.

O que podemos medir com multímetro?

O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro. ... A definição sobre qual medição será realizada, acontece por uma chave rotativa que seleciona a função a ser realizada.

3 funções básicas de um multimetro.

33 questões relacionadas encontradas

Quais as duas principais funções de um multímetro?

Multímetro: 5 Funções Essenciais
  • Afinal, o que é um Multímetro?
  • Medição de Tensão.
  • Teste de Continuidade.
  • Teste de Resistência Elétrica.
  • Corrente Elétrica.
  • Capacitância.

Como funciona voltímetro analógico?

Um voltímetro analógico move um ponteiro através de uma escala em proporção à tensão do circuito; um voltímetro digital fornece uma exibição numérica. Qualquer medida que possa ser convertida em tensão pode ser exibida em um medidor que esteja calibrado corretamente; tais medições incluem pressão, temperatura e fluxo.

Quais os tipos de multímetro?

Tipos de multímetro
  • Atualmente, existem dois tipos de multímetros encontrados no mercado: multímetros analógicos e multímetros digitais. ...
  • Entre os multímetros digitais, há ainda uma diferença no tipo de visor, que pode ser de LED ou LCD.

Como usar as ponteiras do multímetro?

A ponta de prova preta deve ser ligada sempre ao borne COM (Terra/Negativo) e a ponta de prova vermelha deve ser ligada ao borne do meio.. A ponta de prova vermelha deve ser ligada sempre ao borne do meio, exceto quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 mili-ampéres.

Quais são as quatro grandezas elétricas?

As grandezas fundamentais em eletricidade são a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica e a potência elétrica. Essas grandezas sempre estão presentes em qualquer circuito elétrico e não podem ser dissociadas.

Qual a posição dos cabos do multímetro?

Todo multímetro precisa de duas pontas de provas para fazer as medições da tensão, corrente, resistência, continuidade e as outras grandezas com as quais o multímetro trabalha! São dispostas sempre uma ponta de prova preta e outra ponta de prova vermelha.

Qual ponta de prova e conectado no borne V ohms mA?

Existem 3 bornes no seu instrumento: • COM: Terminal comum ou negativo (no caso de medida que tenha polaridade). Borne indicado por V/Ohms/mA – nele deve estar conectada a ponta de prova vermelha para a medição de tensão (contínua ou alternada), resistência e corrente na ordem de miliamperes.

O que são ponteiras ou pontas de prova?

Uma Ponta de Prova para Osciloscópio é um dispositivo que faz uma conexão física e elétrica entre um ponto de teste ou fonte de sinal em um osciloscópio. ... Essencialmente, uma ponteira de osciloscópio é um dispositivo ou rede que conecta a fonte de sinal à entrada do seu osciloscópio.

Quais os tipos de multímetros e qual a diferença entre eles?

Você deve usar as funções de tensão para medir corretamente. Seja em corrente contínua ou corrente alternada. Os dois tipos são medidos de forma semelhantes, porém, enquanto o primeiro é a maneira como você recebe energia de aparelhos, a segunda é proveniente de pilhas e baterias.

O que é um multímetro digital?

Um multímetro digital é uma ferramenta de teste utilizada para medir dois ou mais valores elétricos, principalmente, tensão (volts), corrente (amperes) e resistência (ohms). É a ferramenta de diagnóstico padrão para técnicos em ambientes industriais elétricos/eletrónicos.

Qual a diferença entre multímetros?

Principais diferenças entre os multímetros analógicos e digitais. No geral, a grande diferença entre ambos os multímetros está na forma como cada um faz a leitura. O multímetro analógico possui um imã permanente sobre o qual está fixada a bobina móvel, onde o ponteiro é montado.

Como funciona um voltímetro digital?

Um Voltímetro Digital é um instrumento de medição que serve para mensurar ganho ou perda de tensão entre dois pontos de um circuito elétrico, para isso, o dispositivo possui duas extremidades que devem ser conectadas o mais perto possível da fonte de alimentação. ...

Como funciona o voltímetro digital?

O mostrador analógico ou display digital exibe a medição de tensão. Um voltímetro digital tipicamente consiste de um conversor analógico-digital (A / D) com um visor digital. O sinal analógico é convertido em um código digital proporcional à intensidade do sinal.

Como entender um voltímetro?

Divida o número dos pontos da agulha pela resposta para obter a tensão real. Por exemplo, se o voltímetro estiver definido para 10 V, mas você está lendo uma escala 50V, calcule 50 ÷ 10 = 5.

Quais as funções do voltímetro?

Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada.

O que é uma ponta de prova do osciloscópio 10 1?

Muitas pontas de prova são chamadas de pontas de prova “10X”, significando que o sinal aplicado ao osciloscópio é 1/10º da amplitude do sinal de entrada real. É, portanto, importante que o osciloscópio saiba a atenuação da ponta de prova e a leve em conta em suas medições.

Para que serve a atenuação da ponta de prova?

Taxas de atenuação baixas significam que você verá menos ruído no osciloscópio, mas terá mais carga no sistema distorcendo seu sinal. Nenhuma ponta de prova é capaz de reproduzir perfeitamente seu sinal porque, quando você conecta a ponta de prova em um circuito, ela se torna parte desse circuito.

O que são as pontas de prova ou ponteiras de um multímetro qual is a S diferença s entre elas?

A ponta de prova preta, normalmente, é ligada ao borne COM (Terra/Negativo) e a ponta de prova vermelha deve ser ligada ao borne do meio. A ponta de prova vermelha, por sua vez, deve ser ligada sempre ao borne do meio, exceto quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 miliampères.

Qual escala do multímetro para medir Ohms?

Ligue o multímetro e selecione a melhor amplitude para testes. A resistência de determinado componente pode ir de ohms (1 ohm) a megaohms (1.000.000 ohms). Para obter uma leitura precisa da resistência, você deve colocar o multímetro na amplitude apropriada ao componente em questão.

Artigo anterior
Por que algumas vezes vejo flashes de luzes?
Artigo seguinte
Quem trabalha 6 meses tem direito ao décimo terceiro?